Uso racional da água é tema de projeto que envolve mais de 4 mil alunos de Aparecida

Por Klau Bueno

7 de novembro de 2018

Por Klau Bueno

7 de novembro de 2018

O projeto Águas na Escola – Gotas de Futuro selecionou oito unidades escolares no município

A cada ano cresce a preocupação com o desperdício de água potável no planeta. O líquido precioso deve ser economizado porque é um dos recursos naturais mais valiosos da Terra e é fonte de vida para a humanidade. Pensando na conscientização e uso racional da água por parte de adultos e crianças, a Prefeitura de Aparecida está participando do Projeto Águas na Escola – Gotas de Futuro. A ação é uma iniciativa do Instituto Trata Brasil (ITB) em parceria com a Educação Municipal.

Oito unidades escolares foram selecionadas e mais de 4 mil alunos da rede municipal de ensino de Aparecida vão participar de ações voltadas para a sensibilização do uso racional da água, proteção dos recursos hídricos, importância da coleta e do tratamento de esgoto e proteção contra doenças.

Em Aparecida, as ações serão realizadas em duas etapas. A primeira está acontecendo esta semana e vai até a próxima sexta-feira, 9, nas Escolas Municipais Cidade Vera Cruz, Vilmar Gonçalves da Silva, Santo Antônio e Cidade Satélite São Luiz, onde o encerramento acontecerá no período vespertino com a presença do prefeito Gustavo Mendanha e secretária de Educação Valéria Petersen. A segunda etapa vai de 19 a 21 de novembro nas Escolas Municipais Ari Caetano da Costa, Amélia Cândida Brasil e a conveniada Educandário Evangélico Raios Brilhantes.

As atividades desenvolvidas com os alunos são lúdico/pedagógicas, com as crianças sentadas no chão. Dinâmicas e brincadeiras são realizadas com a presença da ginasta brasileira campeã mundial Daiane dos Santos, que é embaixadora do ITB. Ao final as crianças recebem um kit contendo uma cartilha da Turma da Mônica desenvolvida especialmente pelo cartunista e criador da série, Maurício de Sousa.

A secretária de Educação Valéria Petersen explicou porque é importante desenvolver esses projetos com as crianças. “Os adultos são mais difíceis de serem reeducados, mas as crianças, além de serem verdadeiros papéis em branco, são multiplicadores de conhecimento. Quando uma criança aprende, elas cobram os pais para que também façam o certo”.

Serviço:

Projeto Águas na Escola – Gotas de Futuro conscientiza mais de 4 mil alunos de Aparecida sobre uso racional da água

Data: Encerramento primeira etapa – 9 de novembro, sexta-feira

Horário: 13h30

Local: Escola Municipal Cidade Satélite São Luiz – Avenida Americano do Brasil, Qd. 71, Cidade Satélite São Luiz, Aparecida de Goiânia