Aparecida avança rumo a 100 novas praças e avenidas embelezadas

Por Allan David

27 de maio de 2020

Por Allan David

27 de maio de 2020


Foto: Enio Medeiros

Só neste mês de junho, a Prefeitura de Aparecida iniciará a construção de 10 praças de lazer e esportes em diferentes regiões da cidade; maio encerra com 3 praças prontas para inaugurar


Quando o poeta Castro Alves pronunciou, ainda no século 19, que “a praça é do povo como o céu é do condor”, ele mal podia imaginar que 150 anos depois a cidade de Aparecida teria tantas praças para entregar à população. Afinal, só na atual gestão, os aparecidenses receberam 55 novas praças construídas ou reformadas para usufruir no cotidiano da vida em comunidade.


Nesta quarentena contra a disseminação da Covid-19, os usuários das praças estão em isolamento social, e assim devem permanecer até o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Novo Coronavírus voltar a recomendar o uso dos espaços públicos. Apesar disso, a Prefeitura de Aparecida segue com obras pela cidade, expandindo a oferta de praças para os moradores.


Mesmo com os eventos de inauguração suspensos devido à pandemia, as novas praças de lazer e esportes continuam sendo entregues nos bairros, de Norte a Sul de Aparecida. A previsão da Prefeitura de Aparecida é de chegar a 100 novos espaços públicos entregues até o fim deste ano, entre praças e paisagismo novo de vias de grande fluxo de pessoas e veículos.


Pronto para inaugurar


Uma das praças mais novas, finalizada pela Prefeitura de Aparecida na semana passada, é a Praça Maurício Pedrosa Mendes, que fica na Rua Tico-Tico, setor Colina Azul. Esse espaço de lazer tem uma área de 857 metros quadrados (m²), onde estão distribuídos vários equipamentos públicos, como academia da terceira idade, playground e pista de caminhada.


A praça no Colina Azul possui também quatro jogos de mesa, bancos e paisagismo, com pergolado, além de iluminação com lâmpadas de LED e ampla área gramada, de 348 m². No encontro da Avenida São Paulo com a Rua Miracema, na Vila Brasília, a Praça Luiz de Deus também teve a construção concluída recentemente e está pronta para ser inaugurada.


“Quando for seguro esse retorno aos espaços públicos, os aparecidenses vão encontrar pela cidade muitas praças novas, que foram construídas com o que há de melhor para proporcionar bons momentos de lazer e prática de atividade física. Esse tipo de patrimônio público é essencial para a qualidade de vida da nossa população”, diz o prefeito Gustavo Mendanha.


Além das novas praças que estão prontas para inauguração, a Praça José Bonifácio, no setor Independência Mansões, passou por revitalização e teve a reforma concluída neste mês de maio. Localizada na Avenida Arão de Souza, a praça deu novos ares ao setor e está disponível para os moradores utilizarem no momento indicado pelo Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Novo Coronavírus.

Praças em construção

Profissionais trabalham na construção da praça do Bairro Independência – Foto: Claudivino Antunes

Secretário de Desenvolvimento Urbano, Max Menezes afirma que o calendário de obras de construção e revitalização de praças segue dentro do cronograma. Neste momento, as equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) trabalham na construção de três praças nos setores Alto Paraíso, Bandeirantes e Bairro Independência.

Está sendo executada também a revitalização das praças do Madre Germana e do Jardim Riviera e a implementação de campos de futebol society com grama sintética nessas duas praças.

Praça no setor Bandeirantes tem construção em estágio já bem avançado – Foto: Claudivino Antunes


Mais obras em junho


Max Menezes adianta que neste mês de junho a Prefeitura de Aparecida, através da SDU, iniciará a construção de mais 10 praças e a reforma da Praça dos Buritis. Nessa frente de trabalho, serão contemplados os setores Garavelo (Praça da Juventude), Vila Cruzeiro do Sul (Praça Cruzeiro do Sul), Colina Azul, Vila Sul, Jardim Tiradentes, Alto Paraíso, Santo André, Marista Sul, Estrela do Sul e Vila Brasília.


O secretário de Desenvolvimento Urbano lembra que a implementação das praças e o embelezamento da cidade constam do plano de governo do prefeito Gustavo Mendanha. “Iniciamos esse projeto em 2017, e foi muito bem aceito pela população”, avalia Max Menezes.


Ele ressalta que pelo menos 60 das 100 obras do tipo projetadas pela Prefeitura de Aparecida para até o fim deste ano já estão finalizadas ou em execução. “A sua grande maioria está pronta. Tenho certeza que nós vamos conseguir chegar até lá”, considera o titular da SDU.


Visual todo repaginado


Além das novas praças, outra melhoria que tem mudado o aspecto dos bairros de Aparecida é o projeto de embelezamento das principais avenidas e espaços públicos da cidade. As avenidas Atlântica, Uru, Brasília, Jataí, São Paulo, Independência e Epiacauba, a Praça da Matriz e a Cidade Administrativa já passaram por essa melhoria no paisagismo e na arborização.

Paisagismo na Avenida São Paulo mudou aspecto visual na região da Vila Brasília – Foto: Claudivino Antunes


O trabalho minucioso dos profissionais da SDU envolve o plantio de grama e de milhares de flores, além da instalação de bancos, peças decorativas, pergolados, pista de passeio e caminhos de pedra branca e pedriscos, dando um belo visual às ruas e avenidas de Aparecida.


Moradores veem progresso


A empresária Juliana Castro, de 27 anos, mora no setor Parque das Nações. Ela vê, com as novas praças, um progresso significativo tanto na melhoria da infraestrutura do bairro quanto na integração entre as famílias do setor. “E eu achei incrível a mudança que as novas praças fizeram no meu bairro. As praças estavam abandonadas, e agora temos famílias e crianças nas ruas. Fico feliz em poder presenciar isso devido à revitalização das praças”, analisa a empreendedora.


Do outro lado da cidade, no Papillon Park, a auxiliar administrativo Lívia Soares, de 30 anos, elogia o playground que distrai a criançada na praça do bairro. Ela frequenta o Parque da Criança, no Mansões Paraíso, e abre parênteses para enaltecer a arborização no entorno do parque. Lívia conclui ainda que o local “é bem seguro com a presença da Guarda Municipal”.

Leia mais:

Especial: Mais de 30 praças promovem o bem-estar da população em Aparecida

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)