Vilmar Mariano apresenta potencialidades de Aparecida a gestores de Criciúma (SC)

Por Allan David

6 de fevereiro de 2023

Por Allan David

6 de fevereiro de 2023

Foto: Divulgação

Prefeito e o secretário Marlúcio Pereira, de Articulação Política, cumprem agenda no município catarinense em compromissos para troca de experiências administrativas com a gestão local

O prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano, e o secretário de Articulação Política, Marlúcio Pereira, estão em Criciúma para uma visita institucional àquele município do sul catarinense. No encontro, Vilmar e o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, trocam experiências de gestão em áreas estratégicas como ciência e tecnologia, desenvolvimento econômico, saúde, educação, mobilidade urbana e segurança pública.

O expediente de Vilmar e Marlúcio em Criciúma começou na manhã desta segunda-feira (06) com uma reunião na Prefeitura de Criciúma. Eles apresentaram ao prefeito Clésio Salvaro e ao seu secretariado várias boas práticas do modelo de governança aparecidense, inclusive o programa Cidade Inteligente. Através da tecnologia, a iniciativa busca desonerar os cofres públicos, interligar toda a administração, aumentar a conectividade na cidade e monitorar as ruas do município em tempo real, entre outras finalidades.

“Aparecida e Criciúma têm muitas potencialidades. Com essa troca de experiências, podemos estreitar nossos laços de cooperação e compartilhar a inteligência de atuação na administração pública para favorecer os moradores e estimular o desenvolvimento dos dois municípios”, comenta o prefeito Vilmar Mariano.

Marlúcio Pereira, que já foi secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, explicou em Criciúma que Aparecida é considerada uma das cidades mais bem-sucedidas do Brasil no campo logístico por conta de sua localização, no centro do país, e dos investimentos feitos pela Prefeitura para prover um ambiente de negócios sólido e previsível. “Alguns reflexos desses atrativos de Aparecida são os nossos parques industriais e logísticos e o próprio montante de empresas ativas na cidade, um número superior a 70 mil CNPJs. Aparecida é uma cidade muito segura para se investir.”

Ao longo desta segunda-feira, a delegação de Aparecida fará visitas técnicas a praças, a polos industriais e a empresas de Criciúma. Vilmar e Marlúcio retornam a Aparecida ainda hoje.

A troca de experiências de gestão é comum entre municípios. E Aparecida tem sido destino de muitos gestores de cidades de Goiás e de outros estados. Já neste início do ano, o prefeito Vilmar Mariano recepcionou na Cidade Administrativa Maguito Vilela gestores de municípios como Joinville (SC) e Bonfinópolis (GO), compartilhando com eles detalhes do funcionamento do Cidade Inteligente e de outros programas de governo.