Unidades de Saúde de Aparecida abrem neste sábado com atendimento preferencial para os homens

Por Polliana Martins

22 de novembro de 2019

Por Polliana Martins

22 de novembro de 2019


Foto: Claudivino Antunes

Neste sábado, 23, como parte da programação do Novembro Azul, campanha mundial de conscientização sobre os cuidados integrais com a saúde do homem, 22 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Aparecida de Goiânia funcionarão normalmente das 8h às 17h. Serão oferecidos os serviços de rotina de cada unidade, além de atendimentos preferencialmente masculinos em consultas médicas e de enfermagem com agendamento prévio e também por demanda espontânea. 

A mobilização faz parte de uma parceria inédita entre a Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) e o Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Goiás (UFG) para aprimorar a atenção prestada à população masculina no município e difundir a cultura de prevenção de doenças. No primeiro evento da parceria, no último dia 9, durante o lançamento do Centro de Referência em Saúde do Homem, unidade pioneira no Estado de Goiás e localizada no Centro de Diagnósticos e Especialidades (Jardim Boa Esperança), mais de 300 homens foram atendidos em consultas especializadas e consultorias para o empreendedorismo e o mercado de trabalho, dentre outras ações.

Prevenção e cura

“Seguimos em nosso propósito de mudar comportamentos, e não apenas durante o Novembro Azul. As pessoas precisam cuidar da própria saúde e da de suas famílias aproveitando a porta de entrada do Sistema, que são as UBSs. Queremos expandir a cultura da prevenção, e, no caso masculino, indo além do câncer de próstata. Segundo o Ministério da Saúde, 70% dos homens brasileiros só vão ao médico por influência da família e só buscam a assistência quando há muitos sintomas e os males estão em estágio avançado, o que reduz as chances de detecção de doenças. No caso do câncer de próstata, com a detecção precoce as chances de cura chegam a 90%”, enfatiza o secretário de Saúde Alessandro Magalhães.

A professora do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Goiás (UFG), dra. Marta Rovery de Souza (UFG), reforça a necessidade dessa mudança de atitude da população masculina: “O alvo é criar a cultura da prevenção, promover hábitos de vida saudáveis e mostrar para os homens de todas as idades que é fundamental cuidar de si mesmo. Por isso pretendemos ter, a partir de agora, em Aparecida, UBSs abrindo pelo menos um sábado por mês para atendimentos preferencialmente masculinos”.

Raio X da saúde masculina

Nesse sentido, a chefa de Redes Temáticas Ciclos de Vida da SMS, Amanda Faria, salienta a importância da parceria com a UFG: “Todo esse nosso esforço será monitorado e avaliado pela UFG permanentemente para fazermos um Raio X da saúde da população masculina no município e estruturarmos nossos serviços.” Amanda tem pesquisado a mortalidade masculina em Aparecida e constatou que “60% dos homens acima de 20 anos que falecem no município são vítimas de doenças crônicas, principalmente as cardiovasculares. Por isso estamos focados em combater fatores que influenciam nessa realidade, como o tabagismo e o alcoolismo, dentre outros”.

Como agendar consultas

Lígia Duarte, profissional da SMS que também atua junto à UFG, explica o fluxo adequado a ser seguido pelos usuários, homens e mulheres, o ano inteiro: todos devem marcar as consultas de clínica geral, ginecologia e pediatria diretamente na UBS mais próxima de suas casas ou pelo 0800 646 1590, e, “a partir dessa primeira avaliação médica, se houver necessidade, terão o devido encaminhamento para consultas especializadas e outros serviços. No caso dos homens, serão encaminhados para o novo Centro de Referência e para os exames mais detalhados que forem solicitados”.

Sábado, dia 23

O diretor de Gestão da Atenção Primária da SMS, Giovani Melo, informa que, durante as atividades deste sábado, os profissionais vão orientar as pessoas sobre os retornos das consultas realizadas na mobilização, que deverão ser marcados via teleagendamento (0800 646 1590) ou pelas equipes das unidades de origem dos pacientes. Ele acrescenta que haverá, também, entrega de chequinhos (vales-exames) para quem tiver indicação médica.

Confira a listas das unidades que funcionarão no sábado:

UBS Veiga Jardim

UBS Jardim Olímpico

UBS Buriti Sereno

UBS Cândido de Queiroz

UBS Bairro Independência

UBS Jardim Boa Esperança

UBS Alto Paraíso

UBS Independência Mansões

UBS Mansões Paraíso

UBS Santo André

UBS Jardim Bela Vista

UBS Garavelo Park

UBS Cruzeiro do Sul

UBS Jardim Florença

UBS Andrade Reis

UBS Campos Elísios

UBS Expansul

UBS Anhambi

UBS Delfiore

UBS Rosa dos Ventos

UBS Caraíbas

UBS Santa Luzia

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)