UPA do Parque Flamboyant será inaugurada na próxima semana

Por Ana Clara Dias - SMS

22 de junho de 2017

Foto: Wigor Vieira - SMS

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Geraldo Magela, que fica no Parque Flamboyant será inaugurada na próxima semana. A entrega da unidade está prevista para sexta-feira, 30 de junho, e foi anunciada pelo prefeito Gustavo Mendanha nesta quinta-feira (22), durante visita à unidade. Gustavo foi acompanhado do prefeito de Goiânia Iris Rezende, e os secretários de Saúde de Aparecida e da capital, Edgar Tolini e Fátima Mrué, respectivamente.

“Nossas equipes estão juntas nesta manhã fazendo um grande trabalho para a região, Iris por Goiânia e eu por Aparecida. Essa unidade é muito esperada pela comunidade, o ex-prefeito Maguito construiu e nós estamos terminando de equipar para entregá-la na semana que vem à população. A UPA contemplará não só Aparecida, mas a capital também já que estamos na divisa das duas cidades”, destacou o prefeito Gustavo.

Para o prefeito Iris Rezende as duas cidades são tão interligadas que a população dos dois municípios usufruem dos mesmos serviços oferecidos. “São duas cidades irmãs, dois prefeitos trabalhando juntos com um objetivo, o bem comum. O que queremos é levar benefícios para seus munícipes”, afirmou Iris.

A UPA do Parque Flamboyant é porte III e tem capacidade para realizar de 350 a 500 atendimentos por dia. O investimento total foi de 4,7 milhões, sendo 2,6 milhões do Ministério da Saúde e o restante contrapartida do município. “Estamos tentando trazer o  Ministro da Saúde para inaugurar a obra. Além disso, a previsão é que a UPA seja entregue habilitada e qualificada pelo ministério, ou seja, recebendo um custeio mensal de 500 mil, assim como as outras UPAs da cidade”, ressaltou o secretário de Saúde de Aparecida, Edgar Tolini.

Com a unidade em funcionamento, Aparecida será a única cidade de Goiás contemplada com três UPAS 24 horas porte III. A cidade já conta com a UPA Buriti Sereno e UPA Brasicon. Além disso, os Cais Nova Era e Colina Azul dão suporte no atendimento de urgência. As UPAs de Aparecida possuem uma abrangência de 200 a 300 mil habitantes, portanto, com uma população de aproximadamente 550 mil habitantes, o município terá cobertura de mais de 100% em relação a política de atenção às urgências.

Com 2.600 metros quadrados de área construída a UPA do Parque Flamboyant funcionará  24 horas por dia, e tem como objetivo resolver grande parte das urgências e emergências que chegam na unidade com atendimentos de clínica médica e pediatria. A UPA oferece ainda raio-X, eletrocardiografia, laboratório de exames, sala de estabilização, banheiros adaptados, lavanderia, depósito de materiais de limpeza, sala de curativo, recepção, estacionamento e 18 leitos de observação (12 adulto e seis infantil).

As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência no país, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no Brasil.