“Xepa” da vacinação: Aparecida disponibiliza lista de espera para adolescentes de 16 anos

Por Camila Godoy

15 de setembro de 2021

Por Camila Godoy

15 de setembro de 2021

Foto: Claudivino Antunes

Os jovens dessa faixa etária podem procurar as UBS´s Andrade Reis, Anhambi, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim ou a Central Municipal de Imunização para deixar seu nome na lista. Ao final do dia, se for possível, os profissionais de saúde entrarão em contato

Com o objetivo de otimizar a aplicação da vacina contra a covid-19 nos adolescentes e evitar desperdícios, a Secretaria de Saúde de Aparecida vai disponibilizar lista de espera para jovens de 16 anos interessados na “xepa” da vacinação. Atualmente, o município está aplicando a primeira dose em pessoas com mais de 17 anos. Contudo, os que têm um ano a menos e queiram adiantar a imunização podem procurar as UBS´s Andrade Reis, Anhambi, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim ou a Central de Imunização para deixar seu nome na lista.

Ao fim do dia, caso algum desses postos citados acima tenha frascos de vacinas já abertos e com doses disponíveis, a equipe da unidade de saúde entrará em contato com os nomes da lista de espera avisando sobre a possibilidade de vacinação, que deve ser imediata. A estratégia deve permanecer até o final da imunização dos adolescentes. “Já fizemos essa lista de espera em outras fases da Campanha, sempre respeitando os grupos prioritários atendidos pelo Plano Nacional de Imunização, e deu certo. Com os jovens vamos repetir o formato”, afirma a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro.

Para facilitar o acesso, a gestora orienta: “São sete postos fixos de vacinação que irão disponibilizar essa lista. Por isso, procure o local que seja mais próximo da sua casa. É tudo muito rápido. A equipe liga para os interessados e o intervalo de tempo disponível entre o contato e a aplicação é curto. Assim, quanto mais perto da sua casa, melhor. Lembro que o nome na lista não é garantia de que o jovem vai ser vacinado por meio da xepa. É uma possibilidade!”. Renata explica ainda que a faixa etária atendida pela Campanha de Vacinação será reduzida com a chegada de novas doses na cidade.

Vacinação nesta quinta, 16

Amanhã, 16 de setembro, todos os postos fixos de Aparecida funcionam normalmente. Qualquer morador com mais de 17 anos, acompanhado de um responsável, pode procurar, sem necessidade de agendamento, o drive-thru da Cidade Administrativa, das 8 às 18 horas. Quem preferir receber o imunizante nas UBS’s dos setores Andrade Reis, Anhambi, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim ou na Central Municipal de Imunização, precisa agendar pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. O acesso pode ser feito pelo site da Prefeitura (aparecida.go.gov.br).

Adolescentes de 12 a 17 anos que se enquadrem nos seguintes grupos: gestantes e puérperas, pessoas com deficiência permanente e jovens que estejam em cumprimento de medida socioeducativa, também estão sendo imunizados. As grávidas e as adolescentes em pós-parto (até 45 dias), bem como as pessoas com deficiência precisam comprovar a situação.

Dose de reforço dos 70+

A aplicação da dose reforço (Terceira dose) para a população em geral, acima de 70 anos, segue em todos os nove postos que já aplicam a segunda dose: drive-thru do Aparecida Shopping e do Centro de Especialidades, UBS´s dos setores Andrade Reis, Anhambi, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim e Central de Imunização.

Para esse grupo receber a terceira dose do imunizante será necessário respeitar o intervalo de seis meses após a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única), independente da vacina aplicada. Os acamados não precisam entrar em contato novamente com a Central de Imunização para agendar a aplicação do reforço. A SMS fará esse controle.

Dose de reforço dos imunossuprimidos

As pessoas com alto grau de imunossupressão também devem receber a terceira dose nos nove postos citados acima. Nesses casos, o intervalo para a dose de reforço deverá ser de 28 dias após a última dose do esquema básico, também independentemente da vacina aplicada.

Segunda dose

A aplicação da segunda dose também continua. O serviço está disponível nos drives do Aparecida Shopping e do Centro de Especialidades e na Central de Imunização, das 8 às 18 horas. Nas UBS’s dos bairros Anhambi, Cardoso, Andrade Reis, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim o reforço do imunizante é aplicado das 8 às 16 horas.
Para receber a segunda dose não é necessário agendar, basta respeitar a data prevista no cartão de Vacinação e no dia programado apresentá-lo, juntamente com documento de identidade e CPF ou Cartão SUS.