Em Aparecida, esporte é sinônimo de qualidade de vida e títulos

Por Rodrigo Augusto

22 de junho de 2022

Por Rodrigo Augusto

22 de junho de 2022


Aparecida de Goiânia
Foto: Secom/Aparecida

Complexos esportivos em diferentes regiões da cidade oferecem atividades e formação em várias modalidades para crianças e adolescentes. Atletas de alto rendimento representam a cidade em competições nacionais e internacionais

Nos últimos anos, Aparecida de Goiânia tem se destacado no cenário esportivo estadual e nacional em diversas modalidades. A determinação dos atletas locais, incentivos públicos e estrutura de ponta colaboram para os bons resultados.

Aparecida de Goiânia
Aparecida de Goiânia oferece formação esportiva em diversas modalidades (Foto: Claudivino Antunes)

Aparecida de Goiânia, que antes era conhecida pelo futebol de várzea, atualmente é referência em modalidades como futsal, taekwondo, vôlei e outras. A cidade também é destaque no basquete em cadeira de rodas e futebol de amputados, assegurando inclusão aos deficientes físicos que representam o munícipio em competições regionais e nacionais.

“Aparecida de Goiânia colhe frutos de sementes plantadas há alguns anos. Investimos da iniciação esportiva ao alto rendimento, dando oportunidade para que nossos atletas possam representar a cidade em várias partes do Brasil e do mundo”, assegura o prefeito Vilmar Mariano.

Aparecida de Goiânia
Estação Cidadania-Esporte oferece aulas gratuitas para crianças e adolescentes em diversas modalidades esportivas (Foto: Claudivino Antunes)

Ainda de acordo com o gestor, o investimento no esporte é fundamental e reflete em diferentes áreas da administração. “Quando uma criança pratica esporte regularmente ela cria laços de convivência, aprende sobre superação, companheirismo e disciplina. O esporte também melhora a qualidade de vida, ajudando prevenir doenças e, sobretudo, contribui na formação cidadã seja da criança ou adolescente”, destaca.

Reconhecimento

Aparecida de Goiânia
Atleta de alto rendimento, Dângela Guimarães treina diariamente e coleciona títulos nacionais e internacionais (Foto: Claudivino Antunes)

No Estação Esporte-Cidadania, figuras reconhecidas no cenário nacional do taekwondo de alto rendimento como Dângela Guimaraes, Patrick Cardoso e Fernando Marensa inspiram crianças que sonham em seguir o mesmo caminho dos campeões aparecidenses.  

Patrick, que é estudante de direito e atleta há dez anos, destaca a importância da infraestrutura disponibilizada pela Prefeitura de Aparecida. “O Estação Cidadania-Esporte agregou muito aos atletas de alto rendimento. É um benefício gigantesco que todos atletas têm aqui. Estamos usufruindo do espaço e trazendo muitos resultados para Aparecida de Goiânia”.

A estrutura de ponta colabora na formação dos atletas, mas Patrick lembra que dedicação é fundamental. “É uma vida bem corrida: faço crossfit, vou à faculdade pela manhã e à tarde treino taekwondo todos os dias. Aos sábados, faço treino físico”, explica sobre seu dia a dia.

Aparecida de Goiânia se destaca no cenário esportivo brasileiro
Patrick Cardoso treina no Estação Cidadania-Esporte e também coleciona títulos importantes no taekwondo (Foto: Claudivino Antunes)

“O centro de treinamento é muito importante para que os atletas de alto rendimento possam treinar para competir em alto nível, pontuando no ranking nacional e internacional. O Estação Cidadania-Esporte é uma estrutura muito grande que acrescenta bastante ao esporte”, frisa Dângela Guimarães que começou a praticar taekwondo ainda aos seis anos de idade e acumula títulos como brasileiro juvenil, panamericano, sulamericano e abertos da Argentina, Chile e Espanha.

Ainda de acordo com Dângela, o grande sonho é conquistar uma vaga olímpica. “Estamos trilhando nosso caminho, competindo bastante e pontuando no ranking internacional. Hoje, sou a 29 da categoria e vou continuar em busca deste objetivo”, finaliza.

Aparecida de Goiânia
Bianca Lessa, 11 anos, durante aquecimento antes do treino no Estação Cidadania-Esporte (Foto: Claudivino Antunes)

Bianca Lessa Guimarães, 11 anos, começou a treinar há um ano. A “novata” é uma das revelações da modalidade em Aparecida. “O taekwondo é a coisa que eu mais gosto e passo maior tempo fazendo”. A inspiração, segundo ela, é a colega de treinos mais velhas. “Minha maior inspiração é a Dângela porque ela representa a mulher, é faixa preta e tem medalhas internacionais”, aponta a pequena atleta que faturou medalha de bronze em um Grand Slam.

Carmelita Alves é mãe dos pequenos Saullo e Karliene, que são alunos da iniciação esportiva. O casal de filhos começou a praticar esporte há alguns meses, mas os resultados, de acordo com a auxiliar de lanchonete, são surpreendentes. “Os meninos melhoraram demais. Melhoraram o comportamento com os país em casa, o relacionamento com os coleguinhas, eles estão mais seguros e mais fortes. Recomendo, sem dúvida, que as crianças pratiquem algum esporte”, diz orgulhosa.

Aparecida de Goiânia
Carmelita Alves e os filhos, Saullo e Kerliene (Foto: reprodução Canal da Cidadania)

Em 2021, a atleta de bicicross Maria Eduarda Dornelas, 16 anos, foi vice-campeã panamericano de MBX. A competição foi realizada em Lima, capital do Peru. Ela também é campeã brasileira de BMX Racing 2021, na categoria feminino.

