Iniciadas aulas de jiu-jítsu para crianças em Aparecida de Goiânia

6 de setembro de 2022

Aparecida de Goiânia
Foto: Claudivino Antunes

Crianças e adolescentes entre seis e 14 anos poderão praticar a modalidades esportiva desde que estejam matriculadas na escola e não se envolvam em brigas de rua

Fora iniciada na noite desta terça-feira,6, no Centro de Esportes Unificados (CEU das Artes) Orlando Alves Carneiro no Setor Cidade Vera Cruz, em Aparecida de Goiânia, as aulas da primeira turma infantil de jiu-jítsu do complexo esportivo e cultural. Ao todo, 25 alunos entre seis e 14 anos de idade irão aprender a modalidade esportiva gratuitamente durante os treinamentos que serão ministrados duas vezes por semana.

A aula inaugural contou com a participação dos pais dos alunos e do professor convidado Sérgio Franco. “O jiu-jítsu eleva a autoestima da criança e do adolescente. Quem pratica a modalidade sabe quem realmente é e não se envolve em confusões e coisas erradas”, lembra o profissional que atua há vários anos no segmente, ensinando crianças e adultos em diferentes academias na Região Metropolitana de Goiânia.

Mais conhecido como Primo, ele lembra ainda o poder transformador do esporte. “Tenho grande experiência com alunos que modificou o comportamento, melhorou as notas escolares e estão no caminho certo da formação cidadã”, acrescenta o esportista.

Disciplina

Na primeira aula, os alunos ouviram uma palestra do professor Clayton Arruda, que será responsável pela turma, praticaram aquecimento e ainda receberam um kit com balas, pipoca e pirulito de presente.

“Essa é uma iniciativa que foi sugerida pelo nosso prefeito Vilmar Mariano. Iniciamos com uma turma, mas nossa intenção é ampliar a oferta de vagas. O jiu-jítsu ensina muito sobre disciplina e valores éticos. Aqui, não seremos apenas uma equipe, seremos uma família”, destaca Claytinho que coleciona dezenas de títulos, inclusive, brasileiro de jiu-jitsu.

O professor exigiu dedicação e companheirismo dos alunos. Logo no primeiro contato com a turma deixou claro que o objetivo é formar vencedores no esporte e na vida. “Nessa família não será tolerado brigões de rua, quem se envolver em brigas de rua estará fora do projeto. Outra coisa, todo final de semestre vocês deverão apresentar o boletim escolar”.

Heloísa Ezequiel da Silva, oito anos, gostou do primeiro contato com o esporte. “Espero aprender muita coisa nos treinamentos, quero ser uma campeã e disputar várias competições”, projeta a estudante.

CEU das Artes em Aparecida de Goiânia oferece aulas de jiu-jítsu para crianças e adolescente com idade entre seis e 14 anos
Crianças e adolescentes ouviram que jiu-jítsu não combina com “brigões de rua” (Foto: Claudivino Antunes)

Matheus dos Santos Trindade, 14 anos, ficou impressionado com a quantidade de medalhes e troféus que o professor Clayton apresentou aos novos alunos. “Quero aprender a lutar, aprender me defender, participar de campeonato. Quero ser igual ao professor”, diz o jiujitsuka.

Mãe de um dos alunos matriculados na primeira turma mirim de jiu-jítsu do Ceu das Artes da Cidade Vera Cruz, Lívia Maria elogiou a aula de apresentação. “Acredito que o professor vai ensinar muito, inclusive, sobre disciplina às crianças. Creio que todos vão melhorar muito com o esporte”.

Coordenador do complexo esportivo e cultural, Washington Arruda, enfatizou que várias crianças da região tiveram as vidas transformadas depois que começaram a praticar alguma modalidade. “Cobramos boas notas na escola e boa frequência também. O esporte colaborou muito com centenas de crianças que estão matriculadas nas várias modalidades oferecidas”.

“Aqui não seremos apenas uma equipe, sermos uma família”, destacou o professor Clayton na primeira aula da turma (Foto: Claudivino Antunes)

Ainda, segundo o coordenador, o CEU das Artes não oferece apenas formação esportiva, mas também amparo para os alunos. “Tentamos ajudar nossos alunos que têm dificuldade de aprendizado na escola. Muitos nos procuram pedindo ajuda porque não estão conseguindo assimilar determinada disciplina. Nestes casos buscamos parceria com a Secretaria de Educação que disponibiliza professores para aulas de reforço que são ministradas em nossa biblioteca”, finaliza.

Jiu-Jítsu

O jiu-jitsu é uma arte marcial japonesa, e também um esporte de combate, que utiliza técnicas de golpes de alavancas, torções e pressões para derrubar e dominar um oponente. Uma das teorias sobre sua origem é que o jiu-jítsu surgiu na Índia através de monges budistas. Outra vertente é que teria sido criado na China, entre os séculos III e IV e, em seguida, chegado ao Japão através da expansão do budismo.