Aparecida avança em projeto para investir R$ 1 bilhão em obras pela cidade

Por Allan David

25 de abril de 2022

Foto: Enio Medeiros

Gestão municipal se reuniu nesta segunda (10) com técnicos do Novo Banco de Desenvolvimento para acertar detalhes de um financiamento de R$ 600 milhões, que vai custear frentes de pavimentação e construção de escolas, parques e viadutos

A Prefeitura de Aparecida deu mais um passo nas tratativas com o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) para contratar um empréstimo de US$ 120 milhões, destinado ao financiamento de obras de infraestrutura, para pavimentar o restante das ruas habitadas ainda não asfaltadas, e de mobilidade urbana, educação, esportes e lazer.

Desta vez, a gestão municipal recebeu nesta segunda-feira (25), na Cidade Administrativa Maguito Vilela, uma comitiva de técnicos do NDB para uma reunião de alinhamento, que buscou acelerar os trâmites necessários à assinatura do contrato.

O empréstimo no valor equivalente a quase R$ 600 milhões, na cotação de hoje, é parte de um pacote de investimentos de R$ 1 bilhão, de um programa executado pela Prefeitura de Aparecida no centenário da cidade, a ser completado em maio deste ano. Através dessa iniciativa, a gestão municipal construirá também, além da pavimentação, mais 13 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s), 4 escolas e 4 parques de esportes e lazer, além de viadutos, trincheiras, pontes.

“Estamos hoje com 28% das ruas habitadas aguardando a pavimentação. Nossa meta é chegar aos 100%. E vamos atingir esse objetivo, porque Aparecida é uma cidade que sempre venceu, que superou e supera todas as adversidades, principalmente na mobilidade urbana”, destacou o prefeito Vilmar Mariano.

Ele lembrou que a iniciativa do financiamento e as primeiras providências para a viabilização do contrato junto ao NDB foram tomadas pelo ex-prefeito Gustavo Mendanha. Vilmar Mariano ainda colocou à disposição do banco internacional a equipe da Prefeitura de Aparecida, para ajudar a agilizar a avaliação da proposta do município.

Prefeito Vilmar Mariano: “Aparecida tem um papel importante no Centro-Oeste” – Foto: Enio Medeiros

Diretora regional do NDB no Brasil, Cláudia Prattes assistiu, ao lado de outros diretores do banco, uma apresentação feita pelo secretário de Fazenda, André Luis Rosa, na qual ele mostrou estatísticas sociais, econômicas e demográficas de Aparecida.

O gestor ressaltou que, com pouco mais de 600 mil habitantes e em pleno processo de industrialização, Aparecida é um dos municípios que mais geram empregos no País. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, Aparecida foi a 4ª cidade do Centro-Oeste que mais criou novos empregos formais em janeiro deste ano.

A executiva Cláudia Prattes concluiu que “é impressionante como a cidade vem crescendo”. E finalizou: “eu acredito que o projeto vai ajudar a melhorar a infraestrutura da cidade e, consequentemente, melhorar também a qualidade de vida da população”.

Também participaram na reunião com os técnicos do NDB o secretário de Infraestrutura, Mário Vilela; o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Cláudio Everson; e o superintendente de Engenharia da Secretaria de Infraestrutura, Roberto Lemos.