Prefeitura paga salário do funcionalismo dentro do mês trabalhado e com data-base de maio

Por Daniela Ribeiro

29 de maio de 2023

Por Daniela Ribeiro

29 de maio de 2023

Aparecida de Goiânia
Foto: Claudivino Antunes

Aumento de 4,18% contempla servidores ativos e inativos da prefeitura e do Poder Legislativo; nos últimos anos, ganho real supera 25%

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, pagou nesta segunda-feira, 29, o salário do funcionalismo municipal. Além do pagamento cair na conta do servidor dentro do mês trabalhado, o vencimento já veio com o aumento de 4,18% referentes à Data Base deste ano.

O projeto que reajustou o salário dos servidores, conforme previsto pela legislação, foi enviado na semana passada pelo Executivo para votação na Câmara dos Vereadores, sendo votado e aprovado em sessão extraordinária. O porcentual corresponde ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – considerando o período entre maio de 2022 e abril de 2023.

Foram contemplados com o reajuste salarial anual os servidores ativos e inativos exceto os que são beneficiados com estatuto próprio. Como foi aprovado pelo Poder Legislativo e sancionado pelo prefeito dentro do prazo, o aumento já foi aplicado no pagamento desta segunda-feira, conforme cronograma da Prefeitura de Aparecida que realiza o pagamento de toda folha dentro do mês trabalhado.

“Estamos cumprindo rigorosamente o que determina a lei. Enviamos o projeto à Câmara Municipal porque cumprimos a legislação e porque respeitamos o servidor que colabora com a administração e com o desenvolvimento de nossa cidade. E os vereadores também cientes desta importância, votaram e aprovaram o aumento”, pontuou o prefeito Vilmar Marino.

O projeto da data-base do funcionalismo municipal destaca ainda que o valor aplicado concede reposição e ganho real ao salário dos servidores. “Nossa administração trabalha com responsabilidade fiscal e, graças a isso, podemos assegurar anualmente o repasse”, detalha Vilmar.

Impacto

O reajuste de 4,8% terá impacto mensal de R$ 1,9 milhões aos cofres da administração. Em média são aplicados R$ 47,8 milhões, mas com aplicação do aumento salarial o montante passa para R$ 49 milhões. Com isso, entre maio e dezembro de 3023, o impacto referente ao reajuste estimado será de R$ 17, 9 milhões.

Até o final de 2025, o montante impactado pela data-base, conforme estimativas projetadas com aplicação do IPCA será de R$ 54,5 milhões. Para 2024 a previsão é de reajuste de 4,14% e para o ano seguinte de 4%.

Nos últimos anos, os servidores de Aparecida de Goiânia tiveram aumento superior a 25%. Em janeiro do ano passado, foram pagos 9,4% de reajuste referente ao período entre 2019 e 2021 em que a data-base ficou congelada em consequência da instabilidade financeira provocada pela pandemia de Covid-19.

Em maio de 2022, o prefeito Vilmar Mariano sancionou projeto concedendo a revisão geral anual no vencimento dos servidores públicos do município no porcentual de 12,13% referente ao período de maio de 2021 a abril de 2022. O montante, com os 4,18% do projeto enviado ao Legislativo, soma 25,71% de reajuste aos servidores.

Educação

Em março deste ano, a administração municipal reajustou o salário dos profissionais da educação em 14,95%, conforme o Piso Nacional da Educação.

“Realizamos o pagamento ainda dentro do mês trabalhado e asseguramos religiosamente a data-base. Isso demonstra nosso compromisso com a gestão e também nosso respeito aos valorosos servidores que nos ajudam a administrar Aparecida”, reforça Vilmar Mariano.