Agenda Aparecida 2050 vai discutir saúde pública neste sábado, 14, no Papillon

Por Allan David

11 de março de 2020

Por Allan David

11 de março de 2020


Foto: Enio Medeiros

Com entrada gratuita e certificado de participação, evento será realizado na Fanap, a partir das 8h; qualquer pessoa da comunidade em geral pode participar

A 3ª edição do fórum Agenda Aparecida 2050 vai falar de saúde pública. Todos os moradores da cidade, especialmente da região do Papillon Park, estão convidados a participar do evento neste sábado (14), a partir das 8h, na faculdade Fanap. A entrada é gratuita. Qualquer pessoa pode participar dando sua contribuição para melhoria da saúde e de áreas como segurança, educação, mobilidade urbana e desenvolvimento econômico.

Clique aqui e saiba como chegar à Fanap. A instituição fica localizada na Avenida Pedro Luiz Ribeiro, Chácara Santo Antônio, Gleba 04-A, Conjunto Bela Morada, em Aparecida. Todas as pessoas que acompanham o evento recebem um certificação de participação.

O secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães, estará no fórum para dialogar com a comunidade. Ele participará de uma mesa redonda às 8h30, ao lado da doutora em enfermagem e mestre em atenção à saúde da PUC Goiás, professora Adenícia Souza.

Iniciado em novembro passado, o projeto Agenda Aparecida 2050 buscar fazer um planejamento estratégico para dar suporte às decisões da Prefeitura de Aparecida na administração da cidade nos próximos 30 anos. Ou seja: pensar o futuro de Aparecida.

As sugestões da comunidade são anotadas durante as mesas redondas e os grupos de trabalho formados logo após as palestras de abertura. Neste sábado, as atividades nos grupos de trabalho vão começar às 10h e se estenderão até o meio-dia.

Participam dos grupos de trabalho pessoas da comunidade em geral, pesquisadores de instituições de ensino superior e especialistas de várias áreas de estudo. Sempre no final de cada fórum é formulado um documento com as informações sobre demandas identificadas e soluções propostas para as situações emergentes.

Pesquisa nos bairros

Antes de cada fórum, a região escolhida para sediar o evento é contemplada com uma pesquisa feita pelo Instituto Fortiori. Profissionais da entidade entrevistam moradores para diagnosticar o perfil da população e as principais demandas da região nas áreas do desenvolvimento econômico, saúde, educação e segurança, entre outros.

As questões apontadas na pesquisa são colocadas em discussão nos grupos de trabalho. 

A Agenda Aparecida 2050 é uma realização do Grupo Jaime Câmara e conta com o apoio e engajamento da Prefeitura de Aparecida, Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Estratégico (Codese), Conselho de Associações de Moradores de Aparecida de Goiânia (Camap), Sebrae Goiás e das instituições de ensino superior Universidade Federal de Goiás (UFG), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Faculdade Alfredo Nasser (Unifan) e Faculdade Nossa Senhora Aparecida (Fanap).

Programação

8hRecepção e credenciamento

8h30Exposição de especialistas

Prof. Adenicia Custódia Silva e Souza
Doutora em enfermagem e mestre em atenção à saúde da PUC Goiás

Dr. Alessandro Magalhães
Secretário municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia

10h às 12h – Grupos de trabalho

Tema 1: Desenvolvimento econômico
Atividade econômica, comércio, empresas e indústrias; geração de emprego, qualificação profissional e tecnologias.

Tema 2: Sustentabilidade socioambiental
Espaço de convivência, danos ambientais, áreas de preservação, recuperação de áreas verdes, limpeza urbana, resíduos sólidos e saneamento básico.

Tema 3: Ordenamento territorial e gestão urbana
Uso do solo e habitação, infraestrutura, equipamentos públicos e sinalização.

Tema 4: Mobilidade e acessibilidade
Meio de transporte e transporte coletivo, acessibilidade.

Tema 5: Desenvolvimento sociocultural
Cultura e educação, saúde, segurança, inclusão social, esporte e lazer, etc.

Relembre as duas primeiras edições do Agenda Aparecida 2050:

2º Fórum da Agenda Aparecida 2050 discute o futuro da educação no município

Agenda Aparecida 2050 começa com sugestões para segurança pública

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)