Veter Martins assina ordens de serviços que garantem maior eficiência da gestão pública

Por Elzenúbia Moreira

21 de setembro de 2017

Por Elzenúbia Moreira

21 de setembro de 2017

Foto: Claudivino Antunes

As obras promoverão ainda redução de custos, maior transparência, agilidade e qualidade do serviço prestado ao cidadão

Para garantir a modernização e agilidade do serviço público, o prefeito em exercício Veter Martins assinou na tarde desta quinta-feira, 21, duas ordens de serviço. A solenidade aconteceu no Paço Municipal e contou com a presença de secretários e representantes das empresas que venceram as licitações.

A primeira ordem serviço é para reforma dos prédios da Procuradoria Geral e das Secretarias de Saúde, Infraestrutura e Regulação Urbana. E a segunda é para digitalização dos processos e acervo da Prefeitura de Aparecida. As obras vão promover redução de custos, agilidade e qualidade do serviço prestado ao cidadão, além de proporcionar maior transparência e eficiência da gestão pública.

De acordo com Veter Martins, as obras que serão executadas são compromissos de campanha do prefeito Gustavo Mendanha que visam modernizar a cidade e dar sequência a uma gestão eficiente vinda do ex-prefeito Maguito Vilela. “São duas ordens de serviço importantes para Aparecida e a digitalização dos documentos é um passo fundamental para atingir este objetivo. As cidades que estão se modernizando começam acabando com o uso do papel”, garantiu o gestor.

Para o secretário de Finanças, André Luiz Rosa, a gestão atual está trabalhando dentro do conceito de cidade inteligente estabelecido por Gustavo Mendanha e as obras vão agregar valor ao conjunto. “Serão uma grande contribuição para desburocratização dos serviços no município. Vamos produzir mais com menos, assim ganha a prefeitura, a cidade e mais ainda a população”, ressaltou o secretário.

Os recursos para execução das obras são do Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT). A Prefeitura de Aparecida foi uma das primeiras a aderir ao PMAT. O programa do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) é voltado para municípios com população acima de 150 mil habitantes e tem como objetivo apoiar projetos da Administração Pública Municipal voltados à modernização da administração tributária, a fim de proporcionar aos municípios uma gestão eficiente.

Processo de digitalização

Com o serviço, Aparecida vai digitalizar mais de 17 milhões de documentos e extinguir 90% do arquivo físico. Segundo André Rosa, isso vai gerar uma redução de custos e liberar espaço que poderá ser utilizado para outros projetos. “Em pouco tempo, muitos serviços públicos do município serão realizados por meio digital”, ressaltou o secretário.

A Flexdoc Tecnologia da Informação Ltda é a empresa que executará a digitalização do processos da Prefeitura de Aparecida e o valor estimado do serviço é de R$2.599.054,04. Para o diretor comercial da empresa, Eduardo Borem,  ainda existe uma resistência a cultura do papel nos órgãos públicos. “Proporcionará agilidade tanto para gestão, mas principalmente no atendimento ao cidadão. No atual momento que a civilização está, não podemos mais tratar as informações em cima do suporte papel, o suporte digital é vital para que garantir celeridade, acertividade e resultados”, enfatizou.

Reforma das secretarias

A reforma dos prédios das secretarias está orçada em R$ 586.769,21 e a empresa vencedora da licitação foi a Brempi Construtora Ltda Epp, que irá se reunir na próxima semana com os secretários das pastas para criarem, em conjunto, um cronograma para início e execução dos serviços.

De acordo com o secretário André Rosa, as obras vão promover melhorias na qualidade de vida do servidor, que irá trabalhar em um ambiente mais agradável e planejamento afetando positivamente na prestação de serviços ao cidadão.

Estiveram presentes ainda na assinatura dos documentos, os secretários Mário Vilela (Infraestrutura), André Rosa (Fazenda), Adriano Montovani (Trabalho), Gefferson Aragão (Esporte, Lazer e Juventude), Arnaldo Leite (Mobilidade e Defesa Social), Jório Rios (Administração), Rodrigo Caldas (Educação), Edgar Tollini (Saúde), Afonso Boaventura (Casa Civil), Fábio Camargo (Procuradoria) e Raul Coutinho (Planejamento e Regulação Urbana).