Vilmar Mariano garante avanço do empreendedorismo à Femicro

Por Rafael Freitas

19 de janeiro de 2023

Foto: Wigor Vieira

O prefeito Vilmar Mariano e o secretário municipal de Indústria e Comércio (SIC), Felismar Martins, receberam na tarde desta quinta-feira, 19, na Cidade Administrativa, a nova diretoria da Federação da Micro e Pequena Empresa e do Empreendedor Individual do Estado de Goiás (Femicro-Go).

Na oportunidade, o prefeito reforçou que continuará dialogando com as entidades empresariais no sentido de fomentar o setor econômico. “Temos registrado avanços na economia da nossa cidade, com abertura de novas empresas, saldo positivo na geração de empregos e o ritmo de crescimento não para. Vamos continuar abrindo portas, consolidando parcerias e buscando mais investimentos para Aparecida”, pontuou Vilmar Mariano.

A diretoria da Femicro Goiás aproveitou a oportunidade apara apresentar ao prefeito o calendário de atividades a ser desenvolvido neste ano. “O nosso maior objetivo não é outro senão o de fomentar o empreendedorismo em Aparecida e realizar importantes ações com a prefeitura, Sebrae, Aciag e Núcleo de Dirigentes Lojistas. Por isso, viemos conversar com o prefeito e nos colocar à disposição para consolidar parcerias e apoio ao micro e pequeno negócio”, afirma o presidente da Femicro-GO, Lívio de Queiroz.

A vereadora Camila Rosa (PSD), fundadora da Associação dos Feirantes de Aparecida de Goiânia, também reforçou a importância do diálogo entre Executivo, Legislativo e sociedade civil. “Eu acredito que o diálogo entre a sociedade civil e o poder público é o melhor caminho para desburocratizar processos, ampliar oportunidades e impulsionar a economia na cidade”. A parlamentar também fundou a Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares de Aparecida.

Negócios – Aparecida de Goiânia é a cidade que possui melhor ambiente para o empreendedorismo no estado de Goiás, segundo o Índice de Concorrência dos Municípios (ICM), em avaliação realizada pelo então Ministério da Economia, agora Ministério da Fazenda.

A cidade atingiu 59,80 pontos, liderando o ranking entre as três cidades mais populosas de Goiás, ficando à frente de Goiânia (45,51) e Anápolis (44,04). O município também atingiu média de 532,74 pontos, sendo a 5ª colocada na região Centro-Oeste, entre as sete cidades avaliadas.

Geração de emprego – De janeiro a novembro de 2022, Aparecida abriu 6.402 novos postos de trabalho, com carteira assinada, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O saldo é maior do que o registrado em 2021, quando Aparecida registrou 6.288 novos empregos.

O setor de prestação de serviços (43%) foi o que mais empregou na cidade, seguido por comércio (24,6%) e indústria (20,5%). No acumulado geral, 109.402 pessoas estão trabalhando com carteira assinada no município.