Vilmar Mariano toma posse como prefeito de Aparecida de Goiânia

Por Allan David

1 de abril de 2022

Foto: Claudivino Antunes

Novo chefe do Poder Executivo municipal governará a cidade até 2024, substituindo o ex-prefeito Gustavo Mendanha, que se desincompatibilizou do cargo nesta quinta, 31

Aparecida de Goiânia já é governada oficialmente por Vilmar Mariano. Ele tomou posse como prefeito nesta quinta-feira (31), substituindo o agora ex-prefeito Gustavo Mendanha, que se desincompatibilizou do cargo cumprindo a legislação eleitoral. Ex-vice de Gustavo, Vilmar Mariano comandará a Prefeitura de Aparecida até 2024.

A transmissão do cargo ocorreu ontem à noite e foi oficializada pela Câmara dos Vereadores numa sessão solene realizada no Anfiteatro Municipal Cantor Leandro.

Gustavo Mendanha chegou ao local à pé, acompanhado por mais de 2 mil apoiadores. Eles seguiram o então prefeito numa caminhada desde a Cidade Administrativa Maguito Vilela até o Anfiteatro Municipal, após seu último expediente na Prefeitura. Vilmar Mariano também participou da caminhada, onde foi cumprimentado por populares.

Ex-prefeito Gustavo Mendanha enalteceu a confiança da população de Aparecida: gratidão – Foto: Rodrigo Estrela

Sucessor do ex-prefeito Maguito Vilela, Gustavo Mendanha trabalhou como prefeito por dois mandatos. Na primeira administração, ele governou Aparecida de 2017 a 2020. Foi reeleito em 2020, com mais de 98% dos votos válidos. E permaneceu neste segundo mandato consecutivo por 1 ano e 3 meses, de janeiro de 2021 até este 31 de março.

Gratidão aos aparecidenses

No discurso de despedida, Gustavo Mendanha enalteceu o legado de Maguito, agradeceu pelo apoio dos servidores da Prefeitura de Aparecida, pela relação de cooperação com a Câmara Municipal e manifestou gratidão, ainda, pela confiança da população em seu trabalho como prefeito.

“Aparecida se transformou em uma cidade humana, cidade inteligente, urbanizada com o embelezamento de avenidas praças e parques. Hoje, o cidadão tem orgulho em dizer que vive em Aparecida e autoestima elevada”, declarou o agora ex-prefeito.

Gustavo afirmou, também, que o município avançou expressivamente em projetos de infraestrutura, e citou a construção de cinco novos eixos estruturantes, todos eles no sentido leste-oeste. Uma dessas obras, o Eixo Leste-Oeste 04, que liga a Avenida Santana, no Nova Olinda, ao novo Câmpus da UFG, já foi inaugurada por Gustavo.

“Avançamos muito em projetos de infraestrutura, e não tenho dúvidas de que Vilmar Mariano vai dar continuidade ao trabalho”, externou Gustavo Mendanha.

Vilmar recebeu apoio também do presidente da Câmara Municipal, André Fortaleza (MDB) – Foto: Claudivino Antunes

Vilmar Mariano garantiu que está pronto para assumir o governo de Aparecida. Ele disse que manterá os investimentos feitos pela Prefeitura na gestão Gustavo e adiantou que vai lançar, nos próximos dias, novas obras, como o recapeamento do Jardim Tiradentes. “Não tenham dúvidas de que nossa gestão será de muito trabalho. Vamos dormir tarde e acordar muito cedo”, frisou.

Vilmar Mariano expressou gratidão ao ex-prefeito Gustavo Mendanha. Segundo assegurou, sua gestão será de continuidade ao trabalho do antecessor. “Nosso governo será um governo de continuidade, vamos trabalhar para, assim como aconteceu com Maguito e Gustavo, Aparecida seja uma das melhores cidades para se viver no Brasil.”

Perfil do novo prefeito

Nascido em Aragoiânia, Vilmar Mariano da Silva tem 55 anos. Pai de cinco filhos, ele é casado com dona Sulnara Santana. Vilmar começou a vida pública como líder comunitário no Jardim Alto Paraíso, em 1998, depois foi assessor parlamentar do então vereador José Macedo.

Foi eleito vereador por três mandatos consecutivos nos pleitos de 2001 a 2004, 2005 a 2008 e 2009 a 2012. De 2013 a 2016, compôs a equipe do então prefeito de Aparecida Maguito Vilela, como secretário de Esporte, Lazer e Juventude.

Em 2016, foi eleito de novo vereador. Indicado para presidência da Câmara Municipal, por unanimidade, Vilmar se manteve no comando da Casa de 2017 a 2018. Em 2020, o então prefeito Gustavo Mendanha, candidato a reeleição, anunciou Vilmar Mariano como candidato a vice. A chapa obteve votação histórica no país, com 98,8% dos votos.