Prefeitura entrega em setembro primeiro dos 5 novos eixos viários de Aparecida

Por Allan David

11 de agosto de 2021

Foto: Rodrigo Estrela

Com 7 km de extensão, Eixo Leste-Oeste 04 terá a pavimentação concluída no mês que vem; prefeito Gustavo Mendanha vistoriou as obras na região do novo Câmpus da UFG

A pavimentação do trecho de 7 quilômetros do Eixo Leste-Oeste 04, na Região Leste de Aparecida, deve ser concluída neste mês de setembro. Foi o que adiantou hoje (11) o prefeito Gustavo Mendanha ao vistoriar as obras da via, que ligará a Avenida Santana, na altura do Novo Olinda, ao novo Câmpus da Universidade Federal de Goiás.

Com investimento de R$ 7,384 milhões, a construção do Eixo Leste-Oeste 04 está na fase de terraplanagem, etapa na qual são feitos também serviços de topografia.

De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), 40% das obras já estão concluídas. Além do asfaltamento, a construção do Eixo Leste-Oeste 04 contempla a execução da drenagem, bem como meio-fio, bueiros e sarjetas.

Depois que o trecho do Eixo-Leste 04 estiver finalizado, a Prefeitura de Aparecida asfaltará também a área interna e o estacionamento do Câmpus da UFG, localizado no Bairro Santo Antônio, numa das extremidades do novo eixo estruturante.

O prefeito Gustavo Mendanha lembrou que, ao pavimentar a área interna da UFG, a Prefeitura de Aparecida cumprirá um compromisso feito pelo ex-prefeito Maguito Vilela. “Ele sonhou com a UFG em Aparecida, foi até o governo federal, e eu, como presidente da Câmara Municipal, na época, participei dessas reuniões. Então, ao estar aqui como prefeito vendo esse sonho realizado, me sinto contemplado”, disse o gestor.

Gustavo afirmou também que a construção do Eixo Leste-Oeste 04 proporcionará abertura de novos postos de trabalho, criação de mais empresas, de redes de comércios e um novo arranjo econômico na Região Leste de Aparecida. E citou que a localidade tem potencial para atrair empreendimentos de grande porte, como o aeroporto Antares e um condomínio residencial já em implantação em frente ao complexo aeronáutico.

Vice-prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano ressaltou que a entrega do Eixo Leste-Oeste 04 vai contribuir também para acelerar as obras do Polo Aeronáutico Antares, que são financiadas e executadas pelo setor privado, e para viabilizar o início das atividades na UFG. “Aparecida está com obras em pleno vapor, mesmo neste tempo atípico, de pandemia. Na contramão do País, estamos com tudo funcionando”, disse Vilmar.

Prefeito Gustavo Mendanha e o vice-prefeito Vilmar Mariano inspecionam obras na altura do aeroporto executivo – Foto: Rodrigo Estrela

O secretário de Infraestrutura, Mário Vilela, acrescentou que, além da conclusão da pavimentação do eixo até o final de setembro, as obras na área interna da UFG devem ser finalizadas entre outubro e novembro. “Ou seja, todo o trabalho aqui no Eixo Leste-Oeste 04 será concluído até o final deste ano”, sintetizou o titular da Seinfra.

Presidente da Câmara Municipal de Aparecida, André Fortaleza também acompanhou a inspeção às obras. Ele comentou que “Aparecida vem crescendo muito justamente pela harmonia entre os Poderes [Executivo e Legislativo], que só traz benefícios em prol da população”. O vereador concluiu: “Quem ganha com isso é o povo”.

Além do Eixo Leste-Oeste 04, a Prefeitura de Aparecida construíra outros quatro novos eixos estruturantes, todos eles no sentido Leste-Oeste, favorecendo o deslocamento, principalmente, da Região do Grande Garavelo até a Avenida Rio Verde, na divisa com Goiânia. Ao todo, serão 26,1 quilômetros de vias pavimentadas, duplicadas e iluminadas. Assim como o Leste-Oeste 04, o Eixo Leste-Oeste 01 também está em obras.

Para realizar essas obras, a Prefeitura obteve financiamento na ordem de R$ 72 milhões junto ao Banco Andino.

Clique aqui e acesse o mapa interativo dos eixos estruturantes

E saiba mais:

Cinco novos eixos estruturantes transformarão mobilidade urbana em Aparecida