Veter Martins e Ronaldo Caiado discutem novas medidas por meio de videoconferência

Por Rafael Freitas

3 de abril de 2020

Por Rafael Freitas

3 de abril de 2020

Foto: Wigor Vieira

O prefeito em exercício de Aparecida, Veter Mertins, participou de uma videoconferência com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, na manhã desta sexta-feira, 03, onde os dois apresentaram as medidas de enfrentamento ao coronavírus no município. Participaram também da reunião os secretários municipais Alessandro Magalhões (Saúde), Fábio Passaglia (Casa Civil), André Rosa (Fazenda) e Ozéias Laurentino (Comunicação).

No vídeo, Veter Martins disse que o Hospital Municipal de Aparecida (HMAP) está com uma ala à disposição para enfrentamento ao Covid-19. Está sendo feito um estudo de como a unidade hospitalar poderá atender a Secretaria de Estado da Saúde para ser referência no enfrentamento a pandemia. Para isso o município depende de custeio por parte do Ministério da Saúde. O governador Ronaldo Caiado afirmou que vai conversar com o ministro da Saúde, Henrique Mandetta, para liberação de recursos.

“Estamos tomando decisões em conjunto com o governador no sentido de combater de forma assertiva essa pandemia. Ronaldo Caiado tem sido muito solicito e estamos alinhando acordo com o governo no sentido de garantir melhor dignidade para todos da nossa cidade”, afirmou Veter.

Na videoconferência, o governador sinalizou analisar o pedido com atenção e ressaltou também que o município tem dado apoio as decisões na prevenção e enfrentamento a pandemia. “Se tem uma prefeitura que tem me ajudado é a de Aparecida de Goiânia. Não sabemos o que virá pela frente, mas estamos de mãos dados e caminhando em total harmonia”, afirmou Caiado.

Em contrapartida, a Secretaria de Saúde de Aparecida se comprometeu a analisar o pedido do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo) para ceder o Hospital Garavelo, que é conveniado ao SUS, para atender os servidores associados que porventura testarem positivo para Covid-19. Como o Hospital do Servidor Público, na capital, está servindo como Hospital de Campanha de tratamento dos pacientes com coronavírus, o Ipasgo quer uma unidade exclusiva para atender os assistenciados em caso de coronavírus.

Caiado e Veter também se comprometeram a trabalhar unidos na área social. O governador destacou que a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) dará suporte a prefeitura com a doação de cestas básicas a população carente de Aparecida. Nesta semana, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha, lançou uma campanha solidária para ajudar as famílias carentes de Aparecida.

Veter destacou, na ocasião, as medidas econômicas, sociais e de saúde pública que já foram adotadas no âmbito da administração municipal, em relação a pandemia do coronavírus, desde a criação do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Covida-19, em 16 de março.

Retorno

Veter Martins aproveitou a videoconferência para comunicar ao governador que o prefeito Gustavo Mendanha (MDB), retornará ao cargo efetivamente na próxima segunda-feira, 6, após 41 dias afastado para tratamento da trombose venosa cerebral. A decisão foi tomada pela equipe médica que trata o prefeito. Desde que foi decretado a pandemia por causa do novo coronavírus, Gustavo tem participado das decisões à distância sempre em contato com o prefeito em exercício, Veter Martins, e secretários.