UBS dos bairros Jardim dos Ipês, Caraíbas e Bandeirantes são entregues totalmente reformadas e modernizadas

Por Frederico Noleto e Daniela Ribeiro

25 de junho de 2020

Por Frederico Noleto e Daniela Ribeiro

25 de junho de 2020


Foto: Wigor Vieira

Segue em ritmo acelerado a agenda de inaugurações de obras e entrega de benefícios para a população aparecidense. Seguindo as recomendações das autoridades de saúde para evitar aglomeração de pessoas num mesmo ambiente, o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, inaugurou, nesta quinta-feira, 25, por videoconferência, a reforma das Unidades Básicas dos bairros Jardim Bandeirantes, Residencial Caraíbas e Jardim dos Ipês. O investimento, cerca de R$ 500 mil, foi realizado com recursos do Governo Federal.

“Eu sei a importância deste tipo de obra para a vida das pessoas e se não fosse este problema tão grave que o mundo inteiro e nossa cidade está enfrentando, da pandemia, meu desejo natural seria de estar próximo das pessoas destes três bairros para cumprimentá-las por mais esta conquista. Inclusive várias outras unidades estão sendo reformadas neste processo de modernização da estrutura e dos serviços de Saúde no município” –pontua o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães

A reforma das unidades consiste na troca de todo o piso, instalação de novos pisos cerâmicos; novo telhado (rufos e calhas); pintura e adequação da identidade visual; instalação de revestimento cerâmico em toda área molhada; bate-macas nos corredores; acessibilidade nos banheiros e de todo o prédio (rampas degraus e comunicação tátil, afim de atender a norma técnica – NBR 9050),

Foi feita também a troca e reforma de esquadrias; central de gás GLP, atendendo às normas do Corpo de Bombeiros; troca de luminárias por lâmpadas de Led; construção de estacionamento com vagas internas para servidores e portadores de necessidades especiais; troca de mobiliário e informatização de toda a unidade e calçamento público e banheiro acessível que atenderá ao consultório de enfermagem, de acordo com as normas da ANVISA. Além da instalação de sistema de captação de energia solar (unidades Caraíbas e Bandeirantes).

“As unidades estão entre as mais antigas que foram entregues à população. Com o passar do tempo elas naturalmente acabam necessitando de manutenção. Nossa intenção é reformar todas as unidades de Saúde do município para deixá-las cada vez mais confortáveis aos usuários e também aos trabalhadores que nelas atuam. E estamos reformando sem a necessidade de fechar as unidades, elas seguem atendendo normalmente durante o período de obras. Mas o resultado final está excelente. Com certeza valeu a pena esperar” – disse o secretário.

“Agradeço em nome de todos os trabalhadores da unidade, tanto pela estrutura quanto pelo mobiliário, que é ergométrico. São tecnologia que vão ajudar muito. É um tipo de investimento que valoriza os profissionais e com certeza reflete no atendimento aos usuários. Aparecida tem crescido em todos os cantos neste momento tão difícil, tenho orgulho de ser moradora e servidora do município” – revela a gestora da UBS Caraíbas, Magda Socorro Barboza.

Após ter confirmação positiva do teste da Covid-19, o vereador Maxinho do Madre Germana ressaltou a importância dos cuidados e a inovação com as inaugurações virtuais. “Estou aqui no isolamento, eu e toda a minha família. Minha região virou um canteiro de obras. São praças, UBS, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), ginásio de esportes. Somos um bairro humilde e carente. Nunca tivemos um escritório odontológico e agora, temos. A cidade toda tem ganhado muito” – conta o vereador.

O vereador Gilsão Meu Povo aproveitou a oportunidade para dizer que é muito gratificante saber que a região em que mora está bem cuidada. “Não apenas a UBS, mas também as escolas e tivemos ainda nesta gestão a chegada do asfalto. Estou muito feliz de fazer parte de um governo que vem fazendo toda a diferença em Goiás e no Brasil no enfrentamento ao covid-19” – afirmou o vereador Gilsão Meu Povo (MDB).

Consultório da UBS Jardim dos Ipês. Foto Wigor Vieira

A gestora da UBS Jardim dos Ipês, Maria Cirene Santiago de Oliveira, agradeceu ao secretário Alessandro Magalhães pela obra. “Nossa UBS recebeu uma cara nova e está linda. A população com certeza é muita grata por tudo o que vem fazendo pela saúde de Aparecida” – conta. “O pessoal ficou muito satisfeito. Agradecemos essa reforma maravilhosa. Ficou tudo muito bonito. Estão todos admirados e comentando. Esse tipo de obra eleva o seu nome prefeito. Pedimos a Deus toda proteção a você” – completa Nilza Aparecida de Souza, gestora da UBS Bandeirantes.

Combate à Covid-19

Durante a solenidade virtual, o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, explanou todas as ações tomadas para conter o avanço do novo coronavírus em Aparecida. “Desde o início da Pandemia no Brasil nossa equipe esta atuando firme para proteger e cuidar da nossa população. Quero aqui dizer que é preocupante a situação e devemos todos estar em alerta. E aproveito para cumprimentar a todos os trabalhadores da Saúde que atuam diretamente com a população. Vocês têm realizado um papel primordial neste momento”, salientou.

O secretário pontuou ainda que a média de casos diários só tem aumentado. “Estamos tendo entre 70 e 100 casos por dia. Apenas ontem foram 150 novos casos. Peço ajuda dos vereadores para conscientizar os moradores em seus bairros para a importância de se protegerem e de protegerem suas famílias. E estendo minha solidariedade aos parlamentares Arnaldo Leite (MDB) e Leandro da Pamonharia (PV) e a as 2.020 pessoas contaminadas e com as famílias das 32 pessoas que perderam a vida para esta doença”.

O secretário de Saúde, Alessandro Magalhães ainda explanou que o poder público tem aumentado o numero de leitos de UTIs e enfermarias para o tratamento dos pacientes contaminados. “Estamos tomando todas as medidas e fazendo os investimentos necessários. Hoje temos 123 leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19. Recebemos recursos federais por meio de senadores e deputados e queremos comprar mais ventiladores mecânicos para ampliar ainda mais o número de leitos e assim poder tratar a todos os contaminados que apresentarem sintomas graves”.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)