Ultramaratonista correrá 100 km em Aparecida para celebrar os 100 anos da cidade

Por Solange Araújo e Allan David

28 de junho de 2022

Por Solange Araújo e Allan David

28 de junho de 2022

Foto: Enio Medeiros

Ação promocional faz parte do calendário da corrida de rua do município, a Aparecida Correndo Pela Vida Contra as Drogas, que ocorrerá em 10 de julho

O ano do centenário de Aparecida segue com ações comemorativas na cidade. Desta vez, os 100 anos, completados em 11 de maio, serão celebrados com um evento esportivo: a volta dos 100k. É uma corrida de 100 quilômetros por diversos bairros de Aparecida que será feita pelo ultramaratonista amador Jean Fernandes, prata da casa.

Com largada às 8h do dia 9 de julho (sábado) no Parque da Família, na Avenida Independência, em frente ao Aparecida Shopping, o percurso deve ser completado em 12 horas, conforme estima Jean, de 38 anos. O atleta correrá os 100 quilômetros segurando uma bandeira de Aparecida. A chegada será também no Parque da Família.

Segundo o ultramaratonista, a intenção da corrida é de homenagear a cidade pelo seu centenário e marcar a representatividade de Aparecida no cenário do atletismo amador. A ação é apoiada pela Prefeitura de Aparecida, através da Secretaria de Ação Integrada.

“É uma corrida que já vinha se passando na minha mente. Vamos fazer os 100 quilômetros para comemorar o centenário da nossa cidade e mostrar que em Aparecida tem atletas ultramaratonistas, de longas distâncias e que desafiam os próprios limites”, resume Jean, morador do Jardim Tiradentes. O atleta fez um treino de reconhecimento nesta terça-feira (28), no Parque da Família, para definir os últimos detalhes da corrida.

O ultramaratonista passará por bairros como Cidade Livre, Bairro Independência, Tiradentes, Garavelo, Alto Paraíso e Setor dos Afonsos, percorrendo a Avenida Rio Verde, já na divisa com Goiânia.

Em um ano, Jean emagreceu 30 kg praticando corrida: qualidade de vida – Foto: Enio Medeiros

No atletismo amador desde 2017, Jean coleciona pódios como campeão em provas de longas distâncias realizadas em Goiás, São Paulo e Brasília, no Distrito Federal, de onde acaba de voltar com o 4º lugar geral na Volta do Lago, de 100 quilômetros. Para conquistar esses feitos, Jean treina quase todos os dias, perfazendo 110 km por semana.

Jean Fernandes deixa um recado para os corredores que participarão, no dia seguinte, da 10ª Corrida Aparecida Correndo pela Vida, Contra as Drogas. “Se esforcem, continuem nos treinos. Será uma corrida bem bacana. Boa sorte para todo mundo.”

Aparecida Correndo Pela Vida será no domingo, 10

No domingo, 10 de julho, será realizada a tradicional corrida de rua de Aparecida, o Aparecida Correndo Pela Vida, Contra as Drogas. A corrida tem mais de dois mil inscritos, entre atletas amadores e profissionais. O evento terá início às 8h, mas a concentração começa às 7h, na Praça da Cidade Administrativa Maguito Vilela.

Os atletas podem retirar seus kits nos dias 8 e 9 de julho, das 10h às 21h, no Espaço Centenário, localizado no Aparecida Shopping, Avenida Independência, Setor Serra Dourada. O kit do atleta é composto por: chip de cronometragem, camiseta comemorativa, número de peito e medalha de participação.

A corrida é dividida nas categorias 10km, 5km, categoria de pessoas portadoras de deficiência – masculino e feminino. Essa categoria é dividida em três subcategorias: deficiente visual, cadeirante, atletas com outras deficiências, prova infanto-juvenil. Além disso, há a categoria caminhada, com percursos de 5 km ou 10 km.

Saiba mais: Aparecida Correndo Pela Vida será realizada em 10 de julho