Vilmar Mariano exalta experiência de Tia Deni para assumir a Secretaria da Mulher

Por Allan David

16 de fevereiro de 2023

Por Allan David

16 de fevereiro de 2023

Tia Deni secretária da mulher de Aparecida de Goiânia
Foto: Rodrigo Estrela

Pedagoga e bacharel em direito, Tia Deni assume a pasta recém-criada pelo prefeito de Aparecida após experiência de seis anos como secretária executiva da Mulher

“A Tia Deni vai cuidar das pautas das mulheres no nosso município com muita competência.” É o que garante o prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano, sobre a escolha por Eldeni Souza, a Tia Deni, para comandar a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres. A pasta foi criada na semana passada por iniciativa do gestor e apresentada oficialmente nesta terça-feira (14), ao lado da ministra da Mulher, Cida Gonçalves, no evento de entrega do Condomínio Habitacional Chácara São Pedro.

Vilmar Mariano explica que a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres foi criada em consonância com o que ele considera um clamor nacional pela institucionalização da defesa da mulher. “As pautas das mulheres são pleitos muito importantes”, acrescenta o prefeito.

Segundo Vilmar, Tia Deni é uma grande mulher, amiga e companheira. O prefeito ressalta que ela foi escolhida para o cargo pela experiência que acumulou nos seis anos em que permaneceu como secretária executiva da Mulher de Aparecida.

Até então, a pasta era vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social. Agora, ganha status de secretaria e, na estrutura da administração, fica ligada diretamente ao Gabinete do Prefeito.

Tia Deni diz que sua trajetória na então Secretaria Executiva da Mulher a ajudou a dimensionar com precisão as demandas das mulheres em Aparecida. “A gente entendeu que a frequência da violência contra a mulher em Aparecida é diária. Hoje, mais de mil mulheres no município têm que conviver com medidas protetivas”, cita a secretária da Mulher.

A gestora ressalta que no trabalho conjunto com a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Aparecida de Goiânia, a administração municipal identificou a necessidade de criar a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres para implementar políticas públicas direcionadas à proteção das mulheres.

Conforme Tia Deni, a prioridade da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres será criar a casa de passagem. A instituição funciona como espaço público para acolher pessoas afastadas do núcleo familiar, neste caso, o público feminino.  “É muito difícil a mulher chegar com pedido de socorro e a gente não saber para aonde levar”, comenta a secretária.

Perfil

Eldeni de Souza Neves, a Tia Deni, tem 54 anos. Formada em direito e pedagogia, é empresária do segmento de educação. Radicada em Aparecida de Goiânia há 40 anos, é natural de Brasília (DF). Quando chegou a Aparecida, se estabeleceu na Vila Alzira, região que viu crescer e onde angariou muitas amizades. Foi presidente de bairro, professora e diretora escolar. Durante seis anos, colaborou com o município na função de secretária executiva da Mulher.

Secretária promove encontro de moradores com o prefeito

Prefeito Vilmar e Tia Deni respondem a solicitações das moradoras e dos comerciantes – Foto: Rodrigo Estrela

Atualmente, Tia Deni é reconhecida como uma das principais lideranças do Jardim das Esmeraldas. E hoje (16), para integrar a comunidade do bairro à gestão municipal, ela ofereceu um café da manhã em sua casa a vizinhas e comerciantes do setor. O prefeito Vilmar Mariano esteve no encontro e, junto com Tia Deni, ouviu demandas e fez esclarecimentos sobre a administração de Aparecida.