Vilmar Mariano e Daniel Vilela encaminham tratativas para transferência do Semiaberto

6 de março de 2023

Foto: Jhonney Macena

Em reunião com participação do setor produtivo, prefeito de Aparecida e vice-governador analisam plano para área do Semiaberto dar lugar à novo polo empresarial em Aparecida

O prefeito Vilmar Mariano se reuniu nesta segunda-feira (06) com o vice-governador Daniel Vilela e com empresários da cidade para dar encaminhamento à proposta de transferência das instalações do Regime Semiaberto de Aparecida de Goiânia para próximo ao atual Complexo Prisional de Goiás. O encontro ocorreu na sede da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), que cedeu o espaço e coordenou a reunião de trabalho.

Representando o Ministério Público de Goiás, o promotor de Justiça Fernando Krebs informou que a proposta em análise – que tem o aceno favorável do MP-GO – é de transferir o Semiaberto para a área anexa ao Complexo Prisional de Goiás. O Semiaberto está localizado atualmente na Alameda Antônio Elias de Deus, nas proximidades do Polo Industrial José Alencar, na Região Leste de Aparecida.

A intenção com a mudança do Semiaberto é desapropriar a área onde se encontra hoje para construir no local um novo polo empresarial, o Centro Empresarial Metropolitano. Com o apoio da Prefeitura de Aparecida, essa transferência atenderia uma demanda recorrente do setor produtivo, que pede espaço para construir e trazer mais empresas para a cidade.

“É realmente um sonho de Aparecida transferir da cidade o Semiaberto e, depois, todo o Complexo Prisional”, afirmou o prefeito Vilmar Mariano. O gestor tem participado de reuniões com o Governo de Goiás para viabilizar a instalação do novo polo empresarial.

O presidente da Aciag, Leopoldo Moreira, indicou que o novo polo empresarial pode ser o endereço de parte de 380 indústrias que, segundo ele, querem se instalar em Aparecida.

Daniel Vilela falou em nome do governador Ronaldo Caiado. Ele lembrou que a retirada do Semiaberto é discutida desde o governo do ex-prefeito Maguito Vilela, que administrou Aparecida de 2009 a 2016. “Estamos à disposição para fazer o que for necessário para concretizar isso o mais rápido possível”, assegurou o vice-governador.

Prazos estipulados

Na reunião ficou definido que a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) deve apresentar ao MP-GO nos próximos sete dias uma proposta formal com dados técnicos para a transferência do Semiaberto.

O Ministério Público se comprometeu a analisar a proposta também dentro de sete dias para, então, firmar com o Estado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) estabelecendo as devidas garantias para a transferência e construção do novo Semiaberto.

Josimar Pires, diretor-geral de Administração Penitenciária, informou que o novo prédio do Semiaberto será edificado com a técnica de construção modular, o que, conforme informou, permite realizar toda a construção do prédio em 180 dias.

Também participaram da reunião o deputado federal por Goiás Professor Alcides (PL); o deputado estadual Veter Martins (Patriota); o procurador-geral de Aparecida, Fábio Camargo; os secretários municipais de Comunicação, Ozéias Laurentino Júnior, e de Indústria de Comércio, Felismar Martins; o presidente do Companhia de Desenvolvimento de Aparecida, Luiz Maronezi; além de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB) e outros líderes do setor empresarial de Aparecida.