Saúde de Aparecida realiza Novembro Azul de conscientização sobre a diabetes e a saúde integral dos homens

Por Polliana Martins

4 de dezembro de 2021

Por Polliana Martins

4 de dezembro de 2021


Foto: Encontro educativo promovido pela Vigilância em Saúde do Trabalhador na sede da SMS

No Novembro Azul, mês temático de conscientização sobre a saúde masculina, Aparecida teve uma mobilização que se estendeu por toda a cidade para reforçar a importância de se levar uma vida mais saudável e equilibrada    

Com foco na prevenção de doenças e para estimular a população masculina a se cuidar, a Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) promoveu, no último mês de novembro, uma ampla mobilização nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e em outros setores da pasta. As atividades marcaram o Novembro Azul, campanha mundial de conscientização sobre os cuidados integrais com a saúde do homem.

Durante todo o mês foram realizadas ações na rede municipal também em alusão ao 14 de novembro, Dia Mundial da Diabetes. Além disso, foram feitas atividades para alertar a população, sobretudo a masculina, sobre a importância dos cuidados relativos à saúde mental, às infecções sexualmente transmissíveis e às doenças crônicas como a hipertensão, bem como o câncer de próstata e outros males. No dia 20 de novembro houve, ainda, o Dia D no Hospital de Olhos de Aparecida, instituição parceira da iniciativa.

Ação na UBS Colina Azul com triagens, avaliações, orientações e encaminhamentos para diagnóstico e controle da diabetes

Dia D

No Dia D foram ofertadas retinografias (exame do fundo do olho), avaliações da glicemia e o pé diabético, dentre outros possíveis indicadores da diabetes, bem como consultas nas áreas de Oftalmologia, Nefrologia, Angiologia e Cardiologia, além de atendimentos da equipe multiprofissional em Enfermagem, Nutrição e Educação Física. Houve, ainda, palestras educativas na sala de espera para os pacientes que foram encaminhados durante as triagens.

Envolvendo centenas de profissionais por toda a cidade, a SMS promoveu palestras, encontros, capacitações, lanches comunitários e outros eventos educativos para estreitar os laços entre os trabalhadores e a população e conscientizar as pessoas quanto à prevenção, o diagnóstico e o tratamento de diversas doenças e também triagens e encaminhamentos para consultas e exames.

Palestra do Novembro Azul na UBS Independência Mansões sobre saúde masculina e qualidade de vida

Cultura da prevenção

“O ano inteiro, com ênfase nos meses temáticos, a SMS atua para estimular a cultura da prevenção. Sabemos que os homens têm mais doenças cardíacas, diabetes e câncer e têm a pressão arterial mais elevada do que as mulheres porque cuidam pouco ou quase nada da própria saúde e só procuram assistência quando já estão doentes. Isso precisa mudar e nossos profissionais atuam firmemente para conscientizar a população”, afirma o secretário de Saúde Alessandro Magalhães.

Segundo dados do Ministério da Saúde (MS, 2019), 31% dos homens no Brasil não vão ao médico rotineiramente, e, quando vão, em 70% das vezes tiveram que ser motivados pela mulher ou pelos filhos. Já o IBGE aponta que os homens brasileiros vivem, em média, sete anos a menos que as mulheres.

Hábitos saudáveis

Nesse sentido, o secretário de Saúde Alessandro Magalhães destaca que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, gratuitamente, o que o público masculino precisa para acompanhar a própria saúde e prevenir doenças: “Aqui em Aparecida, quem tem o hábito de ir às UBS ou fazer seus agendamentos de consultas pelo telefone (0800-6461590), monitorando o próprio corpo e adotando hábitos saudáveis como alimentar-se de forma equilibrada e fazer exercícios físicos rotineiramente, tem menos chances de adoecer e de precisar de atendimentos e procedimentos complexos”.

Mobilização na UBS Boa Esperança: adesão da comunidade às atividades do Novembro Azul

Ampla conscientização

Além do Centro de Atendimento Ambulatorial e das unidades de Urgências (UPAS’s e CAIS’s), as UBS’s que realizaram eventos educativos do Novembro Azul no final de outubro (Muitas mesclaram a mobilização com as do Outubro Rosa e Verde, de conscientização sobre o câncer de mama e a sífilis), em novembro e até nesta primeira semana de dezembro, foram: Retiro do Bosque, Pontal Sul I, Mansões Paraíso, Andrade Reis, Pontal Sul II, Santo André, Veiga Jardim, Colina Azul, Bairro Ilda, Bandeirantes, Cândido Queiroz, Boa Esperança, Nova Olinda, Santa Luzia, Independência Mansões, Tiradentes, Jardim Olímpico, Cruzeiro do Sul, Parque Trindade, Caraíbas, São Pedro, Papillon Park, Bairro Cardoso, Jardim Paraíso e Garavelo Park.

Para a chefa de Redes Temáticas e Agravos Não Transmissíveis, Bruna Aniele, a mobilização organizada promovida em toda a rede no mês de novembro para a conscientização quanto à diabetes foi “muito importante para realizar diagnósticos da doença e promover a adesão dos pacientes aos tratamentos. Essa proximidade das nossas equipes com a população, seja tomando lanches saudáveis juntos, realizando exames e consultas ou espalhando informações, tem um impacto valioso na saúde da população no presente e no futuro”.

Lanche farto na UBS Pontal Sul II em meio aos trabalhos: pausa saborosa para usuários e trabalhadores

Já a chefa de Redes Temáticas Ciclos de Vida, Amanda Faria, salienta o engajamento dos profissionais das UBS’s em mais um Novembro Azul: “O carinho, o cuidado que as equipes têm superam todas as expectativas. Desde medidas simples como a decoração temática nas unidades até a elaboração de palestras técnicas e a atenção especializada, tudo comprova o engajamento da nossa rede e a vontade de contribuir para que a população masculina se cuide para viver mais e melhor”.

Amanda pesquisou a mortalidade masculina em Aparecida e constatou, em 2019, antes da pandemia, que “60% dos homens acima de 20 anos que falecem no município são vítimas de doenças crônicas, principalmente as cardiovasculares. Por isso estamos focados em combater fatores que influenciam nessa realidade, como o tabagismo e o alcoolismo, dentre outros, e não apenas no câncer de próstata. Nosso alvo é a saúde integral dos homens”.

O Superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, acrescenta que “mesmo as unidades que não realizaram atividades pontuais decoraram seus prédios com motivos alusivos ao Novembro Azul e incluíram em suas rotinas a abordagem ao público masculino. A mobilização foi abrangente e reforço que a preocupação com a saúde do povo de Aparecida é o nosso objetivo todos os dias do ano. Educação em Saúde é para toda hora, é para viver melhor, é para prevenir e evitar sofrimentos e prolongar a vida humana com qualidade”.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)