Unidades Básicas de Saúde de Aparecida realizam mais de 12 mil testes RT-PCR em um mês

Por Polliana Martins

28 de agosto de 2020

Por Polliana Martins

28 de agosto de 2020

Foto: Ênio Medeiros

Pontos de coleta em sete Unidades Básicas de Saúde facilitam o acesso da população ao exame, aumentam os diagnósticos precoces da doença e as chances de cura, reduzem internações e reforçam a testagem em massa no município

Desde a segunda quinzena de julho, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia ampliou ainda mais a testagem em massa da Covid-19 para a população seguindo as estratégias recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e com resultados satisfatórios com exames sendo realizados em sete Unidades Básicas de Saúde. Desde que iniciaram a testagem, até esta semana, as UBS’ fizeram mais de 12 mil coletas para o exame RT-PCR, considerado internacionalmente como padrão ouro para esse tipo de diagnóstico.

“Já realizamos, desde 22 de abril deste ano, mais de 84 mil exames do tipo RT-PCR e as 40 UBS’s de Aparecida são parte essencial dessa trajetória que tem se mostrado eficaz para enfrentarmos a pandemia com mais segurança para a população. Sete delas fazem coletas de segunda a sexta-feira das 8h às 16h, mas todas estão aptas a atender, nesses mesmos dias, das 7 às 17 horas, sem agendamento prévio, pessoas com sintomas e/ou que tiveram contato com alguém que testou positivo para a Covid-19. Isso facilita o acesso dos moradores do município à testagem em massa para deter a disseminação do Coronavírus diagnosticando precocemente a doença, isolando os pacientes e tratando-os para impedir o agravamento dos casos. Nesse sentido, a Secretaria de Saúde (SMS) tem conclamado a população a buscar atendimento já nos primeiros sintomas para aumentar as chances de cura e a proteção à comunidade”, destaca o secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães.

Além das UBS’s, os testes RT-PCR são realizados nos três drive-thrus – Cidade Administrativa, Jardim Boa Esperança e Setor Garavelo – (este terceiro foi implantado nesta semana) e nas três Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) da cidade (Brasicon, Buriti Sereno e Flamboyant). Ao todo, até está quinta-feira, 27, foram feitos 84.389 testes em toda a cidade.

UBS’s que fazem coletas

O superintendente de Atenção à Saúde da SMS, Gustavo Assunção, esclarece que as sete UBS’s que realizam a coleta, “que são a Expansul, Jardim Tiradentes, Pontal Sul, Garavelo Park, Santa Luzia, Buriti Sereno e Independência Mansões, além do agendamento via 0800-646-1590, também são referência de coletas para as demais, recebendo pacientes encaminhados das outras unidades da rede que não fazem o exame e atendendo, ainda, a pacientes que não têm o perfil de atendimento das UPA’s. Os resultados ficam prontos em até 48h e as pessoas testadas recebem um protocolo para verificar no site do laboratório o resultado. Quem testa positivo para a Covid-19 é orientado e encaminhado para o monitoramento pela Telemedicina da SMS.”

Números de um mês de testagem nas UBS’s

A chefa de Redes Temáticas Ciclos de Vida da SMS, Amanda Faria, relata que, até esta semana, já foram realizados 12.635 exames graças às coletas nas sete UBS’s. Destes, 4.552 foram positivos para a Covid-19, sendo 1.131 da UBS Expansul, 1.047 da Tiradentes, 935 da Independência Mansões, 516 da Garavelo Park, 376 da Santa Luzia, 343 da Pontal Sul e 204 da Buriti Sereno. Ela afirma que a iniciativa tem se mostrado satisfatória para “ajudar a salvar vidas junto com o monitoramento dos pacientes, o tratamento adequado e a criação de novos leitos de UTI e semi-UTI para tratamento exclusivo da Covid-19”. Amanda também credita o sucesso das testagens às quatro frentes de buscas ativas por casos suspeitos da doença feitas por agentes de saúde em bairros da cidade e que resultaram em mais de 18 mil domicílios visitados.

Quem pode fazer o exame

Segundo critérios técnicos da SMS, os testes RT-PCR são destinados a moradores de Aparecida com sintomas gripais. Os exames são solicitados por médicos da SMS após consulta em qualquer UBS ou nas UPA’s da cidade. Os três drive-thrus funcionam de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h, mas só realizam coletas mediante agendamento pelo 0800-646-1590.

UBS Independência Mansões: monitoramento reforçado

Dentre as UBS’s que realizam a coleta, a Independência Mansões tem realizado um trabalho inédito no município, segundo o diretor de Atenção Primária da SMS, Giovani Melo: “Lá, uma equipe da unidade faz o acompanhamento dos casos confirmados da Covid-19 na região. Eles ligam para cada paciente, diariamente, verificando a progressão do quadro clínico, a saúde da família, se tem alguém na residência apresentando sintomas, se é preciso isolar mais alguém e se é possível dar alta para o paciente”. O diretor da UBS, Jéfferson Júnior, conta que “temos um quadro indicando em quais quadras e lotes há doentes, estamos atentos a tudo e já pudemos ajudar muita gente, como em uma ocasião na qual uma senhora estava passando mal sozinha em casa e chamamos o SAMU para levá-la a uma UPA”.