Veter recebe relatório da Comissão de Habitação para seleção do Residencial Buriti Sereno

Por Daniela Soares

8 de junho de 2017

Por Daniela Soares

8 de junho de 2017

Foto: Carlos Alexandre

Aparecida de Goiânia, 08 de junho de 2017 – Representantes da Comissão de Acompanhamento e Fiscalização do Processo de Pré-seleção do Residencial Buriti Sereno, composta por membros da administração, Câmara e sociedade civil organizada, estiveram hoje, 08, no Paço Municipal onde entregaram ao vice-prefeito e secretário de Governo, Veter Martins, o relatório completo de todo o processo de seleção das famílias beneficiadas. Desde o cadastramento, à definição dos critérios do sorteio e todas as reuniões realizadas até o momento.

O presidente da comissão, Wegne Costa,  e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Célia Maria Fernandes, que também integra a comissão, solicitaram ainda a realização de uma segunda simulação, desta vez no mesmo local onde será realizado o sorteio oficial, em 13 de junho: a Escola do Servidor, na sede da Prefeitura. “A nova simulação está pré-agendada para segunda-feira, dia 12, atendendo à solicitação dos membros da comissão. Todo esse cuidado confere ainda mais credibilidade ao processo”, afirmou Veter, que entregará o relatório da comissão ao prefeito Gustavo Mendanha.

A primeira simulação do sorteio dos apartamentos do Condomínio Residencial Buriti Sereno foi realizada nesta sexta-feira, 02, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Aparecida, a pedido do Ministério Público Federal. O teste foi coordenado pelo secretário da pasta, Ozair José, com o objetivo de avaliar a segurança e qualidade do sistema online que será utilizado no sorteio.

Nenhum problema foi apontado e o programa foi aprovado pelos representantes de todas as instituições que fiscalizam o processo de seleção. Apenas aspectos secundários, como o layout e outros elementos visuais do sistema, passaram por melhorias, que também serão apresentadas durante a segunda simulação.

Sorteio real ocorrerá na próxima terça-feira

O sorteio oficial das unidades habitacionais do Residencial Buriti Sereno será realizado no dia 13 de junho, às 9 horas, na Escola do Servidor. Será acompanhado pelo prefeito Gustavo Mendanha; pelo procurador federal em Goiás, Ailton Benedito; e por representantes da OAB-GO, do Procon Municipal, da Câmara Municipal de Vereadores, da Secretaria de Assistência Social e da Comissão de Habitação.

Ao todo, 12.663 famílias se cadastraram para a pré-seleção, sendo 10.681 aptas a participar. Elas concorrem a 500 unidades habitacionais – 60% das 832 unidades totais – destinadas à seleção do município. As outras 332 famílias serão selecionadas pela Agência Goiana de Habitação (Agehab), que é parceria da Prefeitura no projeto por meio do Programa Cheque Mais Moradia.

A seleção das unidades do município será realizada seguindo os seguintes critérios: 5% são reservadas a pessoas idosas; 5% a pessoas com deficiência; e as demais seguindo outros critérios definidos no edital, como famílias chefiadas por mulheres, residentes há mais de 5 anos no município, entre outros. Famílias com portadores de microcefalia serão contemplados automaticamente, sem necessidade de participação no sorteio, mas a confirmação do benefício só ocorrerá após visita de fiscais.

Idosos e deficientes que não se enquadrarem nos seus grupos específicos, migrarão para os grupos gerais, desde que obedeçam aos demais critérios. Um cadastro de servas, correspondente a 30% do número total de unidades ofertadas, também será criado. Ele será utilizado caso as famílias contempladas no primeiro sorteio apresentem irregularidades e sejam desclassificadas ao receberem as visitas domiciliares.

Todas as regras para o sorteio das unidades habitacionais do Residencial Buriti Sereno estão no Edital 001/2017, disponível no site da Prefeitura, www.aparecia.go.gov.br, no link “Habitação – Minha Casa, Minha Vida”.