Gustavo reitera compromisso de auxiliar UFG no processo de inauguração do novo campus, em Aparecida

Por Rodrigo Augusto

5 de junho de 2019

Por Rodrigo Augusto

5 de junho de 2019


Foto: Rodrigo Estrela

Com objetivo de contribuir com o processo de inauguração do campus da Universidade Federal de Goiás (UFG) construído na Região Leste de Aparecida de Goiânia, o prefeito Gustavo Mendanha recebeu no final da tarde desta quarta-feira,5, no Paço Municipal a vice-reitora da UGF, Sandramara Matias Chaves, e outros representantes da universidade para tratar de questões referentes a obras de infraestrutura para que unidade possa ser inaugurada, iniciando suas atividades no início de 2020.

Durante o encontro, que contou com a presença de secretários da gestão municipal, a vice-reitora apresentou ao prefeito algumas solicitações para que o campus tenha condições para iniciar suas atividades. Ele destacou que muitas das demandas apresentadas não compete ao município resolvê-las, mas pontou que o auxílio do Poder Público Municipal é fundamental para que o processo avance.

“O prédio está praticamente pronto. Agora, contamos com o auxílio da Prefeitura de Aparecida junto aos órgãos competentes para que sejam viabilizadas obras de infraestrutura como pavimentação da via de acesso, saneamento, transporte público e energia elétrica para que tenhamos condições mínimas para nos instalarmos no novo campus”, apontou Sandrama Chaves.

Atendo às solicitações e também ao que representa o novo campus da UGF para Aparecida, Gustavo Mendanha, colocou toda estrutura da gestão à disposição para contribuir, dentro das possibilidades, no processo que visa acelerar a mudança do campus e o início das atividades educacionais na nova estrutura.

“Esta é uma obra feita pelo Governo Federal, mas que é de suma importância para que a cidade possa continuar crescendo e se desenvolvendo. Por isso a parceria entre os poderes é necessária para que a instituição comece suas atividades acadêmicas o quanto antes.”, destacou o prefeito Gustavo Mendanha aos representantes da UFG durante a reunião.

Segundo Sandramara Chaves, o encontro com o prefeito e parte do secretariado municipal foi positivo. A vice-reitora acredita que o processo de mudança e inauguração do campus ganhará novo ritmo com o auxílio da Prefeitura de Aparecida.

“A reunião foi muito boa porque nós já estamos com algumas tratativas com a prefeitura no sentido de viabilizarmos a mudança do campus da UFG, da sede da UEG, para a sede definitiva e a prefeitura tem se colocado à disposição em atender nossas demandas. Acredito que, agora, com as ações que serão encaminhadas a partir dessa reunião, teremos condições de fazermos a mudança até o final do ano, o que será um grande benefício para a comunidade universitária e também para a cidade. Será um marco para a UFG e para Aparecida, considerando tudo que um campus traz para o entorno e para o município em que se localiza”, disse a vice-reitora da UFG, Sandrama Chaves.

Parceria

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia aplicará recursos da ordem de R$ 3,5 milhões em ações de urbanização no novo campus da UFG no município. Além disso, o prefeito Gustavo Mendanha trabalhou junto ao Ministério da Educação (MEC) pela liberação R$ 9,6 milhões para a conclusão da primeira etapa – um prédio com salas de aula e laboratórios.

“Não mediremos esforços para que os jovens de Aparecida e região possam estudar. É importante destacar que os cursos que serão oferecidos foram idealizados de acordo com a vocação industrial da nossa cidade. Ou seja, em outras palavras, a UFG chega para dar formação profissional à nossa gente e contribuir para desenvolver ainda mais o nosso município. Mais estudo, mais dignidade, mais renda e mais qualidade de vida para todos”, sintetizou o prefeito.

Atualmente a Universidade Federal de Goiás oferece três cursos em Aparecida utilizando a estrutura do prédio da UEG no setor Conde dos Arcos. São eles: Engenharia de Produção, Geologia e Engenharia de Transportes.

Infraestrutura

Presente na reunião, que foi realizada no gabinete do prefeito, o secretário municipal da Fazenda, André Rosa, expôs que está em fase de licitação o projeto de pavimentação dos quase seis quilômetros da via de acesso aos campus, que é a extensão da Avenida Santana. O mesmo projeto, que será custeado através de empréstimo junto à Corporação Andina de Fomento (CAF) também irá contemplar a pavimentação da primeira etapa do estacionamento da nova unidade de ensino.

Em relação a energia elétrica, o secretário destacou que a Prefeitura de Aparecida realiza tratativas desde o lançamento das obras para que a empresa responsável, neste caso a Enel, possa construir uma rede que atenda o campus.
O município mantém diálogo com a Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago) para que as obras de saneamento básico sejam realizadas com objetivo de beneficiar o campus e a região ao redor. Ainda de acordo com André Rosa, técnicos da Saneago têm estudado e discutido com representantes da prefeitura quais os melhores projetos para instalação da rede de saneamento básico que irá atender a UFG.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)