Aparecida realiza testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis

Por Polliana Martins

9 de fevereiro de 2023

Por Polliana Martins

9 de fevereiro de 2023


Foto: Claudivino Antunes

Com foco na prevenção de doenças, no diagnóstico precoce e na educação em saúde, ônibus do CTA Itinerante realiza exames gratuitos e distribui preservativos e auto testes na região dos motéis até nesta quinta-feira, 9. Testagem é rotina o ano todo em unidades básicas da rede municipal

Como parte da intensificação de atividades para o carnaval e para ampliar os diagnósticos de infecções sexualmente transmissíveis (IST’s), o micro-ônibus do Centro de Testagem e Aconselhamento Itinerante (CTA) da Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida (SMS) está realizando testes rápidos para o diagnóstico de aids, sífilis e hepatites B e C. Também estão sendo distribuídos preservativos femininos e masculinos, auto testes de HIV para levar para casa, gel lubrificante e folders educativos para a população.

HMAP: Maior hospital do Centro-Oeste mantido por administração municipal

Onde fazer o teste ?

A testagem gratuita é realizada desde a última terça-feira e vai até nesta quinta-feira, 9 de fevereiro, na região dos motéis, próxima à BR 153. O micro-ônibus adaptado, que sedia ações de saúde em Aparecida desde 2017, está estacionado ao lado do Roma Show, no setor Nossa Sra. de Lourdes, das 8h às 16h. Nesses três dias de testagem intensificada, são realizados dois atendimentos por vez no veículo pelas enfermeiras Bruna Cunha e Patrícia Souza. Motorista do ônibus do CTA há cinco anos, Marcelo Júnio da Silva também fica no local dando suporte à equipe.

Aparecida de Goiânia
Equipe do CTA Itinerante da Saúde de Aparecida no Setor Nossa Senhora de Lourdes: Testagem e educação em saúde por toda a cidade

O público-alvo da mobilização é o dos profissionais do sexo e seus clientes, bem como os trabalhadores dos estabelecimentos da região, mas a ação é aberta para toda a população de Aparecida. Basta chegar no ônibus e solicitar a testagem aos profissionais da SMS. Em caso de resultados positivos para alguma doença, os pacientes são orientados e encaminhados para o tratamento adequado para cada situação.

Trabalho com reconhecimento nacional

A superintendente de Vigilância em Saúde; Daniela Fabiana Ribeiro, reforça a importância da atividade e lembra que Aparecida tem se destacado nacionalmente no enfrentamento às IST’s: “Trabalhamos o ano inteiro com ações preventivas e de testagem para reduzir a incidência dessas doenças que podem deixar sequelas e até levar à morte. No caso da sífilis, no último 7 de dezembro Aparecida recebeu, do Ministério da Saúde (MS), o Selo Prata de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical da doença. A certificação segue critérios das Organizações Mundial de Saúde (OMS) e Pan-Americana de Saúde (Opas). ”

Aparecida de Goiânia
Momento da coleta: Orientações profissionais e em poucos minutos o resultado fica pronto

Prevenção e cuidado o ano inteiro

A coordenadora do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s)/Aids e Hepatites Virais, Daniele de Oliveira Prates, enfatiza que, “além das ações pontuais do micro-ônibus do CTA, que é uma estratégia de ampliação do atendimento para a população em situação de vulnerabilidade ou de difícil acesso à prevenção, em Aparecida há testagem gratuita em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e no Centro de Especialidades. Os testes permitem a detecção de sífilis, HIV e hepatites B e C. Os exames são realizados, analisados e interpretados em meia hora.

Daniele lembra que a testagem é essencial para a obtenção de diagnósticos precoces e para se ter acesso ao tratamento adequado o quanto antes e também reforça a importância do uso dos preservativos para reduzir o risco de transmissão das IST’s. “No momento da realização do teste é feita a educação em saúde, nossos profissionais orientam as pessoas sobre uma vida sexual mais saudável e segura. ”

Aparecida de Goiânia
Procedimento rápido e seguro: Basta um furo na ponta do dedo para que sejam realizados quatro testes para diagnóstico de IST’s

Ela ainda explica como é feito o auto teste de HIV: “Para fazer esse exame em casa é necessário apenas que a pessoa leia atentamente as instruções do manual do kit, que é algo simples. Então, se você tem um familiar, esposo ou esposa, namorado ou namorada, que não pode ir até um local de testagem, pode pegar um desses testes e levar para que a pessoa o faça em casa. Se por acaso der positivo, como este auto teste é de triagem, o paciente deve ir até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência para realizar os exames confirmatórios ou verificar o motivo da alteração no resultado. ”            

A ação desta semana na região dos motéis tem o suporte das equipes multiprofissionais da coordenação de Saúde Mental que atuam no Consultório na Rua, dispositivo itinerante que presta serviços de Atenção Básica à Saúde para pessoas que vivem nas ruas da cidade. Os profissionais conversam com os profissionais do sexo e demais trabalhadores da região convidando-os para a testagem e explicando a importância da iniciativa.     

Informação e saúde

Júnior Pereira, conhecido como “Baixinho do Lanche”, vende salgados na região há 10 anos com uma motocicleta e faz questão de espalhar a notícia da testagem: “Quando vejo o ônibus, contribuo para sempre comunicar às pessoas para fazer o teste, que é gratuito e não demora. Quem puder vir não deve perder a oportunidade, já é a terceira vez que eu mesmo faço os testes. Estaciono, perco um minutinho, e graças a Deus sempre deu tudo ok. Os profissionais são super educados e o resultado sai rapidinho para você ficar com mais segurança. Se tenho alguma dúvida, tiro na hora. Tenho 20 anos de casado e não uso mais preservativos, mas vou levar alguns para meus clientes, as pessoas devem usar camisinha para evitar doenças e se proteger. ”

Lauren (Nome fictício), que já trabalhou na região dos motéis, conta que soube da testagem por um grupo de whatsapp de trabalhadores locais e foi aproveitar. “Essa ação aqui é importante demais, ainda mais agora, com tantas doenças por aí, e vir aqui é tão tranquilo, sem filas, muito rápido. Para quem não tem tempo por causa da rotina, então, é excelente. Também trocamos informações no grupo sobre onde está havendo ações assim e distribuição de camisinhas. Toda pessoa, a partir do momento em que começa a ter relações sexuais, deve fazer essa testagem. Afinal, são doenças tratáveis e quanto mais cedo se tratar, melhor”, afirma ela.       

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)