Aparecida de Goiânia inicia 2ª etapa da vacinação bivalente contra Covid-19

Por Polliana Martins e Camila Godoy

7 de março de 2023

Por Polliana Martins e Camila Godoy

7 de março de 2023


Foto: Claudivino Antunes

A imunização, destinada à população acima de 60 anos e demais grupos previstos, é realizada em 36 postos sem necessidade de agendamento

A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) iniciou na manhã desta segunda-feira, 6 de março, a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Covid-19. A partir de agora, todos os moradores acima de 60 anos já podem receber a vacina bivalente da Pfizer que protege contra diferentes variantes do coronavírus, incluindo a ômicron. Para receber o imunizante, é necessário ter recebido pelo menos duas doses de vacinas contra a covid há quatro meses.

Leia também:

Além dos idosos, a vacinação bivalente continua disponível para imunossuprimidos, indígenas, ribeirinhos e quilombolas acima de 12 anos. Eles também precisam ter recebido pelo menos duas doses de vacinas contra a covid há quatro meses. A aplicação nesses públicos segue as diretrizes do Ministério da Saúde (MS) que preveem a vacinação com o novo imunizante, neste primeiro momento, apenas para grupos prioritários que têm maior probabilidade de desenvolver formas graves da doença.

Todos os interessados que se enquadram nos critérios podem procurar as salas de vacinação de Aparecida com documento de identidade ou certidão de nascimento e cartão SUS ou CPF. Caso seja do grupo de imunossuprimidos é necessário também comprovar a condição por meio de laudo médico. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável.

Vacina bivalente: reforço fundamental

A coordenadora de Imunização, Renata Cordeiro, explica a importância desse novo momento de proteção: “Mesmo quem já recebeu 4 ou 5 doses da vacina monovalente contra a covid-19 precisa receber a bivalente. Vários estudos científicos demonstram que, a partir de 4 meses, cai o nível de proteção dessas pessoas. E mais: Essa nova vacina contempla também as novas subvariantes da ômicron. Com esse reforço da bivalente, está completo o esquema vacinal contra o novo coronavírus”.

Aparecida de Goiânia vacinação bivalente contra Covid-19
Vacina bivalente: Reforço essencial que contempla também as novas subvariantes da ômicron

A gestora informa, ainda, que, segundo as diretrizes do MS, a partir de 20 de março a vacinação bivalente estará disponível também para gestantes e puérperas e seguirá avançando entre os grupos prioritários como trabalhadores da saúde e pessoas com deficiência.

Consciência e proteção

Diolindo Mahnic Júnior, 62 anos, ficou sabendo pelas redes sociais que a vacinação com a bivalente já contempla a faixa etária dele e se imunizou neste primeiro dia na Central de Imunização. Ele destacou: “Como eu já tomei todas as doses até agora só faltava essa atualização. Foi rápido, fui muito bem recebido, com atenção total, e não doeu nada. Aconselho a todos que se vacinem. Na minha família estão todos imunizados, inclusive as crianças, e graças a isso não perdemos ninguém para a covid”.

Aparecida de Goiânia vacinação bivalente contra Covid-19
Diolindo Mahnic na Central de Imunização: “Aconselho a todos que se vacinem”

Já a professora de inglês e jornalista Deja Moura soube da vacinação pelos telejornais e relatou ter sentido um “certo receio de doer um pouco mais, mas esse temor foi muito menor do que o de ficar doente e do que a necessidade e consciência de me imunizar. Para evitar esse vírus está valendo qualquer coisa, se inventarem a quinta, sexta, sétima dose, a qualquer avanço da ciência eu me vacinarei”.

Deja disse que já teve dúvidas sobre a vacinação por causa do excesso de fake news: “Já disseram, por exemplo, que o imunizante da Pfizer poderia provocar um sem número de efeitos colaterais”. Contra a desinformação, ela tem uma receita: “Você tem que pesquisar, ir atrás e checar a veracidade das informações. Não quero que a covid me alcance e me detone. ”    

Aparecida de Goiânia vacinação bivalente contra Covid-19
Professora Deja Moura é imunizada e dá sua receita contra as fake news: Pesquisar para checar a veracidade das informações

Locais de vacinação com a bivalente

A vacina bivalente da Pfizer está disponível em todos os 36 postos de imunização da cidade. Confira:

UBS Andrade Reis

UBS Colina Azul

UBS Jardim Riviera

UBS Independência Mansões

UBS Jardim Florença

UBS Tiradentes

UBS Veiga Jardim

UBS Papillon Park

UBS Mansões Paraíso

UBS Bairro Hilda

UBS Cruzeiro do Sul

UBS Bairro Cardoso

UBS Delfiore

UBS Madre Germana

UBS Jardim dos Ipês

UBS Alto Paraíso

UBS Bandeirantes

UBS Caraíbas

UBS Garavelo Park

UBS Campos Elísios

UBS Bairro Independência

UBS Boa Esperança

UBS Anhambi

UBS Rosa dos Ventos

UBS Jardim Paraíso

UBS Jardim Olímpico

UBS Parque Trindade

UBS Santa Luzia

UBS Bela Vista

UBS Nova Olinda

UBS Retiro do Bosque

UBS Cândido de Queiroz

UBS Vila São Pedro

UBS Santo André

Central de Imunização

Maternidade Marlene Teixeira

Horário de funcionamento

As UBS´s funcionam de segunda a sexta das 8h às 17h. A Central de Imunização funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, e, aos sábados, das 8h às 13h. Já a sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira fica aberta de segunda a sexta das 8h às 18h. Os postos de imunização não funcionam em feriados e pontos facultativos.

Vacinação para a população em geral

Além da vacina bivalente para grupos prioritários, Aparecida segue imunizando toda população contra a covid-19 com os tradicionais imunizantes. A vacinação de adolescentes, adultos e idosos ocorre nos 36 postos citados acima. Crianças de 6 meses a 12 anos são vacinadas na Central de Imunização; Maternidade Marlene Teixeira; e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) do Cruzeiro do Sul; Santa Luzia; Bairro Cardoso; Veiga Jardim; e Bandeirantes. Não é necessário agendar o serviço.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)