Vacinação contra a covid continua disponível para crianças de até 5 anos e grupos prioritários

Por Camila Godoy

6 de fevereiro de 2024

Por Camila Godoy

6 de fevereiro de 2024

Foto: Arquivo Secom Aparecida

Imunizante compõe o calendário de vacinação de rotina infantil. Pessoas dos grupos prioritários devem se vacinar semestralmente ou anualmente, a depender do grupo

Seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde (MS), em Aparecida de Goiânia a vacinação contra a covid-19 continua disponível para crianças de até 5 anos e grupos prioritários. O imunizante é ofertado em 35 postos.

A coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro, ressalta que as crianças e os grupos prioritários são os que têm maior risco de complicação caso sejam contaminados e precisam redobrar a atenção: “Não podemos descuidar. O vírus continua circulando e devemos nos proteger”.

Renata informa que a vacina contra a covid foi incluída no Calendário Nacional de Vacinação Infantil e é indicada para todas as crianças de 6 meses até 5 anos de idade. “O esquema vacinal das crianças é composto por três doses, que estão disponíveis durante todo o ano, juntamente com as demais vacinas de rotina”.

Ela explica ainda que novas doses de reforços com a vacina bivalente também são indicadas para os grupos prioritários, independentemente de quantas doses as pessoas já tenham recebido. “A aplicação do reforço é recomendada semestralmente ou anualmente, a depender de qual grupo a pessoa participa”, enfatiza.

Para a população em geral, não há indicação de novas doses. Contudo, quem nunca se vacinou ou que não completou o esquema básico (duas doses) precisa procurar os postos.

Grupos prioritários

São grupos prioritários: idosos (pessoas acima de 60 anos); gestantes e puérperas; e pessoas imunocomprometidas. Esses grupos devem receber reforços semestrais. A cada seis meses, uma nova dose de reforço.

São grupos prioritários ainda: Trabalhadores de saúde; Pessoas com deficiências; Pessoas com Comorbidades; Pessoas vivendo em instituições de longa permanência (a partir de 12 anos); Indígenas, Ribeirinhos e Quilombolas (a partir de 6 meses de idade e mais); População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade e do socioeducativo; Adolescentes cumprindo medidas socioeducativas; e Pessoas em situação de rua. Esses grupos devem receber uma dose de reforço anualmente. A aplicação pode ser feita a partir de seis meses da última dose recebida.

O que levar

Para ser vacinado contra a covid basta apresentar documentos pessoais (RG ou Certidão de Nascimento), Cartão SUS ou CPF e cartão de vacinação. Pessoas dos grupos prioritários também precisam comprovar a situação.

Postos

A vacinação nas UBS´s funciona de segunda a sexta das 7h30 às 16h30. Na Central de Imunização funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, e, aos sábados, das 8h às 13h. Já a sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira fica aberta de segunda a sexta das 8h às 18h. Os postos de imunização não funcionam em feriados e pontos facultativos. Confira os locais:

• UBS Andrade Reis
  • UBS Colina Azul