Em Aparecida de Goiânia, os atletas de BMX conta com uma das melhores pistas da modalidade esportiva no Brasil. Localizada no Parque da Criança, a pista recebe com frequência competições nacionais e internacionais.

Aparecida de Goiânia
Prefeito Vilmar Mariano com atletas do MBX (Foto: Wigor Vieira)

Além de complexos como Centro Olímpico e Estação Cidadania-Esporte e CEUs das Artes, os moradores de Aparecida de Goiânia também contam com espaços públicos para prática de atividades físicas próximos de suas casas. Centenas de praças, em todas as regiões da cidade, possuem pista de caminhada, academia aberta, parque infantil e, em algumas, campo de futebol com grama sintética e iluminação.

Inclusão

Aparecida de Goiânia
Aparecidense é terceira melhor equipe brasileira de basquete em cadeira de rodas (Foto: Enio Medeiros)

Modalidades paralímpicas como, por exemplo, basquete em cadeira de rodas e futebol de amputados também são destaques em Aparecida.

Único time da região Centro-Oeste na 1ª divisão do Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas, a Aparecidense acumula conquistas recentes e ainda empresta quatro atletas à seleção brasileira, sendo três na masculina e uma na feminina. Em 2017, a equipe masculina foi campeã da 3ª divisão. Em novembro de 2018, o time foi terceiro colocado na 2ª divisão da modalidade, alcançando acesso à elite nacional e, em dezembro do mesmo ano, foi vice-campeão goiano. Em 2019, foi sétimo colocado quando estreou entre os melhores da modalidade no País e, em 2021, foi terceiro colocado no campeonato nacional.

Aparecida de Goiânia
Time de amputados da Aparecida vai disputar a Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro neste ano (Foto: Brunno Moreira)

O time de futebol de amputados conquistou recentemente vaga para Copa do Brasil e também vai disputar o Brasileirão da modalidade. Recentemente, foi vice-campeão da Taça Aparecida de Futebol de Amputados que foi realizada em Aparecida de Goiânia e contou com a participação de seis equipes de diferentes regiões brasileiras.

“Foi uma competição excelente para nós [Aparecidense]. Essa competição, que é regional, garantiu nossa classificação à Copa do Brasil. Agora, vamos nos preparar para Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. Estamos de parabéns porque enfrentamos equipes de Série A”, comemorou o jogador Rogério Vidal.

Estação Esporte-Cidadania

Aparecida de Goiânia
Estação Cidadania-Esporte é um dos complexos esportivos mais modernos do Brasil (Foto: Enio Medeiros)

Com modernos equipamentos, o Centro de Esporte-Cidadania, no Parque Trindade II, é a grande referência em infraestrutura esportiva de Aparecida de Goiânia. O complexo tem capacidade para atender três mil pessoas entre atletas profissionais e amadores. São mais de 12 mil m², sendo 1,8 mil m² de área construída. A estrutura abriga ginásio poliesportivo com arquibancada, banheiros, vestiários, pista de atletismo, salas administrativas, depósito e sala de primeiros socorros.

“É uma estrutura completa para atletas de alto rendimento e também para iniciação esportiva. Trata-se de um lugar especial e trabalhamos para melhorar ainda mais a qualidade do atendimento. Com esse espaço, Aparecida se tornou formadora de atletas em várias modalidades, aponta o secretário de Esporte, Geferson Aragão.

No próximo semestre, segundo a Semel, basquete, tênis de mesa e outras modalidades olímpicas serão implantadas no Estação Cidadania-Esporte.

Centro Olímpico

Aparecida de Goiânia
Centro Olímpico de Aparecida de Goiânia conta com piscina olímpica campo de futebol, quadras poliesportivas , vestiários e outros equipamentos (Foto: Enio Medeiros)

Localizado no Setor Conde dos Arcos, o Centro Olímpico de Aparecida de Goiânia oferece atividades e formação esportiva em diversas modalidades como, por exemplo, natação, hidroginástica, funcional, zumba, futebol, capoeira, taekwondo, vôlei e outras. O complexo esportivo conta com uma das poucas piscinas olímpicas do Estado de Goiás, outra semiolímpica, campo de futebol com medidas oficiais, quadras poliesportivas, vestiários, campo society e outros equipamentos.

Matriculada nas aulas de hidroginástica, Ilda Pereira iniciou a prática de atividade física após indicação médica. “Sentia muitas dores no braço, mas estou melhor”. Com a colega de turma, Maria do Livramento não foi diferente. “Desde que fui operada da coluna o médico me passou”, diz a aluna da terceira idade. As atividades são oferecidas gratuitamente e as inscrições podem ser feitas ao longo do ano, conforme disponibilidade de vagas.

CEUs das Artes

Aparecida de Goiânia
CEU das Artes Cidade Vera Cruz oferece aulas gratuitas em diversas modalidades (Foto: Claudivino Antunes)

Aparecida possui dois Centros de Esportes Unificado: Vera Cruz e Flamboyant. Ambos, em diferentes regiões da cidade, oferecem várias modalidades esportivas gratuitamente pra crianças, adolescentes e adultos. Durante toda a semana são realizadas aulas de pilates, hidroginástica (idoso), aerobox, zumba, jump, dança e movimento, teatro, karatê, jiu-jitsu, funcional, futebol (infantil) ballet (infantil) e outras.

“O esporte é uma ferramenta de inclusão social. Quem pratica esporte não tem tempo para pensar em coisas erradas. Grandes cientistas já provaram ao mundo que o esporte é um grande remédio para o corpo e para mente”, encerra Gerfeson Aragão.

Aparecida de Goiânia
Passeio ciclístico reuniu quatro mil pessoas em Aparecida (Foto: Rodrigo Estrela)

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)