Unidades Básicas de Saúde de Aparecida serão informatizadas

14 de julho de 2017

A Secretaria de Saúde de Aparecida pretende levar informatização a todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. O Ministério da Saúde lançou nesta semana consulta pública direcionada a empresas que queiram se credenciar para levar soluções de informática (conectividade, equipamentos e treinamento) às UBSsem todo o país. Essa medida é mais um passo do Ministério da Saúde para apoiar estados e municípios a informatizar esses serviços. Hoje, 27.330 UBS, equivalente a 64%, não utilizam Prontuário Eletrônico. A meta é informatizar 100% desses serviços até o final de 2018.

Em Aparecida, informatizar as unidades de saúde e implantar o prontuário eletrônico do paciente faz parte do plano de gestão do prefeito Gustavo Mendanha. O serviço já foi iniciado parcialmente em duas Unidades Básicas de Saúde do município, como projeto piloto, no Jardim dos Ipês e Bairro Independência. Entretanto, para o coordenador da Estratégia de Saúde da Família (ESF), Gustavo Assunção, implantar o serviço em todas unidades é um  processo que realmente precisa do auxílio do Ministério. “O custo da informatização é alto, é necessário  adquirir equipamentos, garantir manutenção dos serviços e sistemas, além de oferecer aos profissionais capacitação e atualização”, ressaltou.

“A informatização das unidades básicas de saúde faz parte do DIGISUS, que é um projeto de digitalizar todas as informações dos usuários do SUS. Dessa forma os dados do usuário poderá ser acessado de qualquer lugar do país, facilitando o atendimento e o acompanhamento do paciente”, destaca o prefeito Gustavo Mendanha.

O Ministério da Saúde pagará um valor mensal pelo serviço. A tabela com os valores será definida por meio de um estudo técnico. As empresas interessadas devem se credenciar junto ao Ministério informando suas características e funcionalidades de suas soluções e municípios em que pretendem atuar, permitindo que pequenas empresas com atuação regional possam participar do processo. O Ministério irá analisar se cada solução atende aos requisitos mínimos.

Para os municípios que não possuem informatização, o Ministério pagará o valor total à empresa fornecedora do serviço e descontará 50% do montante do repasse do Piso da Atenção Básica do município. As cidades que já possuem UBS informatizada poderá receber da pasta 50% do valor para auxiliar no custeio da informatização existente, desde que os dados sejam mensalmente enviados ao Ministério da Saúde.

Prontuário eletrônico

Após o chamamento, divulgado nesta quarta-feira (12), será publicado um edital para credenciamento das empresas interessadas a participar do projeto. A empresa escolhida deverá fornecer toda a informatização das unidades, desde equipamentos, sistemas de prontuário eletrônico e conectividade até os serviços implantação, treinamento, suporte e manutenção necessária.
“A nova medida vai trazer melhorias na qualidade da assistência da população aparecidense atendida nas unidades básicas, já que vai permitir acessar todos os dados de pacientes do SUS por um único sistema, com a biometria do usuário. A iniciativa vai evitar ainda problemas como repetição de exames e encaminhamentos desnecessários, aumentando a resolutividade nas UBSs, que é um dos objetivos da atenção básica”, avalia o secretário de Saúde Edgar Tollini.

Os dados clínicos de cada cidadão ficarão armazenados no repositório do Registro Eletrônico de Saúde (RES) no Ministério da Saúde, podendo ser acessados de qualquer unidade federativa do país. O Ministério da Saúde receberá os dados clínicos de todas as UBS, aperfeiçoando o controle e as políticas de saúde para a população. Os gestores terão que alimentar o sistema com os dados dos usuários, como identificação do paciente, medicamentos, exames, prescrições, vacinas, toda a evolução clínica do cidadão.