UPA Parque Flamboyant inicia atendimento e beneficia 19 bairros da região leste de Aparecida

Por Ana Clara Dias - SMS

30 de junho de 2017

Por Ana Clara Dias - SMS

30 de junho de 2017

Foto: Wigor Vieira

O prefeito Gustavo Mendanha e o Secretário Municipal de Saúde Edgar Tollini entregaram na manhã desta sexta-feira (30), à toda população, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Geraldo Magela, no Parque Flamboyant. A unidade, que fica próxima a divisa de Aparecida com Goiânia, beneficiará cerca de 19 bairros da região leste de Aparecida. A UPA começa a funcionar no plantão noturno desta sexta (30), que se inicia às 19 horas.

“Estamos cumprindo o compromisso de entregar a unidade dentro do primeiro semestre deste ano. Essa UPA terá condições de assistir toda a população dessa região a partir de hoje. A unidade completa ainda a rede de atenção às urgências do município. Nosso próximo passo agora é entregar a primeira etapa do Hospital, já que o ministro anunciou a liberação dos recursos para a compra dos equipamentos”, comemorou o prefeito Gustavo.

A novidade na UPA do Parque Flamboyant é a brinquedoteca e o banheiro infantil. A Unidade conta ainda com oito consultórios, base descentralizada do SAMU, odontologia, banheiros adaptados, sala de sutura, raio-x, curativo, eletrocardiograma, sala de hidratação, sala de gesso, inalação, famárcia, sala de preparo de medicamentos, lavanderia, laboratório, observação com 18 leitos, cuidados intensivos com seis leitos, depósito de material de limpeza, estacionamento, administração, recepção entre outras dependências que somam, juntas, 2.600 metros quadrados de área construída.

“Uma UPA prevê toda linha de atendimento em urgência e emergência, com pediatria e clínica médica. Hoje a unidade inicia os atendimentos de portas abertas e quadro completo de profissionais. Além disso, é uma UPA bem localizada e está em uma região que beneficiará não só a população de Aparecida, mas de outros municípios também”, salientou  Edgar Tollini. Ainda segundo o secretário, cerca de 200 servidores atuarão na unidade, atendendo a população.

A solenidade de inauguração da UPA Geraldo Magela contou também com a presença expressiva de representantes da bancada federal como os deputados federais Daniel Vilela (PMDB) e Pedro Chaves (PMDB), e também o senador Wilder Morais (PP). “Eu tive a oportunidade de também vir para Aparecida e iniciar minha empresa. E hoje me orgulho de estar aqui como senador da república ajudando Aparecida e devolvendo o tanto que o município me proporcionou como empresário”, disse o Senador Wilder, que na ocasião anunciou R$ 15 milhões em emendas parlamentares para Aparecida.

A UPA do Parque Flamboyant é porte III e tem capacidade para realizar até 500 atendimentos por dia. O investimento total foi de 4,7 milhões, sendo 2,6 milhões do Ministério da Saúde e o restante contrapartida do município. “Para o ministério é também motivo de muito orgulho e satisfação ver uma obra desse porte entrando em funcionamento. Viemos pessoalmente de Brasília para esse momento e gostaríamos de ressaltar que Aparecida poderá sempre contar com apoio do governo federal”, pontuou o diretor do Departamento de Atenção Hospitalar e de Urgência (DAHU), do Ministério da Saúde, Marcelo Oliveira, que na ocasião representou o ministro Ricardo Barros.

Com a unidade em funcionamento, Aparecida será a única cidade de Goiás contemplada com três UPAS 24 horas porte III. A cidade já conta com a UPA Buriti Sereno e UPA Brasicon. Além disso, os Cais Nova Era e Colina Azul dão suporte no atendimento de urgência e emergência. As UPAs de Aparecida possuem uma abrangência de 200 a 300 mil habitantes, portanto, com uma população de aproximadamente 550 mil habitantes, o município terá cobertura de mais de 100% em relação a política de atenção às urgências.

“Antigamente essa região era esquecida e carecia de serviços públicos. Fomos muito beneficiados na gestão do ex-prefeito Maguito e do atual prefeito Gustavo. Hoje temos praças, academias abertas, creches, escolas, infraestrutura completa que melhorou a mobilidade das pessoas que trafegam por essa região, e agora, uma Unidade de Pronto Atendimento”, destacou o vereador da região Almeidinha (PMDB), representando a Câmara dos Vereadores.

Homenagem

Em outubro de 2014, o ex-prefeito Maguito Vilela sancionou lei que deu nome a UPA Flamboyant em homenagem a Geraldo Magela. Nascido em 24 de junho de 1954 e popularmente conhecido como Geraldo Padeiro, o homenageado foi morador de Aparecida por 27 anos. Era comerciante na área de panificação no setor Santa Luzia e foi vereador por quatro mandatos. No último, se tornou presidente da Câmara de Vereadores. Geraldo Padeiro era bastante conhecido e desenvolveu trabalhos sociais importantes para a região do Parque Flamboyant e Santa Luzia.

“Hoje é um dia de alegria e lembranças. Alegria porque daqui a pouco a unidade estará de portas abertas para a comunidade dessa região, e de lembranças pela homenagem a trajetória política do meu pai”, agradeceu, emocionado, Maione Padeiro, filho do homenageado.