Aparecida de Goiânia é tricampeã dos Jogos Abertos de Goiás

Por Rodrigo Augusto

16 de setembro de 2022

Foto: Claudivino Antunes

Delegação aparecidense participou da competição com apoio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude

Resultado divulgado nesta sexta-feira,16, pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEL) aponta Aparecida de Goiânia como campeã geral dos Jogos Abertos de Goiás 2022. Com isso, a cidade que já havia conquistado o título da competição estadual em 2017 e 2018 alcança o tricampeonato no ano em que celebra seu primeiro centenário.

Ao todo, Aparecida de Goiânia contou com a participação de 332 atletas e 31 técnicos divididos em 25 modalidades coletivas e individuais. Além do título geral da maior competição esportiva realizada no Estado de Goiás, a cidade também ficou entre as três melhoras em todas as etapas dos Jogos Abertos de Goiás.

Aparecida de Goiânia
Paratletismo aparecidense faturou 13 medalhas nos Jogos Abertos de Goiás (Foto: Claudivino Antunes)

Os atletas aparecidenses conquistaram 141 medalhas sendo 67 de ouro, 43 de prata e 31 de bronze. No quadro geral de medalhas, Aparecida conquistou o dobro de medalhas se comparada a Goiânia que ficou com o vice-campeonato geral. Cidade Ocidental foi a terceira melhor.

“Esse resultado nos enche de orgulho, nossa gestão investe forte no esporte e nossos atletas corresponde com grandes conquistas. Hoje, Aparecida é reconhecida como cidade do esporte porque esse trabalho começou lá atrás quando foram criadas políticas públicas de incentivo e fomento”, destaca o prefeito Vilmar Mariano.

Aparecida de Goiânia
Aparecida de Goiânia foi campeã geral no xadrez (Foto: Arquivo/Secom)

Destaques

A nadadora Juliana Costa Morais se destacou nos Jogos Abertos de Goiás com a conquista de cinco medalhas, sendo três delas de ouro e outras duas de prata. Hebert Ribeiro, Leandro Rodrigues da Mata e Edmar Oliveira, do paratletismo, ganharam três medalhas de ouro cada um. Outro destaque da natação foi Anderson Luiz Souza que pendurou quatro medalhas no peito, sendo três de ouro e uma de prata.

Classificação por modalidades

Na classificação final, Aparecida de Goiânia foi campeã geral em oito modalidades: paratletismo, badminton , karatê olímpico, karatê tradicional, natação, basquete masculino, xadrez e futevôlei.

“Nossa expectativa sempre foi de alcançar um bom resultado nesta edição dos Jogos Abertos de Goiás. Ficamos extremamente satisfeitos porque nossos atletas vestem a camisa de Aparecida com muita dedicação, representando muito bem nossa cidade em todas as competições que participam”, aponta o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Gerfeson Aragão.

Aparecida de Goiânia
Karatê tradicional e olímpico garantiram 24 medalhas para Aparecida (Foto: arquivo/Secom)

Ainda de acordo com o secretário, o tricampeonato representa muito para Aparecida de Goiânia. “Mais uma conquista importante que coroa um trabalho árduo realizado já há alguns anos. Nosso município deixou de ser a cidade do futebol e se tornou a cidade de todas as modalidades esportivas. Apoiamos e incentivamos dezenas de modalidades porque o esporte tem o poder de mudar para melhor a vida das pessoas”, acrescenta Aragão.

Homenagem

Na próxima quinta-feira,21, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, através da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude fará uma homenagem aos atletas aparecidenses no Anfiteatro Municipal Cantor Leandro. O prefeito Vilmar Mariano e o secretário Gerfeson Aragão irão participar do encontro ao lado de presidentes de federações esportivas.

Aparecida de Goiânia
Aparecida também se destacou no futevôlei masculino e feminino (Foto: Claudivino Antines/Arquivo Secom)