Aparecida de Goiânia avança rumo à universalização da coleta de esgoto

Por Rodrigo Augusto

14 de março de 2023

Por Rodrigo Augusto

14 de março de 2023

Aparecida de Goiânia assina contrato para obras de saneamento
Foto: Wigor Vieira

Empresa subdelegada da Saneago já executa obras de implantação de redes coletoras na cidade; expectativa é de que o serviço será concluído até o final de 2023

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, assinou na manhã desta terça-feira, 14, anuência do município ao contrato da Caixa Econômica Federal e BRK Ambiental, no valor de de R$ 528 milhões, para financiamento das obras de esgotamento sanitário em 120 bairros.  O montante é oriundo do Programa Saneamento para Todos através do Ministério das Cidades. O valor representa a segunda etapa do projeto de universalização do serviço.

Leia também:

O investimento prevê que o serviço de esgotamento sanitário será universalizado em Aparecida de Goiânia até o final de 2023. As obras são executadas pela BRK – empresa subdelegada da Saneago. “Avançamos muito na prestação deste serviço e continuamos avançando. Nosso objetivo é que todas as casas em nossa cidade contem com coleta de esgoto. Esse benefício melhora muito a qualidade de saúde dos moradores”, aponta Vilmar Mariano.

Ainda de acordo com o prefeito, a implantação das redes de esgoto, que são instaladas após as redes de fornecimento de água tratada, possibilitam que bairros ainda não pavimentados recebam a pavimentação. “Hoje, para iniciarmos as obras de asfalto precisamos que as redes estejam instaladas. Temos a previsão de asfaltar os bairros habitados, através de financiamento internacional, e o avanço na coleta de esgoto e fornecimento de água, sem dúvida, vai agilizar o processo de pavimentação”, lembrou o prefeito.

Avanço

Relatório divulgado pelo Instituto Trata Brasil mostra que Aparecida de Goiânia evoluiu significativamente no serviço de coleta e tratamento de esgoto nos últimos cinco anos, melhorando consequentemente a qualidade de vida da população. A cidade avançou 30 posições, deixando a 77ª colocação, em 2017, para ocupar a 47ª, em 2022. Em 2021, segundo o estudo, a cidade saltou 15 posições.

Aparecida de Goiânia assina contrato para obras de coleta de esgoto sanitário
Empresa já executa implantação de redes coletoras de esgoto sanitário em vários bairro (Foto: Rafael Freitas/arquivo Secom)

O relatório de 2022 do Instituto Trata Brasil destacou Aparecida como referência entre as maiores cidades brasileiras que deixaram as piores posições do ranking de saneamento.

“Alguns municípios apresentaram relativos avanços ao longo dos anos e já não pertencem mais ao grupo dos 20 piores nas duas edições mais recentes do Ranking. Alguns exemplos são: Natal (RN) ocupando a 72ª posição de 2022, Olinda (PE) ocupando a 65ª posição de 2022, Paulista (PE) ocupando a 64ª posição de 2022, e Aparecida de Goiânia (GO) ”, apontou quando divulgou o estudo.

Dados divulgado pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), em 2022, apontam que 53% das edificações possuem o serviço de coleta de esgoto. O mesmo documento destaca que o fornecimento de água tratada abrange 97% da cidade. No indicador, Aparecida aparece à frente de 14 capitais brasileiras: Vitória (ES), Cuiabá (MT), Aracaju (SE), Natal (RN), Fortaleza (CE), Recife (PE), Teresina (PI), São Luís (MA), Manaus (AM), Maceió (AL), Belém (PA), Rio Branco (AC), Porto Velho (RO) e Macapá (AP).