Em Aparecida de Goiânia, robôs e hidrojatos sugadores são usados para desentupir galerias pluviais

Por Rodrigo Augusto

29 de novembro de 2023

Por Rodrigo Augusto

29 de novembro de 2023

Foto: Rodrigo Estrela /Arquivo Secom

Ação preventiva é executada em locais apontados pela Defesa Civil; objetivo da ação é evitar alagamentos

Em Aparecida de Goiânia, as equipes que executam a limpeza de bocas de lobo e galerias pluviais são direcionadas aos locais previamente georreferenciados pela Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, ligada a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semma). O órgão apresentou relatório de pontos com potencial de alagamento ou outros problemas causados pela obstrução das águas das chuvas. O serviço também identifica o lançamento irregular de esgoto nas galerias, rachaduras na estrutura e outras avarias.

Descarte irregular de lixo e enteulho gera multa em Aparecida

Prefeitrua recolhe quase 50 toneladas de entulho no Setor Cidade Vera Cruz

Seinfra realiza limpeza de bocas de lobo em Aparecida

Antes de iniciar a limpeza, a empresa realiza a inspeção das galerias por meio de robô equipado com câmera de alta definição. Enquanto o equipamento faz a vistoria, um técnico acompanha as imagens em tempo real para identificar acumulo de resíduos, que pode obstruir o escoamento da água, causar rachaduras ou identificar o lançamento irregular de esgoto irregular.

Imagens das galerias mostram antes e depois da limpeza realizada pelos hidrojatos de sucção (Fotos: Divulgação)

“É um serviço útil que promove solução urbana evita transtornos na infraestrutura da cidade. Com a prevenção a alagamentos, é possível evitar situações adversas, como acidentes, interdições de vias e desastres na infraestrutura da cidade em áreas com potencial risco de alagamento. O prefeito Vilmar não mediu esforços para que o município pudesse contar com esse importante trabalho preventivo”, afirma a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Valéria Pettersen.

Robô com câmera acoplada faz víde inspeção das galerias pluviais (Foto: Rodrigo Estrela/Arquivo/Secom)

Além do robô, que consegue identificar os problemas nas galerias pluviais, os caminhões da empresa também são equipados com um hidrojato sugador de alta pressão que consegue retirar qualquer tipo de resíduo sólido, como pedras, raízes, garrafas plásticas, terra e outros.

Denúncia e fiscalização

Moradores podem informar à Semma sobre pontos de alagamentos na cidade. Uma equipe será enviada ao local, conforme a demanda, para verificar se o serviço de limpeza de bocas de lobo e galerias pluviais com o hidrojato de sucção é necessário naquele perímetro. Os telefones para contato da Defesa Civil são: 3545-6041 e 8471-5300 (WhatsApp).