UBS Garavelo Park abrirá amanhã, sábado, para atendimentos preferencialmente masculinos

Por Polliana Martins

28 de fevereiro de 2020

Por Polliana Martins

28 de fevereiro de 2020

Foto: Wigor Vieira

Amanhã, sábado, 29, pela segunda vez neste ano, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Residencial Garavelo Park, localizada na Rua 36-E, Qd. 106, APM-1C, funcionará das 8h às 17h para atendimentos preferencialmente masculinos. Serão oferecidas 90 consultas previamente agendadas, testes rápidos, entrega de medicamentos, atendimento psicológico com profissional do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf), atualização do cartão vacinal para homens de todas as idades e atendimento odontológico de demanda espontânea (sem necessidade de marcar antes) no trailer que estará estacionado no pátio da UBS.

“Nossas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e do teleagendamento de consultas (0800-646-1590) já estão agendando com os 90 pacientes que serão consultados. São homens que terão a oportunidade de cuidar da saúde num sábado, com mais rapidez e tranquilidade. Além do pessoal da UBS e dos gestores que acompanharão os trabalhos, 4 médicos atenderão no sábado, e, caso seja necessário, já serão emitidos os pedidos de exames (chequinhos) e feitos os devidos encaminhamentos”, informa o secretário Alessandro Magalhães.

Cultura de prevenção de doenças

A iniciativa faz parte de uma parceria inédita entre a Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) e o Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Goiás (UFG) para aprimorar a atenção prestada à população masculina no município e difundir a cultura de prevenção de doenças. O acordo foi iniciado em 9 de novembro do ano passado durante o lançamento do Centro de Referência em Saúde do Homem, unidade pioneira no Estado de Goiás e localizada no Centro de Diagnósticos e Especialidades (Jardim Boa Esperança).

Atendimento ágil e humanizado

No último 25 de janeiro,  primeiro sábado de 2020 no qual a UBS Garavelo Park abriu, a equipe da unidade cuidou das atividades com foco no planejamento, na agilidade e no acolhimento humanizado aos usuários. Estavam lá as técnicas de enfermagem Aline Rodrigues e Luciene Ramos, a enfermeira Clenivalda Aparecida, os servidores administrativos Elaine Pinto, Municke Stuart e Vandair das Graças e os médicos Paulo Arcênio, Pedro Paulo Vidica e Walton Freitas capitaneados pela gerente Adriely Marcelino Costa.

De acordo com Adriely, no dia 25 foram liberados 354 pedidos de exames, além das consultas e outros atendimentos, e a população local, incluindo mulheres, aproveitou para ir à unidade utilizar os serviços oferecidos. Foi o caso de Valdete e Alessandra Silva, mãe e filha. Valdete, de 60 anos, tinha se consultado naquela semana e no sábado fez exame e pegou medicação acompanhada da filha. Ao rever o médico Pedro Paulo, elogiou o profissional: “Ele atende muito bem, pergunta as coisas com paciência, se interessa pela minha rotina e se estou seguindo o tratamento. ”

Já o técnico em telecomunicações Marcial dos santos, 44 anos, morador do Jardim Helvécia, tinha consulta agendada e comemorou o fato de ter sido atendido rapidamente e com presteza: “Hoje não tinha fila, cheguei no horário e logo fui chamado. Me atenderam muito bem na recepção e no consultório. Acho ótimo que a UBS abra de vez em quando no sábado, para quem trabalha a semana inteira é muito bom. Deviam fazer isso sempre. ”

Combate à mortalidade masculina

A chefa de Redes Temáticas Ciclos de Vida da SMS, Amanda Faria, que organiza o evento juntamente com Adriely Marcelino e Lígia Duarte, esclarece que a atividade faz parte da estratégia de abrir, sempre no último sábado de cada mês, pelo menos uma UBS para atendimentos preferencialmente masculinos. Ela ainda acrescenta, acerca da parceria com a UFG, que “todo esse nosso esforço será monitorado e avaliado pela Universidade permanentemente para fazermos um Raio X da saúde da população masculina no município e estruturarmos nossos serviços”. Amanda tem pesquisado a mortalidade masculina em Aparecida e constatou que “60% dos homens acima de 20 anos que falecem no município são vítimas de doenças crônicas, principalmente as cardiovasculares. Por isso estamos focados em combater fatores que influenciam nessa realidade, como o tabagismo e o alcoolismo, dentre outros”.