Vacinação segue em Aparecida em todos os postos para aplicação de 1ª e 2ª dose

Por Daniela Ribeiro e Camila Godoy

19 de setembro de 2021

Foto: Rodrigo Estrela

Dose de reforço também está sendo aplicada em idosos acima de 70 anos e imunossuprimidos em todos os nove postos que já aplicam a segunda dose

A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), continua a aplicação da vacina contra a covid-19 nesta semana. Os moradores da cidade acima de 17 anos encontram a primeira dose de segunda a sábado, em oito postos espalhados pelo município. Na hora de receber o imunizante é necessário apresentar documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão SUS de Aparecida e comprovante de endereço.

No drive-thru da Cidade Administrativa não há necessidade de agendamento. Quem preferir receber o imunizante nas Unidades de Saúde (UBS’s) dos setores Andrade Reis, Anhambi, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim ou na Central Municipal de Imunização precisa agendar pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. O acesso pode ser feito pelo site da Prefeitura (aparecida.go.gov.br).

A Prefeitura vacina ainda adolescentes de 12 a 17 anos que tenham algum tipo de deficiência permanente, comorbidade ou que seja gestante ou puérpera (até 45 dias após o parto). Nesses casos é necessário comprovar a situação.

Adolescentes de 16 anos sem comorbidades podem buscar a xepa em sete postos. Os jovens dessa faixa etária podem procurar as UBS´s Andrade Reis, Anhambi, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim ou a Central Municipal de Imunização para deixar seu nome na lista. Ao final do dia, se for possível, os profissionais de saúde entrarão em contato

Dose de reforço dos 70+

A aplicação da dose de reforço (terceira dose) também segue na cidade para a população em geral, acima de 70 anos, em todos os nove postos que já aplicam a segunda dose: drive-thru do Aparecida Shopping e do Centro de Especialidades, UBS´s dos setores Andrade Reis, Anhambi, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim e Central de Imunização.

Para esse grupo receber a terceira dose do imunizante é necessário respeitar o intervalo de seis meses após a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única), independente da vacina aplicada. Os acamados não precisam entrar em contato novamente com a Central de Imunização para agendar a aplicação do reforço. A SMS fará esse controle.

Dose de reforço dos imunossuprimidos

As pessoas com alto grau de imunossupressão também devem receber a terceira dose, nos nove postos citados acima. Nesses casos, o intervalo para a dose de reforço deve ser de 28 dias após a última dose do esquema básico, também independentemente da vacina aplicada.

A imunização das pessoas vivendo com HIV ocorre das 8h30 às 16h, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do município, localizado no Centro de Especialidades.

Segunda dose

A aplicação da segunda dose segue normalmente na cidade. O serviço está disponível nos drives do Aparecida Shopping e do Centro de Especialidades e na Central de Imunização, das 8 às 18 horas. As UBS’s dos bairros Anhambi, Cardoso, Andrade Reis, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim também oferecem o reforço do imunizante, das 8 às 16 horas. Para receber a dose de reforço em qualquer um desses locais não é necessário agendar, basta respeitar a data prevista no cartão de Vacinação e no dia programado apresentá-lo, juntamente com documento de identidade e CPF ou Cartão SUS.

A coordenação de Imunizacao da SMS de Aparecida informa que o estoque de Astrazeneca para segunda dose acabou no último sábado, dia 18. A vacinação deste imunizante será retomada na próxima quinta-feira, 23, após a cidade receber nova remessa do Ministério da Saúde, por intermédio da Secretaria Estadual.

“Quem está programado de receber o reforço da Astrazeneca na segunda, terça ou quarta-feira, 20, 21 e 22, precisa aguardar a chegada do imunizante e a retomada da aplicação no município. O estoque de segunda dose das vacinas Pfizer e Coronovac está normal e a aplicação continua disponível em Aparecida”, sublinhou a coordenadora de imunização, Renata Cordeiro.

Ela ressalta ainda: “Peço a compreensão da população que estava programando para completar o ciclo no início da próxima semana. Na quinta retomaremos com a aplicação de imediato e a proteção vacinal dos moradores não será comprometida. Todos receberão o imunizante”, explica a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro.