Vacinação infantil contra Covid já tem primeiras crianças imunizadas em Aparecida

Por Solange Araújo

17 de janeiro de 2022

Por Solange Araújo

17 de janeiro de 2022

Foto: Enio Medeiros

Quem já completou 11 anos pode receber a primeira dose pediátrica na Central de Imunização, em 6 UBS´s e em mais de 50 escolas da cidade. Crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente ou comorbidades, indígenas e quilombolas também já poderão ser imunizadas nos postos

A Prefeitura de Aparecida deu mais um passo na Campanha de Imunização contra a Covid-19 nesta segunda-feira,17. Nessa nova fase da imunização, crianças de 11 anos e crianças a partir de 5 anos com deficiência permanente ou comorbidades, indígenas e quilombolas começam a ser vacinadas. A vacinação infantil ocorre em salas exclusivas ao público, na Central de Imunização, das 8 às 18 horas, e em seis Unidades Básicas de Saúde (UBS´s): Andrade Reis, Anhambi, Bairro Cardoso, Retiro do Bosque, Veiga e Jardim Olímpico, das 8 às 16 horas.

O primeiro a ser vacinado em Aparecida foi o Emanuel Monteiro da Silva, 11. Ele recebeu a primeira dose da vacina na Central de Imunização. O garoto diz estar mais tranquilo após muito tempo de ansiedade: “Estou muito feliz, porque estou imunizado e agora posso ficar tranquilo. Eu estava bastante ansioso. A vacina é muito importante porque a gente precisa estar imunizado pra vencer a pandemia”.

Lucas Fernandes Rodrigues, 11, acompanhado dos pais, também aguardava na fila muito ansioso e não via a hora de ser vacinado. “Estou tão feliz que chegou a idade de 11 anos. Estava muito ansioso porque desde que a pandemia chegou estou querendo vacinar”, disse. André Sales Rodrigues, pai de Lucas, conta que a expectativa era maior por conta do retorno das aulas. “A expectativa é muito grande porque criança na sala de aula sem vacina não tem como. Nessa pandemia, é muito importante que estejam vacinados para que possa retornar às aulas mais tranquilos”,

Importância da imunização

Isabela de Sousa Teles, 11, também estava muito feliz após receber a primeira dose da vacina. “Eu estou muito feliz porque fui vacinada. Estava muito ansiosa, porque quero que o Coronavírus acabe logo e porque não aguento mais ficar longe dos meus amigos”, contou. Na UBS Retiro do Bosque, Kauana de Paula Rodrigues da Silva, 11, partilhava do mesmo sentimento de saudade dos amigos. “Eu estava ansiosa para vacinar porque vou voltar pra escola e ficar com meus amigos”, comentou.

Documentos necessários para vacinar

Para receber a vacina contra a covid-19 é necessário que as crianças estejam acompanhadas de seu responsável legal. Caso o responsável não possa acompanhar, é necessário assinar autorização. Além disso, a aplicação da vacina ocorre mediante apresentação da certidão de nascimento ou RG e cartão SUS ou CPF. Crianças com comorbidades ou deficiência, indígenas e quilombolas também precisam comprovar a condição.

A coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro, faz um alerta sobre as crianças com comorbidades ou deficiência que não têm laudo médico comprobatório: “Destacamos que nesse casos os pais não precisam correr às unidades de Saúde em busca de atendimento só para conseguir o documento. A expectativa da Secretaria é reduzir a faixa etária o quanto antes, além de levar o imunizante para as escolas e vacinar todas as crianças de 5 a 11 anos. Fazemos esse alerta, principalmente, tendo em vista os surtos de gripe e dengue na cidade e que sobrecarregam os postos de atendimento”.

Renata Cordeiro destaca ainda que o município priorizará a vacinação nas escolas para o público infantil: “Essa é uma estratégia que sempre deu certo em nossa cidade, pois facilita o acesso ao serviço e, principalmente no atual cenário de surtos de gripe, evita a circulação das pessoas nas unidades de saúde. Para aquelas crianças que moram em Aparecida, mas não estudam aqui ou que não querem aguardar nossas visitas às escolas, temos sete postos de imunização espalhados no município com salas exclusivas para vacinação pediátrica”.

Cronograma-ESCOLAR-de-vacinacao-COVID19-2022-1

Como funciona a vacinação infantil

Para iniciar a etapa infantil da imunização contra a covid-19, Aparecida vai receber 3.900 doses do imunizante da Pfizer, até o momento, o único autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a vacinação de crianças. Conforme novas remessas cheguem na cidade, a SMS ampliará a vacinação para outras idades, até os cinco anos. A estimativa da pasta, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é que Aparecida conta com 58.545 crianças na faixa etária de 11 a 5 anos.

A SMS lembra que a vacina da covid-19 não será administrada junto com outras do calendário infantil. Para as crianças, o prazo entre a aplicação desse imunizante e de qualquer outra vacina é de 15 dias. “Assim como em adultos, o esquema básico de vacinação pediátrica contra a covid-19 ocorrerá por meio da aplicação de duas doses da Pfizer, no intervalo de 8 semanas, mas a dosagem, composição e concentração da vacina infantil são diferentes da vacina aplicada em adultos”, reforça Renata Cordeiro.

Vacinação nas escolas

De 20 de janeiro a 28 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará visitas em mais de 50 escolas públicas e privadas da cidade para a vacinação infantil contra a covid-19. A primeira instituição visitada será o Colégio Estadual Jardim Cascatas, principal escola da comunidade quilombola na cidade. A vacinação ocorrerá no dia 20, a partir das 8h30.