UBS´s fazem 1,7 mil testes RT-PCR para diagnóstico de Covid-19 em 7 horas

Por Polliana Martins

15 de janeiro de 2022

Foto: Claudivino Antunes

Neste sábado, 15, as sete Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) que fazem rotineiramente, de segunda a sexta-feira, a testagem para detecção da covid-19 com o RT-PCR, teste padrão ouro para esse diagnóstico, realizaram um dia especial de testagens. A ação é um esforço extra da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) devido à grande demanda atual.

No total, nessa iniciativa foram realizadas, entre 8h e 16h, 1.750 testagens que foram feitas mediante agendamento no aplicativo Saúde Aparecida. O Superintendente de Atenção à Saúde de Aparecida, Gustavo Assunção, informou que a SMS vai continuar monitorando o número de casos na cidade e a demanda por testes, e se necessário, vai realizar mais uma ação de testagem no fim de semana.

“Vamos analisar o cenário local da pandemia para decidir se repetiremos a abertura dessas UBS’s em outros sábados. Nosso objetivo com esta ação é diagnosticar os casos positivos, e, assim, isolar essas pessoas quebrando a cadeia de transmissão do vírus”, comentou Gustavo. Ele ainda ressaltou que “a pandemia não acabou, então é preciso que todos continuem com os cuidados necessários como o uso de máscaras, além da higienização das mãos e continuar evitando aglomerações”.

Na UBS Pontal Sul I, o sábado começou com uma fila de 15 pessoas antes mesmo da abertura dos trabalhos. “Os atendimentos transcorreram de maneira organizada e tranquila com todos os usuários aguardando sentados e sob uma tenda. Tivemos 5 profissionais atuando desde a triagem até o teste e já tínhamos realizado, até o meio-dia, mais de 100 dos 250 testes agendados para crianças e adultos”, informou o gestor da unidade, Thiago Batista.

Suelene Barbosa, moradora do Setor Cidade Vera Cruz, está com sintomas gripais há 4 dias e fez o teste na UBS no sábado de manhã. “Fiz o agendamento no aplicativo, como já fiz outras vezes, sem nenhum problema. E aqui foi rápido, sossegado, gostei bastante. Se estivesse cheio de gente eu ficaria com receio”.

Quem também aprovou a iniciativa foi Neusa Maria, moradora do Setor Veiga Jardim. Ela elogiou o trabalho dos profissionais e a facilidade da testagem destacando que “foi muito tranquilo e pude tirar dúvidas sobre a covid-19 com a equipe, que está atendendo com muita educação e rapidez. Fico mais tranquila assim, esse é um momento de muitas dúvidas e preocupação com a saúde da gente e da família”.

Testagem em nove postos de segunda a sexta

A partir da próxima segunda-feira, 17, os nove postos de testagem instalados em sete UBS’s e nos drives do Centro de Especialidades e do Hospital Garavelo continuam a funcionar rotineiramente, de segunda à sexta-feira, realizando as testagens. As Unidades Básicas que realizam testes são: Garavelo Park, Independência Mansões, Expansul, Jardim Tiradentes, Buriti Sereno, Pontal Sul I e Chácara São Pedro.

O teste é feito mediante agendamento prévio pelo aplicativo Saúde Aparecida , pelo telefone 0800-646-15-90 ou via encaminhamento médico. Neste último caso, o paciente precisa passar antes por uma consulta em qualquer unidade da rede, seja da Atenção Primária ou da Urgência, e ser avaliado pelo médico. Nos drives, bem como nas sete UBS’s, a testagem é feita das 8h às 16h. Nas UPA’s 24h e em hospitais, o teste é feito em pacientes internados.

Confira os endereços de todos os postos de testagem abertos de segunda a sexta-feira:

Drive do Centro de Especialidades Municipal Avenida Central, s/nº, Jardim Boa Esperança

Drive do Hospital Garavelo
Rua 8-E, 264, Setor Garavelo Residencial Park

UBS Garavelo Park
Rua 36-E, Setor Garavelo

UBS Independência Mansões
Rua 56, 352-488, Bairro Independência Mansões

UBS Expansul
Avenida Coronel Augusto de Bastos, Setor Expansul

UBS Tiradentes
Rua 10, 319-379, Jardim Tiradentes