Velórios estarão restritos a apenas oito pessoas durante Situação de Emergência em Saúde Pública no município

Por Frederico Noleto

20 de março de 2020

Por Frederico Noleto

20 de março de 2020


Foto: Claudivino Antunes

Uma das medidas preventivas à pandemia tomadas pelo Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao novo Coronavírus (CPE-nCov) de Aparecida regulamenta a ocupação de salas de velórios nas funerárias e de cemitérios da cidade. Seguindo as normativas do artigo 14 do Decreto “N” nº 115, de 16 de março de 2020, que veda a realização de eventos com aglomeração de pessoas sem a distância mínima necessária para evitar a contaminação pelo vírus, a Portaria N° 03/2020-GAB/SMS, publicada no Diário Oficial Eletrônico (DOE) de Aparecida na quarta-feira (18), proíbe a permanência simultânea de mais de oito pessoas nestes recintos.

As novas regras estarão em vigor enquanto persistir a declaração de Situação de Emergência em Saúde Pública, que aconteceu na última terça-feira (17), com a publicação do decreto Número 115.  Elas se somam a diversas outras determinações deliberadas pelo Comitê a fim de conter a transmissão do Coronavíus no município. Segundo o documento, cabe aos administradores dessas instituições zelar pelo cumprimento da norma, sob pena de responsabilização nos termos previstos em lei. Além disso, a determina-se que a portaria esteja em local de destaque, próximo às salas de velório.

Dentre as diversas novas medidas colocadas em vigor, estão as que regulamentam os próprios serviços de Saúde, como o agendamento de consultas eletivas, a aplicação e renovação de curativos, visitas UPAs, CAIS, hospitais públicos e privados, a Maternidade Marlene Teixeira, comunidades terapêuticas e instituições de média e longa permanência para idosos, instituições de acolhimento de média e longa permanência de crianças e adolescentes; e também o atendimento ao público na sede da Superintendência de Regulação, Controle e Avaliação da SMS, conhecida popularmente como “Pró-Reg”. Para saber quais os serviços da Prefeitura de Aparecida estarão em funcionamento clique aqui.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)