Unidades Básicas de Saúde de Aparecida encerram atividades do Outubro Rosa e do Mês das Crianças

Por Polliana Martins

1 de novembro de 2019

Por Polliana Martins

1 de novembro de 2019


Foto: Arquivo/SMS: Outubro Rosa na UBS Nova Olinda

Nos últimos dias de Outubro, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Aparecida de Goiânia realizaram as últimas atividades do Outubro Rosa, a campanha mundial de alerta sobre o câncer de mama, e do Mês das Crianças. As ações mobilizaram centenas de profissionais das 40 UBSs do município e de instituições parceiras ao longo do mês em palestras, atividades recreativas e de promoção da saúde e capacitações. Além disso, houve o aumento de 800 para 2.500 mamografias mensais ofertadas para pacientes com indicação médica.

Em Outubro, além das atividades rotineiras, os servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disseminaram a cultura da prevenção, orientaram as pessoas, encaminharam pacientes para exames e tratamentos e integraram a comunidade com os trabalhadores das UBSs e de outros setores da pasta. Hoje, 1º de novembro, as ações do Outubro Rosa se encerram na UBS Alto Paraíso, das 9h às 11h, com café-da-manhã, atendimentos de Psicologia,  coletas para exames de prevenção de câncer de colo de útero, consultas médicas e de prevenção do câncer de boca, limpeza dental e sorteios de brindes.

Fortalecimento do SUS

“Parabenizo os trabalhadores de todas as áreas da SMS que estiveram envolvidos, direta ou indiretamente, nos eventos para as crianças e do Outubro Rosa. E aproveito para enaltecer a população de Aparecida que participou ativamente das ações aprendendo sobre os temas propostos, espalhando a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e descobrindo atitudes e alternativas para uma vida mais saudável e plena. A união de esforços e o diálogo permanente entre a comunidade e nossos profissionais fortalece o Sistema Único de Saúde (SUS) e traz benefícios para todos”, enfatiza o secretário de Saúde Alessandro Magalhães.        

Comemoração para as crianças na UBS Veiga Jardim: brincadeiras e brindes

No último dia 29, as UBSs Cândido de Queiroz, Santo André, Nova Olinda e Veiga Jardim mobilizaram servidores e usuários em atividades do Outubro Rosa. Na Veiga Jardim, uma palestra educativa sobre o câncer de mama foi ministrada pelas enfermeiras Maria Elyza e Ana Cléia e também teve comemoração do Mês das Crianças.

Profissionais e usuários na UBS Santo André: integração com a comunidade

Já no dia 30, as ações educativas do Outubro Rosa foram realizadas na UBS Retiro do Bosque para o grupo de idosas acompanhado pela unidade e a criançada celebrou o mês delas na UBS Boa Esperança. Ontem, último dia do mês, a conscientização sobre o câncer de mama movimentou as UBSs Expansul, São Pedro, Bairro Independência e Campos Elíseos. Nesta, a ginecologista Katiúscia, do Núcleo Ampliado de Saúde da Familia (NASF), ministrou uma palestra e esclareceu dúvidas das pessoas.

Grupo de idosas na UBS Retiro do Bosque assiste a palestra educativa

Como agendar consultas

A chefa de Redes Temáticas Ciclos de Vida da SMS, Amanda Faria, conclama a todas as mulheres que estejam na faixa etária preconizada (50 a 69 anos de idade) ou que suspeitem que possam estar doentes a buscar o quanto antes uma consulta médica, e complementa: “Estamos com vagas para mamografias sobrando e precisamos proteger a população. Se alguém está com duvida, se nota algum sintoma, não deve esperar. Mas primeiro é preciso uma consulta médica. Quem mora nas áreas cobertas pelas equipes de Saúde da Família deve marcar consulta com o clínico na unidade mais próxima e quem mora em outras localidades deve ligar no teleagendamento (0800-6461590) para agendar uma consulta de clínica geral ou ginecologia e, após a avaliação, o médico poderá ou não solicitar uma mamografia.”

Meninada reunida com profissionais da UBS Boa Esperança: alegria para todos

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)