Uso de aplicativo irá reduzir gastos com frota oficial de veículos em Aparecida

Por Rodrigo Augusto

1 de outubro de 2018

Por Rodrigo Augusto

1 de outubro de 2018

Foto: Jhonney Macena

Projeto já está em fase de implantação em Aparecida de Goiânia que terá o aplicativo customizado tanto em smartphones com sistema Android quanto em iOS. Os testes com os motoristas e servidores serão iniciados em breve

Pensando na redução de custos e na otimização da gestão municipal, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, firmou parceria com a Prefeitura do Recife-PE para o compartilhamento sem custos do aplicativo Sistema Integrado de Gestão de Automóvel (Siga) – plataforma disponível na versão mobile para usuários e motoristas que gerencia os veículos oficiais. A ferramenta, que se parece com o UBER, possibilita melhor utilização da frota, aumenta o nível de serviço das secretarias com uma quantidade menor de veículos, reduzindo a emissão de poluentes e melhorando a mobilidade na cidade.

Na prática, a prefeitura terá maior controle sobre a frota, pois o Siga irá monitorar em tempo real todos os veículos oficiais, mostrando o usuário e trajeto de cada viagem. Além disso, o tempo de atendimento irá cair, pois o aplicativo possibilita que o automóvel mais próximo do solicitante atenda a chamada, reduzindo o gasto com combustível e o tempo de espera. A plataforma também aponta qual trajeto de viagem mais econômico, permite o agendamento de solicitações e a comunicação entre solicitante e motorista, facilitando na definição do melhor ponto de embarque.

“Com a implantação do aplicativo os carros oficias ficarão à disposição do serviço público e não parados nas secretarias esperando serem demandados pelos servidores. Esse modelo de compartilhamento reduz o número de veículos, aumenta a eficiência da frota e ainda gera economia aos cofres da prefeitura”, aponta o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Cleomar Rocha.

Responsável pela implantação do Siga em Recife, o controlador geral do município pernambucano, Rafael Figueiredo, contou em entrevista ao site Solicita algumas vantagens do aplicativo. “Houve um aumento do número de atendimentos de usuários sem alterar quantidade de veículos disponíveis. Desta forma, na lógica da economia compartilhada, os veículos à disposição da ferramenta são usados de forma plena, eliminando as lacunas naturais de ociosidade que ocorrem neste tipo avença”, aponta.

Na capital pernambucana, a utilização do aplicativo começou a ser testada em sete secretarias e já contribuiu com a redução do número de veículos utilizados pela prefeitura e com gastos com combustíveis e manutenção. “A plataforma tem a perspectiva de economizar mais de R$ 16 milhões até o final de 2018 com a redução do tamanho da frota, contribuindo para a contenção da emissão de poluentes e a melhoria da mobilidade urbana”, destaca o controlador geral do município.

A Cidade do Recife foi a primeira no país a contar com esse tipo de inteligência artificial para gerenciar a utilização da frota oficial de veículos, aliando inovação aos processos envolvidos, mas sem perder de vista a qualidade dos serviços. Agora é a vez de Aparecida utilizar essa tecnologia para aperfeiçoar a utilização de sua frota oficial, como parte do seu projeto de Smart City.

O projeto já está em fase de implantação em Aparecida de Goiânia, que receberá o aplicativo customizado para smartphones nos sistemas Android e iOS. Os testes com os motoristas e servidores serão iniciados em breve e o treinamento será feito pela equipe técnica da prefeitura de Recife. “Após a fase de testes, a gestão do SIGA será entregue à Diretoria de Veículos Leves, que continuará recebendo apoio e suporte da SCTI e da equipe do Recife”, finalizou Cleomar Rocha.