Último dia: Saúde de Aparecida realiza hoje oficina sobre hepatites virais

Por Polliana Martins

26 de julho de 2021

Por Polliana Martins

26 de julho de 2021


Os eventos virtuais fazem parte da mobilização para aprimorar ações de educação, vigilância, prevenção e controle das hepatites virais no Julho Amarelo, mês de conscientização sobre essas doenças, e devem reunir mais de 400 profissionais de todo o Estado.

A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) realiza nesta terça-feira, 27 de julho, o último dia do 1º Congresso Goiano sobre Micro Eliminação das Hepatites Virais e da V Oficina de Capacitação sobre Hepatites Virais de Aparecida de Goiânia. Os eventos são virtuais, via aplicativo Zoom Cloud Meetings, e contam com o apoio do Laboratório Gilead, da Secretaria Estadual de Saúde (SES), da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH). Ontem, 26, primeiro dia dos encontros, das 9h às 17h, 200 profissionais de todo o Estado participaram das atividades e a expectativa da SMS para hoje é de reunir 400 participantes, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e psicólogos, dentre outros, nos debates e orientações.

No primeiro dia, a abertura dos eventos contou com palestras do superintendente de Atenção Integral à Saúde da SES, Sandro Rogério Rodrigues, da superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Daniela Fabiana Ribeiro, e da coordenadora do Programa IST/AIDS e Hepatites virais da SMS, Daniele Prates. Logo após a abertura houve a apresentação dos boletins epidemiológicos de hepatites do Estado de Goiás e de Aparecida de Goiânia, detalhados, respectivamente, pela gerente da Atenção Primária da SES, Ticiane Nakae, e pela coordenadora Daniele Prates.

Em seguida, a gastroenterologista e gerente Médica da Gilead Sciences, Isabela Dutra, falou sobre o “impacto da pandemia da covid-19 na testagem para as hepatites virais” e a gerente Ticiane Nakae expôs orientações sobre a atuação dos profissionais da enfermagem para a ampliação estratégica do acesso da população ao diagnóstico das hepatites B e C e ao encaminhamento de casos detectados para tratamento. Depois foi a vez do professor Marcos Matos, da Faculdade de Enfermagem da UFG, falar sobre a “consulta de enfermagem no aconselhamento pós-teste rápido para hepatites virais: desafios e perspectivas” e da professora Fabiola Souza Fiaccadori, do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da UFG (IPTSP), tratar do tema “teste rápido por imunocromatografia de fluxo lateral para hepatites virais: aspectos virais e princípios metodológicos”.

Professora e pesquisadora Fabiola Souza Fiaccadori do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da UFG (IPTSP)

Assistência aprimorada

A enfermeira Lorena Marques, da Vigilância Epidemiológica da SMS, elogiou os eventos virtuais evidenciando que “os palestrantes são de alto nível técnico-cientifico, com vasta experiência e os temas abordados são muito importantes para o nosso trabalho. Só tenho a agradecer por essa oportunidade.”

Enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Daiane Caparroz enfatiza que os dois eventos são “esclarecedores, mostram o trabalho árduo e o comprometimento do pessoal da SMS com a Saúde Pública e são de extrema relevância por trazerem temas atuais em palestras proferidas com clareza. Dessa forma, os profissionais aprimoram suas práticas e intervenções no atendimento à população”.

Julho Amarelo

O secretário de Saúde Alessandro Magalhães informa que, além dos eventos virtuais, a SMS tem promovido, ao longo deste mês, atividades alusivas ao Julho Amarelo organizadas pela Superintendência de Vigilância em Saúde para destacar a importância do teste rápido e dos exames sorológicos para as hepatites B e C, aprimorar o fluxo de atendimento, estimular os pacientes diagnosticados a seguirem o tratamento, e, ainda, ampliar o acesso à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento dessas doenças para evitar novas infecções e até o risco de morte.

Tratamento e cura

Alessandro Magalhães explica que as hepatites virais são doenças inflamatórias do fígado que nem sempre apresentam sintomas e que representam um grave problema mundial de Saúde Pública. Ele alerta que muitas pessoas não sabem que estão infectadas, portanto, não buscam assistência médica e aí a doença evolui podendo até se tornar crônica. “No Brasil, a taxa de mortalidade da hepatite C pode ser comparada às do HIV e da tuberculose, mas há tratamento. Para a hepatite C há cura com medicamentos, já a B não tem cura, mas há uma vacina contra ela no Sistema Único de Saúde”, afirma ele.

