UBS Rosa dos Ventos celebra o Mês da Mulher com atendimentos exclusivos para o público feminino

Por Polliana Martins

17 de março de 2022

Por Polliana Martins

17 de março de 2022


Aparecida de Goiânia
Foto: Enio Medeiros

A UBS Rosa Dos Ventos, unidade da Região Leste que realiza mais de 800 atendimentos mensais, vai ofertar, das 9h às 16h das quintas-feiras de março (17, 24 e 31), consultas, exames, vacinas, orientações e outros serviços para as mulheres de todo o bairro e região

Nesta quinta-feira, 17 de março, e também nas duas próximas quintas, 24 e 31, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Setor Rosa Dos Ventos, localizada na Rua Dimitri Novgorodcev, APM -5, oferta, das 9H às 16h, sem necessidade de agendamento prévio, atendimentos específicos para o público feminino. Trata-se do Mês da Mulher, evento fracionado em três datas para fortalecer e valorizar a saúde das mulheres com consultas de pré-natal, prevenção de câncer uterino, testes de antígeno para detecção da covid-19 e de infecções sexualmente transmissíveis (IST’s), vacinas, aferições de pressão arterial e glicemia, orientações com assistente social e emissão de pedidos de exames femininos, dentre outros serviços.

O diretor da Atenção Primária da Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS), Giovani Melo, informa que todas as moradoras da Região Leste e da área de abrangência da UBS Rosa dos Ventos, que cobre 5 bairros e tem mais de 12 mil usuários cadastrados, podem ir até o local participar das ações dessas três quintas-feiras: “Recentemente tivemos um evento semelhante, também para o público feminino, na UBS Alto Paraíso. Mas todas as UBS’s, seja com eventos ou atividades rotineiras, estão dando maior ênfase neste março aos atendimentos para as mulheres celebrando o mês delas com proteção à saúde, atendimentos específicos e atividades educativas. É uma oportunidade que todas devem aproveitar.”

Oportunidade de cuidar da saúde

E foi o que fez Jade Luz, moradora do Setor Miramar, indo até a UBS na manhã desta quinta-feira, 17, para fazer uma consulta de prevenção. Consciente, ela mandou um recado para as mulheres da região: “Aproveitando que estamos no nosso mês, vamos lembrar que é muito importante fazer o acompanhamento das nossas questões de saúde. Às vezes, na correria do dia-a-dia, nos esquecemos de cuidar de nós mesmas, e saúde é tudo”.

Já Thays Ferreira, de 23 anos, moradora do Rosa dos Ventos, tomou a terceira dose da vacina contra a covid-19 na UBS e também marcou exames. Assim como Jade, ela destacou que é “muito importante que as mulheres cuidem de sua saúde, e não apenas na prevenção de câncer de mama e das doenças sexualmente transmissíveis, mas do corpo como um todo”, e acrescentou, conclamando o público feminino: “É muito prático quando reúnem muitos serviços num só dia e num só lugar, facilita a vida da gente. Então aproveitem e venham fazer parte dessa corrente pela saúde”.

Alegre e muito cordial, a técnica de enfermagem Marinalva Souza Santos, após vacinar mais uma paciente na sala de imunização da UBS, também convidou: “Mulheres, venham aqui se vacinar comigo, temos todas as vacinas e também muitos outros atendimentos essenciais para vocês”.

Cuidados e conscientização

O gerente da UBS Rosa dos Ventos, Matheus Siqueira Rocha, salienta que, no próximo dia 24, além dos serviços disponíveis, e com o suporte de estagiários de medicina do Centro Universitário Alfredo Nasser (Unifan), haverá distribuição de brindes e a apresentação da palestra “Saúde da Mulher e Violência Contra a Mulher” ministrada pelas enfermeiras Fabiane e Dayse. “Toda a equipe de 18 profissionais da UBS estará mobilizada, especialmente nas três quintas-feiras, para prestar às nossas usuárias atendimentos de excelência totalmente preparados para elas. Trabalhamos para fortalecera a saúde feminina o ano inteiro, mas aproveitamos o mês comemorativo delas para chamar a atenção para a importância da prevenção, dos bons hábitos saudáveis e dos cuidados permanentes”, enfatiza Matheus.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)