Unidades Básicas de Saúde de Aparecida intensificam mobilização nos últimos dias do Outubro Rosa

Por Polliana Martins

24 de outubro de 2019

Por Polliana Martins

24 de outubro de 2019


Foto: Arquivo/SMS:UBS Jardim Bela Vista

Nesta ultima quinzena do mês, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Aparecida de Goiânia reforçam as atividades do Outubro Rosa, a campanha mundial de alerta sobre o câncer de mama, o segundo mais comum em mulheres. Além das capacitações para os profissionais e do aumento de 800 para 2.500 mamografias mensais ofertadas para pacientes com indicação médica, a Secretaria de Saúde (SMS) tem promovido, por toda a cidade, atividades educativas e integrativas para a comunidade com a participação dos servidores e de instituições parceiras para disseminar a cultura de prevenção e orientar as pessoas. Hoje, 24, tem evento do Outubro Rosa nas UBSs Pontal Sul II, Mansões Paraíso e Santa Luzia e do Mês das Crianças na unidade Veiga Jardim. Amanhã, 25, a mobilização sobre o câncer de mama será na UBS Bairro Independência, e, no próximo dia 29, a unidade Nova Olinda realizará a ação ao ar livre “Conhecer para Aprender” com orientações médicas, sorteio de brindes e distribuição de sorvete.

Saiba quais UBSs realizaram eventos desde o último dia 15, em quais serão os próximos e junte-se a essa mobilização. “Informação e conhecimento são fundamentais. Não apenas agora, em Outubro, mas em todos os meses do ano, é importante saber mais sobre a doença e como preveni-la. Converse com nossos profissionais, descubra onde buscar tratamento e cuide de você e da sua família”, orienta o secretário de Saúde Alessandro Magalhães.  

UBSs Anhambi, Rosa dos Ventos, Buriti Sereno, Jardim Florença, Parque Trindade, Garavelo e Jardim Bela Vista

Em 15 de outubro, as UBSs Anhambi e Rosa dos Ventos fizeram ações da campanha. Na Anhambi teve Dia da Beleza para as usuárias em parceria com o Instituto Mix de Profissões de Aparecida de Goiânia, e, na Rosa dos Ventos, as mulheres, principalmente as do grupo de gestantes da unidade, assistiram a uma palestra educativa e tiraram dúvidas sobre o assunto.

No dia seguinte, 16, a UBS Anhambi promoveu uma festa que começou com café da manhã e depois houve palestra, roda de conversa, brincadeiras e sorteio de brindes. Já na UBS Buriti Sereno teve palestra com o ginecologista e obstetra Valdeberto Abecassis Mendes e as enfermeiras Thuane e Marilya e um animado sorteio de brindes. No dia 17, o evento do Outubro Rosa foi realizado na UBS Jardim Florença e no dia 18 nas unidades Parque Trindade, Garavelo e Jardim Bela Vista. Nesta última teve lanche saudável, sorteio de brindes e palestra à tarde proferida por profissionais da Liga da Mama, projeto de extensão da Universidade Federal de Goiás (UFG) formado por acadêmicos de Medicina, Enfermagem e Psicologia sob a supervisão de docentes vinculados ao Programa de Mastologia do Hospital das Clínicas (HC/UFG).    

Na UBS Garavelo, no dia 18, também teve comemoração do Mês das Crianças

UBSs Porto das Pedras, Cruzeiro, Jardim Olímpico, Delfiori e Retiro do Bosque

Em 22 de outubro, foram realizadas palestras nas unidades Porto das Pedras, Cruzeiro e Jardim Olímpico, nesta com a participação de estagiários de Enfermagem da Universidade Paulista (UNIP). E no dia 23 as atividades educativas foram nas UBSs Delfiori  e Retiro do Bosque.

 UBSs Bairro Independência e Nova Olinda

Amanhã, 25, a mobilização do Outubro Rosa será na UBS Bairro Independência, na rua 60, quadra K 40, e, no próximo dia 29, a unidade Nova Olinda realizará o evento ao ar livre “Conhecer para Aprender” com orientações médicas, sorteio de brindes e distribuição de sorvete na pracinha da Igreja Católica às 13h30.    

Como agendar uma consulta

A chefa de Redes Temáticas Ciclos de Vida da SMS, Amanda Faria, conclama a todas as mulheres que estejam na faixa etária preconizada (50 a 69 anos de idade) ou que suspeitem que possam estar doentes que busquem o quanto antes uma consulta médica, e complementa: “Estamos com vagas para mamografias sobrando e precisamos proteger a população. Se alguém está com duvida, se nota algum sintoma, não deve esperar. Mas primeiro é preciso uma consulta médica. Quem mora nas áreas cobertas pelas equipes de Saúde da Família deve marcar consulta com o clínico na unidade mais próxima e quem mora em outras localidades deve ligar no teleagendamento (0800-6461590) para agendar uma consulta de clínica geral ou ginecologia e, após a avaliação, o médico pode ou não solicitar uma mamografia.”

Previna-se contra o câncer de mama

O câncer de mama é causado pela multiplicação de células anormais dessa região do corpo que formam um tumor. No Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o de mama corresponde a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Existe tratamento e o Ministério da Saúde (MS) oferece atendimento gratuito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Este câncer não tem somente uma causa e a idade é um fator de risco importante, já que cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos. Outros fatores que exigem atenção são: obesidade e sobrepeso após a menopausa, sedentarismo, consumo de bebida alcoólica, exposição frequente a radiações ionizantes (Raios-X) e ocorrência de casos na família, dentre outros.

“O câncer de mama de caráter genético/hereditário corresponde a apenas 5% a 10% do total. Já a ocorrência em homens é menor, mas existe: cerca de 1% do total de casos diagnosticados. Todas as pessoas devem estar atentas para essa doença, observando se há alterações nas mamas e adotando hábitos de vida saudáveis que têm o poder de evitar esse mal, tendo em vista que 30% dos casos podem ser prevenidos, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), com a prática de atividade física regularmente, amamentação, alimentação saudável, manutenção do peso corporal adequado e não consumir bebidas alcoólicas,” destaca Amanda Faria.  

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)