UBS do Residencial Anhambi promove a conscientização sobre o aleitamento materno

Por Polliana Martins

5 de setembro de 2019

Por Polliana Martins

5 de setembro de 2019


Foto: Arquivo/SMS

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o aleitamento materno é considerado um dos melhores investimentos para salvar vidas e melhorar a saúde e o desenvolvimento social e econômico de indivíduos e nações porque é a maneira ideal de fornecer às crianças os nutrientes que elas necessitam para crescerem de forma saudável. Por isso, em Aparecida de Goiânia, dentre as inúmeras atividades rotineiras e comemorativas de promoção do aleitamento materno, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Residencial Anhambi, no último dia 26, o evento “Agosto Dourado: Cuidar e Amamentar, Um Ato de Amor” mobilizou profissionais para conscientizar e orientar gestantes, mães, pais e avós sobre o tema.

A iniciativa foi idealizada pela enfermeira Leilane Menezes e realizada com a dedicação de todos os 47 servidores da UBS e profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) em apoio ao Agosto Dourado, campanha nacional lançada em 2017 pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e que incentiva e valoriza ações de apoio à amamentação. “Nossa foco principal foi a conscientização de todos os envolvidos dentro do processo de cuidados com o bebê. Tratamos de temas como a importância de amamentar, a introdução alimentar, os mitos sobre a amamentação, cuidados básicos e primeiros socorros, homeopatia, massagens terapêuticas e Shantala (massagem indiana que auxilia no relaxamento do bebê e reforça o vínculo entre pais e filhos)”, relata o diretor administrativo da UBS, João Pedro Batista de Oliveira.

Aproximação com a comunidade

O diretor descreve que as ações foram detalhadamente planejadas previamente com a distribuição dos usuários em oficinas temáticas, o que proporcionou maior interação entre as pessoas e tempo suficiente para sanar dúvidas e reforçar dicas e práticas exitosas. “Aproveitamos o Agosto Dourado para ajudar essas famílias, tínhamos notado as dificuldades enfrentadas, principalmente, pelas mães mais jovens durante os acompanhamentos que fazemos da gestação delas. Acreditamos piamente que a aproximação da comunidade com os trabalhadores das UBSs traz resultados excelentes para um futuro próximo e também para a construção de uma sociedade mais informada, saudável e consciente”, conclui.

Mães recebem orientação sobre aleitamento materno: mais saúde para os bebês

Leite materno: alimento completo

Ainda de acordo com João Pedro, as enfermeiras da UBS enfatizaram, nas orientações das rodas de conversas do evento, que o aleitamento materno fortalece o vínculo entre mãe e filho garantindo à criança imunidade contra diversas doenças encontradas na adolescência. Elas foram categóricas ao dizer que o leite materno é o único alimento necessário para a criança até os seis meses de idade por ser completo e rico em todos os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento dos pequeninos com o ganho adequado do peso.

Apoio familiar e social às mães

Para a presidenta da SBP, Luciana Rodrigues Silva, também “cabe ao pediatra tirar dúvidas, incentivar a mãe, estimular a participação do pai – da consulta pré-natal às consultas de rotina – e apoiar a família com informação, orientação e cuidado. É importante para os familiares e indispensável para o bebê.” Em 2019, a mobilização do Agosto Dourado visa conscientizar pais e demais responsáveis sobre seu papel no apoio à prática do aleitamento materno para criar um ambiente que permita à mãe manter a amamentação como fonte exclusiva de nutrição nos primeiros seis meses de vida e como fonte complementar até os dois anos de idade.

Nesse sentido, o secretário de Saúde Alessandro Magalhães conclama o pai e os familiares de cada bebê a se envolverem nos cuidados com os pequeninos: “O pai deve estar ciente dos limites da mãe e da influência do estresse nos hormônios dela e na produção do leite. Os familiares e demais envolvidos na atenção ao bebê, inclusive os profissionais da Saúde, precisam construir uma rede de apoio para que a mãe se sinta segura e confortável para amamentar. Esse é um momento especial que requer prudência, responsabilidade, zelo e ternura para que tudo corra bem”.

UBS Anhambi

Situada na rua A-2, APM 3, no Residencial Anhambi, a UBS foi inaugurada em 2016 e funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 17H. Ela conta com ambientes amplos, equipes de Saúde da Familia, consultório multiprofissional, salas de inalação e acolhimento para pacientes sem agendamento, local para procedimentos e observação, farmácia e três consultórios médicos, bem como salas de curativo, odontologia, vacinas e banheiros adaptados. A unidade tem capacidade para realizar mais de 8 mil atendimentos mensais e abrange bairros como o Residencial Anhambi, os Jardins Tiradentes e Jardim Cascata, dentre outros próximos.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)