Vizinhos são chamados para ajudar na proteção das Escolas e Cmeis municipais

Por Ruslayra Peixoto

1 de novembro de 2018

Por Ruslayra Peixoto

1 de novembro de 2018

Foto: Ênio Medeiros

Lançada na manhã desta quinta-feira, 1º, pela Educação e GCM, a campanha Vizinha Solidária visa proteger as unidades escolares de atos de vandalismo

Para tentar conter a onda de vandalismo e arrombamento nas Escolas Municipais de Aparecida, a Prefeitura, por meio das secretarias de Defesa Social e Educação lançou na manhã desta quinta-feira, 1º, a Campanha Vizinhança Solidária. O objetivo é aproximar a população da Guarda Civil Municipal (GCM) e torná-la parceira no combate aos crimes.

A primeira ação aconteceu na região da Escola Municipal Nova Olinda, unidade que foi invadida recentemente por vândalos. Guardas civis e autoridades entregaram panfletos para os moradores e destacaram a necessidade dos vizinhos das escolas colaborarem com a segurança desses espaços. “Todos os moradores vão receber um panfleto com o telefone geral da Guarda Civil Municipal e com o telefone da regional mais próxima. A intensão é que todas as pessoas que virem atividade suspeita nas proximidades não só das escolas, mas em qualquer patrimônio público, faça o contato com a GCM, que estaremos enviando uma viatura para apurar e tomar as medidas necessárias”, explicou o secretário de Mobilidade e Defesa Social, Luziano da Costa Vale.

“É com o apoio da população que conseguiremos combater o crime na nossa cidade”, destacou o secretário. “Neste ano 12 escolas foram furtadas até agora e estamos trabalhando para que esse número seja menor nos próximos anos, até que não exista mais esse tipo de problema na cidade de Aparecida de Goiânia”, completou.

Para colaborar é muito simples: basta que o morador ligue no número 153 e denuncie qualquer atitude suspeita que observar nas proximidades ou dentro das escolas.

Maria Alice Marques de Oliveira é diretora da Escola Municipal Nova Olinda e parabenizou a ação da GCM. “Nós passamos um susto muito grande com o que aconteceu na nossa escola e é importante que a população saiba que eles também podem ajudar de alguma forma. É muito simples, basta fazer uma ligação. É uma forma de prevenção, é a comunidade dentro da escola. Porque se um vizinho vê ou ouve alguma coisa e ele aciona a guarda, a chance de diminuir essa incidência e de pegar o que foi roubado ou até mesmo evitar o vandalismo, é maior. Nós estamos muito felizes com essa ação e esperamos que a comunidade vista essa camisa”, avaliou.

Moradora do Setor Nova Olinda há 20 anos, Eliete Maria da Silva, que é vizinha de muro da escola, se surpreendeu com a ação e parabenizou a iniciativa. “Meus filhos estudaram nessa escola e é uma tristeza ver as pessoas destruindo uma escola como fizeram. Se eu ouvir ou ver qualquer coisa, a primeira coisa que vou fazer será ligar para a guarda”, acrescentou.

O chefe de gabinete da Secretaria de Educação de Aparecida de Goiânia, Cassiano Souza, esteve presente na ação e enfatiza a importância da população nesse tipo de ação. “Nosso trabalho é cuidar, proteger e trazer benefícios para a sociedade em geral. Porém a população tem um papel fundamental em auxiliar os órgãos públicos para que esse trabalho seja bem feito. Então é de extrema importância que os aparecidenses denunciem qualquer atitude suspeita vista nas proximidades das escolas e patrimônios públicos, para que assim, possamos evitar transtornos e perdas futuras”, destacou.