Vilmar Mariano prestigia documentário sobre a vida de Iris Rezende

Por Thiago Oliveira

22 de dezembro de 2022

Foto: Rodrigo Estrela

No dia em que completaria 89 anos, o legado do político goiano ganha vida nas telas e mostra ao público as razões pelas quais Íris é lembrado por sua vida pública por várias gerações

O Prefeito Vilmar Mariano participou, na manhã desta quinta-feira, 22, da primeira exibição do documentário Iris – 62 Anos de Vida Pública, que retrata a trajetória política do político goiano Íris Rezende Machado. A exibição aconteceu no auditório do Sesc Cidadania, que leva o nome do político.

Íris foi um notório homem público e ocupou diversos cargos durante sua vida pública. Nascido em 22 de dezembro de 1933, hoje completaria 89 anos. Em 1958 foi eleito pela primeira vez vereador por Goiânia e em seu segundo mandato se tornou presidente da câmara municipal da cidade. Em 1963 se tornou deputado estadual e ocupou a presidência da Assembleia Legislativa do Estado em 1964.

Já em 1983 foi eleito pela primeira vez governador de Goiás e governou até 1986, quando assumiu o Ministério da Agricultura, onde foi ministro até 1990. No ano seguinte foi eleito governador pela segunda vez, com mandato até 1994. Em 1995 foi eleito senador e em 1997 foi nomeado Ministro da Justiça. Daí em diante teve mais três mandatos como prefeito da capital, em 2005, 2009 e o último em 2017.

“Todo goiano já ouviu falar em Iris Rezende e na vontade que ele tinha em governar para o povo. Para nós que ocupamos cargos a frente da cidade de Aparecida, ele é um norte, um exemplo de prestação de serviços a população”, pontuou o prefeito Vilmar Mariano.

A cerimônia de lançamento do documentário foi prestigiada por Vilmar Mariano e outras diversas personalidades políticas do estado de Goiás, que juntos relembraram a trajetória e as obras de um expoente da política goiana com participação em diversas esferas públicas e ampla popularidade dentre os goianos.

Iris morreu ano passado vítima de complicações relacionadas a Covid-19. Seu legado na política e na vida pública já foi retratado em livros e agora sua memória é relembrada nas telas. O ex-prefeito também tem seu nome gravado no Guiness Book, o livro dos recordes, com menção por ser o primeiro prefeito a construir 1000 casas em um único dia, bairro que levou o nome de Vila Mutirão.