Vilmar Mariano entrega reforma de Escola Municipal Vera Cruz II

Por Juliana Fulquim

25 de abril de 2023

Foto: Michel Abdallah

A reforma da unidade, que teve duração de um ano, beneficia 640 alunos do Ensino Fundamental I e Educação Infantil

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia entregou nesta segunda-feira, 24, mais uma unidade educacional da rede completamente revitalizada. Desta vez, os contemplados foram os estudantes da Escola Municipal Vera Cruz II. A instituição recebeu serviços de reforma e manutenção realizados entre fevereiro passado e abril deste ano. Para realizar as obras, a Prefeitura investiu cerca de R$ 1,5 milhão, recursos do Tesouro Municipal direcionados ao Programa Cuidar de Nossa Escola é Dever de Todos.

Durante a solenidade de entrega das novas instalações, o prefeito Vilmar Mariano falou do compromisso com a continuidade do programa de reformas e com a ampliação da Rede Municipal de Educação. “É uma alegria poder entregar essa escola, que passou por completa reestruturação e acreditamos que, quando a Prefeitura realiza um serviço dessa envergadura, quem ganha é a comunidade”, enfatizou o gestor que estava acompanhado de vereadores e do deputado estadual, Veter Martins.

A escola Vera Cruz II possui 11 salas de aula e atende 646 crianças matriculadas na pré-escola e no ensino fundamental I, distribuídas em 22 turmas nos turnos matutino e vespertino. O secretário da Educação, professor Divino Gustavo, agradeceu o empenho da gestão municipal na realização das obras que, conforme ressalta, promoveram modificações profundas na parte estrutural e deram uma nova feição para a unidade escolar.

“Nosso intuito é garantir a segurança e o bem estar dos nossos alunos. Para isso, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, não está poupando esforços para que os benefícios de reforma e manutenção alcancem todas as nossas unidades educacionais”, observou o secretário ao lado do deputado federal, Professor Alcides, que tem destinado verbas para a educação no município.

As melhorias que foram realizadas na unidade escolar incluíram, entre outras coisas, a reforma completa da quadra de esporte, a instalação de um novo reservatório de água e a restauração de toda a parte de cobertura com a substituição de telhas e a instalação de rufos e calhas para conter infiltrações e dar maior vazão à água da chuva.

Espaços como banheiros e cozinha foram revitalizados, ganharam novos aparelhos e receberam adequações com vistas a atender as normas da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros. “A comunidade aguardou muito por esta reforma, pois a escola é a principal do bairro e já vinha carecendo destas melhorias”, comentou a diretora Joana Darque.

Nos pavilhões, as salas de aulas receberam serviços de revisão elétrica, incluindo a instalação de novas luminárias, interruptores e tomadas. Itens danificados como forros de PVC, janelas, vidros, portas e esquadrias foram recuperados ou substituídos. O sistema de captação de água e esgoto foi ampliado e ganhou maiores dimensões na parte de tubulação, calhas, grelhas e caixas de passagem, o que facilitará o escoamento das águas pluviais e evitará alagamentos em períodos de intensas chuvas.

Além dos serviços de reforma e manutenção, a escola foi revitalizada e recebeu pintura geral nas cores e padrões da administração municipal. A Prefeitura também aumentou a altura do muro, construiu calçamento na área externa e instalou uma nova abertura para entrada e saída de alunos. “As intervenções melhoram o acesso e dão mais segurança a alunos e servidores”, pontuou o vereador Willian Panda.

A inauguração foi acompanhada pelos vereadores Diony Nery (PSDB), Amendoin (PDT), Camila Rosa (PSD), Lélis Pereira (PP), e Elio Bom Sucesso (MDB). Pelos secretários municipais, Sulnara Santana (Assistência Social), Roberto Cândido (Segurança Pública), Brunna Lomazzi (Transparência e Fiscalização), Tia Deni (Políticas Públicas para Mulheres), Robes Venâncio (AparecidaPrev) e Geferson Aragão (Esporte).