Vilmar Mariano recebe prêmio por investimento no transporte público

Por Thiago Oliveira

18 de setembro de 2023

Por Thiago Oliveira

18 de setembro de 2023

Foto: Wigor Vieira

Iniciativa faz parte dos projetos entre Aparecida de Goiânia e a CMTC para aprimorar o transporte público e diminuir os custos para usuários e empresas

O Prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, recebeu nesta segunda-feira, 18, o Prêmio Parque da Mobilidade, iniciativa da Plataforma Connected Smart Cities (CSC), da consultoria Urucuia e do Portal Mobilidade Estadão. A premiação elegeu o projeto Passe Livre do Trabalhador como uma das iniciativas mais inovadoras que transformam a mobilidade dos municípios.

O programa Passe Livre do Trabalhador é uma iniciativa inédita da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) e cidades da região metropolitana. Com esta ação, o trabalhador recebe diariamente oito viagens que podem ser utilizadas inclusive nos feriados e finais de semana. A iniciativa também beneficia os empregadores com um desconto de 20% na adesão da assinatura mensal do transporte coletivo.

“Nós agentes públicos precisamos estar empenhados em trazer cada vez mais iniciativas que melhorem a vida do trabalhador. Aparecida investe junto a CMTC para manter o preço da passagem em R$ 4,30 e trazer outras soluções como o Passe Livre do Trabalhador merecidamente reconhecida e premiada”, comentou Vilmar Mariano.

O presidente da CMTC, Tarcísio Abreu esteve nesta tarde na Cidade Administrativa Maguito Vilela para entregar o prêmio ao Prefeito Vilmar Mariano. Na oportunidade parabenizou Mariano pela parceria. “Este prêmio mostra que nos tornamos referência no transporte público nacional. Isso só é possível porque trabalhamos juntos com os municípios para melhorar a vida do cidadão”, ressaltou Tarcísio ao lado da diretora administrativa e de gestão da CMTC, Kassy Ane Silvestre.

O destaque do Passe Livre do Trabalhador vem pela inovação e transformação da mobilidade urbana na região metropolitana do estado. O deputado estadual Veter Martins esteve presente durante a entrega do Prêmio e destacou a relevância do projeto para a locomoção de Aparecida. “Ações como esta colaboram para a melhoria e transformação do transporte público, facilitando o acesso e diminuindo os gastos de empresas e seus colaboradores”, pontuou..

Meia Tarifa

Aparecida também investe em outras frentes do transporte público. Desde janeiro deste ano, 32 linhas de alimentação da cidade funcionam com o modelo da meia tarifa. Com isso, o cidadão paga apenas R$ 2,15 para circular nas linhas de ônibus que circulam dentro de Aparecida.

Meia-Tarifa em mais um terminal de Aparecida de Goiânia

Caso o morador precise ir até o terminal para fazer a integração, pegar uma outra linha que sai do terminal, ele acessa o ônibus diretamente pela porta da frente e, nele, faz a validação do seu Cartão Bilhete Único. Quem estiver indo para Goiânia, paga o complemento de R$ 2,15. Para isso, é preciso validar o cartão Bilhete Único no validador que dá acesso às linhas com destino à capital.

Além disso, a cidade investe quase R$ 10 milhões anualmente para subsidiar a manutenção do valor da passagem. Caso não houvesse o investimento, a passagem seria R$ 7,26, valor quase 70% acima do desembolsado atualmente pelo usuário.