Vilmar e Kajuru destinam R$ 500 mil para Casa de Apoio São Luiz em Aparecida

Por Thiago Oliveira

27 de dezembro de 2023

Foto: Jhonney Macena

Valor foi destinado a Casa de Apoio São Luiz, por meio de emenda e deve custear a instituição que apoia pacientes com câncer e acompanhantes de todo o país que buscam tratamento em Goiás

O Prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano e a Secretária de Assistência Social, Sulnara Santana, receberam nesta quarta-feira, 27, do Senador da República, Jorge Kajuru, R$ 500 mil, que já foram depositados na conta da Casa de Apoio São Luis. A destinação do recurso foi feito por meio de Emenda Parlamentar do senador que entregou o cheque simbólico às filhas da Dona Carmem, mãe do Cantor Leonardo, que cuidou da instituição durante toda a sua vida.

A verba será utilizada no acolhimento de pessoas que vem para Goiás em busca de tratamento contra o câncer. A instituição filantrópica, que fica na região central de Aparecida, oferece estadia, alimentação e suporte para portadores de câncer e acompanhantes que estejam em tratamento em Aparecida ou nas cidades vizinhas.

Atualmente a instituição tem capacidade de atender até 84 pessoas simultâneas, no complexo que fica localizado no Setor Serra Dourada III. O local conta com 42 quartos com banheiro, além de sala de TV, capela e refeitório. Por ano a Casa de Apoio atende aproximadamente 700 pessoas com todo o serviço ofertado de forma gratuita.

O senador Jorge Kajuru elogiou a velocidade com que Aparecida liberou o valor repassado por ele. “Esse valor já está na conta da Casa de Apoio e nós temos a certeza que vai ajudar muita gente. Aparecida é uma cidade que eu tenho a confiança de que todo dinheiro que eu mandar será investido. Desde que conheci o Vilmar e a Sulnara, vi neles o lado humano, a preocupação com o próximo e a dedicação para o cuidado com Aparecida”, reconheceu Kajuru.

A secretária de Assistência Social de Aparecida, Sulnara Santana, agradeceu pela parceria. “Essa é uma união de esforços entre a nossa secretaria, o Prefeito Vilmar Mariano, o senador Jorge Kajuru e a Casa de Apoio São Luiz. Tenho certeza que esse esforço conjunto trará ainda mais comodidade nos atendimentos e na estadia ofertada por essa instituição tão respeitada no nosso município”, evidenciou a secretária.

A Instituição é mantida pela família do cantor Leandro, falecido em junho de 1998 em decorrência de um tumor na região do tórax. Além da Casa de Apoio localizada no município, o Anfiteatro Municipal também recebe o nome do talento goiano da música sertaneja, que mantém viva sua memória e o legado social de sua família.

“Não é todo dia que recebemos um senador com tanta vontade de ajudar quem precisa. Tenho gratidão pela amizade com o senador Jorge Kajuru e pelas emendas que empenha para o nosso município. Hoje foi um dia de muitas notícias boas que marcam a história de Aparecida”, agradeceu o Prefeito Vilmar Mariano.

Representando a Casa de Apoio São Luiz, a atual diretora do instituto, Carmen Lúcia, ressaltou a importância do investimento. “Quando começamos não sabíamos como seria o custeio da energia, da água, as acomodações e hoje a gente tem a tranquilidade financeira para oferecer um serviço de qualidade para as pessoas que buscam tratamento e seus acompanhantes”, afirmou.

Sobre a Casa de Apoio São Luiz

A Casa de Apoio São Luiz é uma instituição filantrópica que tem por objetivo dar apoio e suporte aos portadores de câncer durante o processo de tratamento e recuperação. Fundada em novembro de 1999, no município de Aparecida de Goiânia, em Goiás, a Casa começou com uma estrutura pequena: apenas doze quartos.

A instituição recebe pessoas carentes que residem fora de Goiás. São pacientes de todo o Brasil que procuram a ajuda dos voluntários da Casa. Além da hospedagem, a Casa de Apoio São Luiz oferece alimentação, transporte para o hospital, acompanhamento psicológico e, para as crianças, continuidade nos estudos.

Presentes

Participaram do evento os vereadores Isaac Martins, Amendoim e Diony Nery, a vereadora Camila Rosa, o deputado estadual Veter Martins e os secretários Vanilson Bueno, Gerfeson Aragão, Fábio Camargo, Ozéias Laurentino Júnior, Alessandro Magalhães, Felismar Martins, Tia Deni e Valéria Pettersen.