Aparecida de Goiânia oferta mais de 2,4 mil mamografias nesta semana

Por Polliana Martins

25 de outubro de 2022

Por Polliana Martins

25 de outubro de 2022


Foto: Jhonney Macena

As mulheres residentes no município com mais de 40 anos de idade ou que tenham algum sintoma ou alteração nas mamas devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima até a quinta-feira, 27, sem necessidade de agendamento, para uma avaliação médica. Se necessário, a paciente já recebe o encaminhamento para o exame

Na campanha Outubro Rosa, mobilização mundial de conscientização sobre o câncer de mama, a Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) oferta, até a próxima quinta-feira, 27 de outubro, encaminhamentos para mamografia nas 42 UBS´s da cidade, das 7h às 17h, após avaliação profissional.

Leia também:

“A iniciativa foi um pedido do prefeito Vilmar Mariano para reforçar a proteção à saúde das mulheres de Aparecida. As interessadas devem escolher a UBS mais próxima e dizer que desejam ser avaliadas quanto à realização de uma mamografia. Para tanto, basta levar os documentos pessoais como RG, CPF, comprovante de endereço e cartão SUS. É uma oportunidade muito importante, estejam atentas ao próprio corpo”, orienta o secretário de Saúde Alessandro Magalhães.

Prevenção fundamental

O secretário explica que “a mamografia é um exame que permite descobrir o câncer no estágio inicial, quando as chances de cura são acima de 90%. Daí a importância desse rastreamento, da avaliação médica especialmente para as mulheres com mais de 40 anos. ”Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Além disso, a doença é a que mais causa mortes femininas no País e sua incidência e mortalidade tendem a crescer a partir dos 40 anos de idade. 

O superintendente de Atenção à Saúde de Aparecida de Goiânia, Gustavo Assunção, informa que “estamos realizando ações do Outubro Rosa em todas as unidades da nossa rede e nessa última semana do mês estamos ofertando 2.474 mamografias para a população feminina. As mulheres que, na avaliação com profissionais da medicina ou da enfermagem, se enquadrarem nos critérios para a realização do exame, já sairão da unidade com o devido encaminhamento para o fazerem numa das cinco clínicas conveniadas com a SMS. ”

Aparecida de Goiânia oferece mamografia no Outubro Rosa
Materiais educativos distribuídos para a população em todas as unidades da Secretaria de Saúde de Aparecida

Gustavo Assunção ainda esclarece que as mamografias são realizadas durante o ano inteiro em Aparecida: “Este mês estamos fazendo uma intensificação, mas o exame está disponível todos os meses. Não fiquem na dúvida, se há alguma alteração, algum nódulo, qualquer desconfiança sobre problemas nas mamas, sigam aquela velha máxima de que é melhor prevenir do que remediar. Quanto mais cedo a doença for detectada, melhor”.

Educação e saúde

Na manhã desta terça-feira, 25, a UBS Andrade Reis promoveu um café-da-manhã com palestras do Outubro Rosa e sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) para os usuários. A iniciativa contou com a participação de mais de 30 mulheres atendidas pela unidade e foi realizada num esforço conjunto da equipe de enfermagem e medicina (Mara Rúbia, Juliana, Anésio, Frederico, Gláucia, Daniela, Carla e Marinalva), dos servidores administrativos (Helena, Patrícia, Michelys, Sílvio Rodrigo e Denise), das agentes de Saúde (Laine, Vânia e Lidijane) e da gestora Ozani.

Aparecida de Goiânia oferece mamografia no Outubro Rosa
Momento educativo do Outubro Rosa na UBS Andrade Reis: Foco na proteção à saúde feminina

A costureira Francisca Menezes, 50 anos, moradora do Jardim dos Girassóis, assistiu às palestras, contou que fez mamografia no ano passado e vai fazer a avaliação para repetir nesta semana, se necessário. “A prevenção é o melhor caminho. Aqui na UBS as pessoas são bem acompanhadas e acolhidas, então digo pra mulherada, se sentir alguma coisa, venha e faça sua prevenção, vocês serão bem atendidas. A mamografia não dói e é a melhor forma de se cuidar e se prevenir”, afirma ela.

Já a cozinheira Esdra Souza, 46 anos, moradora do Jardim Belo Horizonte, que também participou do momento educativo, estava na triagem para a avaliação médica e enfatizou: “É muito importante cuidar da própria saúde, especialmente para alguém como eu que tem casos de câncer na família. As palestras foram muito interessantes e servem para deixar a gente mais consciente. Temos que estar também atentas aos sinais do nosso corpo e fazer o autoexame”.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)