Unidades educacionais de Aparecida iniciam distribuição de uniformes

Por Felipe Fulquim

17 de junho de 2020

Por Felipe Fulquim

17 de junho de 2020

Foto: Claudivino Antunes

Cada aluno receberá dois pares de uniformes e a entrega será feita por agendamento prévio respeitando os protocolos sanitários em prevenção a covid-19

A prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio de sua Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo (Semect), iniciou a distribuição de uniformes para os seus alunos da rede de ensino. A solenidade oficial de entrega aconteceu na manhã desta quarta-feira, 17, no Cmei Azélia de Oliveira, Village Garavelo, contou com a presença do secretário da pasta da Educação, professor Wanderlan Renovato.

Durante o evento, que respeitou as regras de distanciamento para garantir a segurança das pessoas no ambiente por ocasião da entrega do benefício, o secretário falou da importância da uniformização das crianças e lembrou que a rede já está preparando o retorno das aulas presenciais. “É muito importante que os pais fiquem atentos às datas e às regras estabelecidas para a retirada do uniforme da criança na unidade escolar para o caso de uma possível volta às aulas a partir do mês de agosto”, lembrou o secretário.

A distribuição dos uniformes acontecerá ao longo desta segunda quinzena de junho em todas as 56 Escolas Municipais, nos 31 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e nas cinco Escolas Municipais de Educação Integral (Emeis). Para este ano letivo de 2020, foi investido cerca de 1,6 milhão de reais no programa de uniformização dos alunos e a Prefeitura de Aparecida adquiriu 42 mil kits de uniformes, com vistas a contemplar desde a Educação Infantil até a segunda fase do Ensino Fundamental.

Os kits de uniforme são constituídos de quatro peças de vestimenta. No caso dos meninos, cada aluno receberá duas camisetas e duas bermudas. Já as meninas, além das duas camisetas, cada uma receberá uma bermuda e um short-saia. A maior parte dos uniformes, cerca de 30 mil kits, será destinada ao atendimento a crianças de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. Os demais kits vão para o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e para os agrupamentos da Educação Infantil.

Os uniformes escolares foram adquiridos ainda no começo do ano letivo e havia previsão de entrega antes mesmo do encerramento do primeiro bimestre. A distribuição, no entanto, ficou suspensa por conta das medidas de isolamento social adotadas como forma de enfrentamento aos avanços do coronavírus, o que culminou na interrupção das atividades nas unidades educacionais da rede, com os alunos passando ao Regime de Aulas Não Presenciais, seguindo orientações do Conselho Municipal de Educação.

Apesar das aulas presenciais continuarem suspensas na rede, a meta é realizar a entrega dos uniformes ainda neste período que antecede as férias escolares. A medida, por um lado, leva em conta a possibilidade de retorno das aulas presenciais a partir do segundo semestre e, por outro, previne eventuais questionamentos jurídicos, já que o Artigo 73 da Lei Eleitoral, restringe certas ações do poder executivo durante o pleito eleitoral.

Para receber os uniformes de seus respectivos filhos, os pais ou responsáveis deverão procurar diretamente a unidade educacional em que a criança estiver matriculada. Porém, o grupo gestor de cada escola ou cmei será responsável pelos critérios adotados por ocasião da entrega, desde que, para isso, sigam todos os protocolos estabelecidos pelos organismos de saúde, tais como distanciamento mínimo entre as pessoas, uso de máscara e a disponibilização para uso no local do álcool em gel 70º.

No caso das entidades filantrópicas ligadas ao sistema de ensino do município, apesar de receberem alunos por meio de convênio com a Secretaria Municipal de Educação, os alunos não receberão uniformes. É que essas entidades possuem regras específicas de controle de alunos, o que inclui, entre outras coisas, critérios de uniformização que levam a identidade  da instituição.

O operador de máquina Natan Dias, pai de Nicolle, 5, que desde os nove meses de idade é aluna no Cmei Azélia, falou das aulas não presenciais neste período de pandemia e destacou a importância da prefeitura fazer a entrega de uniformes para a organização e identificação dos alunos dentro e fora do ambiente escolar. “O uniforme ajuda a gente muito, principalmente na identificação dos alunos nos horários de entrada e saída da escola”, afirmou.

A dona de casa, Daniela Nunes Ferreira, que é mãe dos alunos Pedro Henrique, 4, e Isaque Henrique, 5, ambos matriculados no Cmei Azélia, entre outras coisas, destaca que a uniformização dos alunos contribui para a organização da sua rotina doméstica, já que cada criança recebe dois pares de roupas. “Um dia eu lavo um, outro dia eu lavo outro, e assim fica bem mais prático pra mim”, salientou a dona de casa, acrescentando ainda que uniformizar é uma maneira de estabelecer a igualdade entre as crianças e de mostrar que a prefeitura está cuidando da imagem delas.

Alexandro de Souza Ramos, diretor do Cmei Azélia de Oliveira, agradeceu ao secretário pela entrega dos uniformes e falou da alegria das crianças e familiares pelo recebimento dos kits. Comentando sobre o que representa para a comunidade escolar, ele explicou que o uniforme é uma forma de padronizar as crianças, eliminando possíveis divergências de classes sociais. “É uma maneira de as crianças estarem próximas do cmei mesmo neste momento de isolamento social, já que daqui pra frente as nossas lives incluirão os alunos uniformizados”, destacou.  Fonte: Felipe FulquimFotos: Claudivino Antunes