Testagem em Aparecida

A coordenadora do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s)/Aids e Hepatites Virais da SMS, Daniele Prates, informa que, em Aparecida, de 2007 a junho de 2021, foram notificados 2.297 casos de hepatites Virais, sendo destes 878 casos confirmados das variedades B e C. “É vital que todas as pessoas sejam testadas pelo menos uma vez na vida para esses tipos de hepatite, e os órgãos internacionais de Saúde defendem a testagem periódica das populações mais vulneráveis. Em Aparecida temos, no ano inteiro, testes rápidos de detecção dos vírus B e C em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município”, relata ela.

Daniele também aponta que “o aumento no número de testes rápidos e na realização de exames sorológicos são estratégias importantes para a ampliação do acesso ao diagnóstico precoce de IST/HIV/Aids e hepatites virais e contribuem para a redução da incidência dessas doenças e dos óbitos causados por elas. É o que estamos fazendo”.

Nesse contexto, a gestora avisa que a SMS está distribuindo materiais educativos para divulgar os testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais em todas as UBS’s, Centros de Saúde, no Serviço de Assistência Especializada (SAE), no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), no Centro de Testagem e Aconselhamento Itinerante (CTAi) e nos CAIS e UPAs da cidade.

Em cada local, a Secretaria está orientando os profissionais a conversarem com a população para reforçar a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento das hepatites. Também estão sendo entregues kits contendo folders, preservativos masculinos, preservativos femininos, dispensers de preservativos masculinos e cartazes, bem como cartilhas e adesivos educativos sobre o tema.

Testagem ampliada

Nas manhãs de 28 a 30 de julho a SMS realizará ações conjuntas com os postos drive-thru de testagem e de vacinação da Covid-19 para a realização de testes rápidos de hepatites B e C, HIV e sífilis. Ao mesmo tempo, serão intensificadas essas testagens nas UBS’s, UPA’s e CAIS para todos os usuários, de acordo com as possibilidades de cada local. A testagem também será feita nas clínicas de recuperação da cidade durante todo o mês, e, se necessário, serão extendidas para agosto.

Programa com laboratórios

E mais: neste mês foi iniciado o Programa de Testagem Rápida de Infecções Sexualmente Transmissíveis no Município de Aparecida de Goiânia nos laboratórios conveniados. O objetivo da iniciativa é o de realizar os testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C em todas as amostras de sangue coletadas mesmo sem as solicitações destes exames.

Confira a programação desta terça, 27 de julho, do 1º Congresso Goiano sobre Micro Eliminação das Hepatites Virais e V Oficina de Capacitação sobre Hepatites Virais de Aparecida de Goiânia:

9h: Vacinação contra hepatite B em tempos de movimento anti-vacina e crise sanitária pela COVID-19.

Palestrante: Sheila Araújo Teles – Faculdade de Enfermagem da UFG.

9h30: Particularidades da testagem para as hepatites virais em grupos sociais vulneráveis.

Palestrante: Marcos Matos – Faculdade de Enfermagem UFG.

10h: Apresentação de trabalhos – Experiências exitosas no diagnóstico das Hepatites virais. Os 4 melhores trabalhos apresentados ganharão uma inscrição cada um para o evento HEPATO 2021 (https://hepato2021.com.br/) que acontecerá em Outubro/2021.

Banca:
Laize Mariane – Médica Gastroenterologista do Serviço de Assistência Especializada (SAE);

Daniele Prates – Coordenadora do Programa de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais de Aparecida de Goiânia;

Patrícia Borges – Médica Hepatologista do Serviço de Assistência Especializada (SAE);

Marcos Matos – Faculdade de Enfermagem da UFG;

Lissa Rodrigues – Médica Infectologista do Serviço de Assistência Especializada (SAE);

14h: Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) de Hepatites virais.

Palestrante: Rodrigo Sebba – Médico Hepatologista do Hospital das Clínicas de Goiás.

14H30: Marcadores das Hepatites Virais.

Palestrante: Marcelo Daher.

15h: Estudos de caso.

Palestrante: Patrícia Borges – Médica Hepatologista do Serviço de Assistência Especializada (SAE).

15h40 – Encerramento.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)